top of page

15º Domingo depois de Pentecostes

A ressurreição do filho da viúva de Naim



PRÆLEGENDUM (Sl 85, 1 e 2-3. 4)

Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos para mim, e atendei-me.

Meu Deus, salvai vosso servo que em Vós espera.

Tende piedade de mim, Senhor, pois eu clamo por Vós todo o dia.

Alegrai a alma de vosso servo; porque a Vós, Senhor, elevo a minha alma.



HINO

Vão-se as sombras da noite dissipando.

Do Céu nos vem, Senhor, a luz da aurora

E toda a terra exulta, recebendo

A vossa bênção.


Compadecei-Vos da miséria humana,

Aliviai, Senhor, as nossas dores

E cumpri a promessa de nos dardes

A paz sem fim.


Pela vossa divina omnipotência,

Suba até Vós, Senhor, a nossa voz:

Para sempre à Santíssima Trindade

Louvor e glória.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 11-17

Naqueles dias, Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:

— Não chore.

Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse:

— Jovem, eu ordeno a você: levante-se!

O jovem sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo:

— Que grande profeta apareceu entre nós!

Deus veio salvar o seu povo!

Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas.


Te louvamos, Senhor.




🙋🏽‍♂️ HOMILIA

de São Jean, bispo de Saint-Denis


Cristo, fonte e felicidade


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Este Domingo da Viúva de Naim revela-nos a relação entre a Igreja e o mundo. Naim, a cidade de Naim. O que aquela palavra significa? Naïm significa felicidade, cidade de prazer, cidade bonita, cidade de felicidade.


O Evangelho conta-nos que um dia: “Jesus ia para uma cidade chamada Naim”, e que “os seus discípulos iam com ele, bem como uma grande multidão”, especifica São Lucas. Temos, portanto, diante de nossos olhos uma multidão caminhando atrás de Cristo cercada por Seus discípulos. Para onde vai essa multidão? Rumo à cidade da Felicidade. Aprendemos mais tarde que outra multidão vem ao seu encontro. Ao chegarem “perto da porta da cidade, aconteceu de ser levado um morto, filho único de sua mãe, que era viúva, e muitas pessoas da cidade o acompanhavam”. Essa outra multidão que avança em direção a Cristo, deixando a cidade da felicidade, carrega um cadáver. São Lucas sublinha toda a tragédia, toda a dor deste luto: “Ele é o filho único de uma viúva”, um jovem levado na flor da vida, e sua mãe que perdeu o marido não tem outros filhos, a morte tirou tudo dela. Duas multidões, dois movimentos. À frente da primeira multidão está a Fonte da vida, Cristo; à frente do segundo está a juventude morta, portadora do desespero, dirigindo por um beco sem saída. Alguns caminham em direção à felicidade, outros a deixam para trás. Aqui, disse Santo Agostinho, está a imagem de Cristo cercado por seus discípulos diante do mundo, aqui está a imagem de seu encontro.


A Igreja! A Igreja é esta multidão que Cristo atrai para a felicidade. Muitos cristãos não percebem que ao se comprometerem a segui-Lo, eles se comprometeram com a busca da felicidade. A maioria acredita que o caminho de Cristo, da religião, é antes o da tristeza, de uma certa coragem para suportar as provações e, para muitos deles, a felicidade lhes parece quase uma má ação. O que é desagradável é a virtude, o que é agradável é o pecado; arranhe sua própria alma e descobrirá que muitas vezes tem vergonha da felicidade. Cristo nos leva à ela, o cristão é, portanto, um homem caminhando para a felicidade. Pode acontecer de ele ficar triste, esmagado pela vida, mas seu objetivo é brilhante.


Como ele alcançará essa felicidade? Qual será o método para alcançá-la, o segredo de sua rota? Estes são os mandamentos de Cristo.


Sim, meus amigos, os mandamentos de Cristo são apenas um ensinamento de sabedoria que conduz à felicidade. Eles não nos são dados para um propósito didático e moralista, oneroso. Não, eles contêm a sabedoria da felicidade. “Ame seus inimigos”, tome, por exemplo, este mandamento. Se amo meus inimigos, se não odeio ninguém, já estou feliz porque é o ódio que destrói a alegria. “Não conte com príncipes e filhos de homens, conte apenas com Deus”, que mandamento admirável para ir à felicidade! Confiamos nos homens, ficamos desapontados porque eles nos enganam. Estando desapontados, somos infelizes. Obediência, que felicidade! Quantas preocupações apagadas por ela. Eu poderia listar dezenas de exemplos. Considere as bem-aventuranças e verá que, cumprindo os mandamentos de Cristo, você adquirirá a felicidade dentro de você, a paz que ninguém pode tirar de você. As outras alegrias te iludem, duram um momento e depois se desvanecem como a grama do campo. São observações simples e, no entanto, temo que esse critério de felicidade dificilmente esteja ancorado nas mentes dos cristãos. A perfeição em Cristo nos guia para a felicidade; a multidão seguiu nosso Senhor porque Ele estava indo para Naim, para a felicidade.


E do outro lado, esse outro lado que se chama “mundo”, o que vemos? O mundo é um Naim externo que dá origem ao desespero. Cristo é movido pela compaixão. Aqueles que estão com ele e ouvem a palavra de seus mandamentos, também se compadecem da multidão enlutada; é a única atitude válida do cristão para com o mundo. Não indignação com a injustiça, sentimentos artificiais ou julgamento teatral, mas compaixão. Por trás dos aproveitadores deste mundo, esses chamados sucessos à parte de Cristo, esses habitantes de Naim que vivem felizes antes da chegada de Deus, geralmente escondem o caminho do desespero. Através dessa tranquilidade, o luto já está aumentando.


Cristo fecha o caixão “com sua mão divinizada, cheia do poder da Palavra”, diz São Cirilo de Alexandria. A mão para o caixão, a multidão também para, é a Encarnação de Cristo. A humanidade, em última análise, avança com a viúva que enterra seu único filho, mas a Encarnação do Filho Único de Deus suspende essa dor extrema. Nossa missão não é outra senão parar em Cristo a procissão do sepultamento do mundo.


Cristo então ordena: “Levanta-te”. E a multidão maravilhada, vendo a ressurreição, exclama: “Deus visitou o mundo!”


Para que a Igreja possa ressuscitar todas as coisas em Cristo, é necessário começar pelo princípio: seguir a Palavra para a felicidade, obedecendo aos seus mandamentos.


Aqui está o que eu gostaria de destacar hoje. Eu gostaria que você renunciasse a uma religião triste, a essa convicção de que o caminho do Amigo do homem é árduo. Ele disse: “Meu fardo é suave e meu jugo é leve. Sou humilde e manso de coração. Vinde a Mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”.


Tudo o que parece pesado: paciência, coragem, perdão, torna-se na realidade, se o aceitarmos plenamente, inequivocamente, um jugo, um fardo e uma cruz transbordante de consolação. Por isso podemos dizer neste dia que encerra a oitava da Exaltação da Santa Cruz, que a Cruz é o símbolo, o caminho e a porta da cidade de Naim, a cidade da felicidade.


Amém.


Fonte: 15ème après Pentecôte. Mgr. Jean, évêque de Saint Denis.



🙌 PRECES

Louvemos a Cristo Senhor, Luz que ilumina toda a humanidade, Sol de justiça que não conhece ocaso; e aclamemos dizendo:


Senhor, Vós sois a nossa vida e salvação!


Criador do universo, ao dar-Vos graças por este dia,

— recordamos a vossa ressurreição.


O vosso Espírito nos ensine a cumprir neste dia a vossa vontade

— e a vossa Sabedoria oriente todas as nossas ações.


Ao celebrarmos este domingo, a vossa Palavra nos encha de alegria

— e a participação na Eucaristia faça crescer a nossa esperança.


Ensinai-nos a contemplar as maravilhas que a vossa generosidade nos concede

— e fazei-nos viver este dia em ação de graças.


(intenções livres)


Pai nosso...



🙏ORAÇÃO

(da Coleta, da Divina Liturgia Galicana)


Senhor Jesus Cristo, Vós olhais com compaixão para a viúva de Naim que chora por seu único filho e Vós o ressuscitais. Rezamos para que Vossa Igreja se purifique e fortaleça enquanto marcha para o dia de Vosso retorno visível, chorando por seus filhos infiéis e pecadores.

Afastai-nos da corrupção e semeai em nossos corações a semente da ressurreição, Vós que viveis, reinais e triunfais, com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Amém.



😇 SANTOS do dia


São Didier de Rennes com o diácono São Regenfroid.

São Didier, bispo de Rennes (+687)

Sua vida foi gasta na prática de boas obras que ele exerceu entre seu povo. Retornando de uma peregrinação a Roma com seus seguidores, ele passou pelos Vosges. Ladrões de estrada os atacaram, na esperança de tirar suas riquezas. Perfurado pela espada, adormeceu na paz do Senhor, depois de ter orado até o último suspiro.


Antiga igreja de São Ferréol

São Ferreol, mártir em Vienne, Dauphiné (+304)

No território de Vienne na Gália, no século III, São Ferréol, mártir. Relata-se que, elevado à dignidade de tribuno, recusou-se, na época da perseguição, a prender os cristãos e que, preso por ordem do prefeito, foi muito cruelmente espancado com varas e encerrado em um calabouço de onde escapou, mas, recapturado por aqueles que o perseguiram e decapitado, obteve assim a palma do martírio.

A presença de cristãos no exército romano provoca, entre 287 e 290, uma reação que se manifesta por medidas pontuais, ao invés de uma perseguição generalizada. É o caso de Julien, vienense de nascimento, soldado legionário e de Ferréol, centurião da mesma legião. A comunidade religiosa reúne esses 2 legionários. Quando Ferréol, que sabe ser discreto nas manifestações de sua fé, fica sabendo das medidas que estão sendo preparadas contra os cristãos, ele avisa Julien que, ele mesmo, mostra sua fé de boa vontade. Ele o convida a fugir para Auvergne, mas Julien se junta a Brioude, onde é morto e decapitado. Os soldados trazem sua cabeça de volta a Viena como sinal do cumprimento de sua missão. Quanto a Ferréol, denunciado, fugiu; mas unido, é preso, julgado, condenado e executado. O corpo de Ferréol e a cabeça de Julien foram venerados na basílica de Saint-Ferréol-en-Gal, construída por São Mamert, mas agora completamente destruída.

Fonte: Nominis.


São Metódio, bispo do Olimpo, mártir (✝311)

Ordenado bispo do Olimpo na Lícia (sul da Ásia Menor), demonstrou grande zelo apostólico. Escritor importante na Igreja Oriental, exerceu grande influência no monaquismo. Sua vasta cultura filosófica é conhecida por nós através de seu livro "O Banquete das Dez Virgens", onde ele responde a Platão sobre sua teoria de eros. Platonista ele mesmo, teve grande influência sobre os gnósticos de seu tempo, lembrando-lhes que nada de mal foi criado por Deus e combatendo a doutrina que então negava a ressurreição dos corpos, afirmando que as almas existiam antes do corpo e que a queda os envolvia no corpo como numa prisão.

Também sabemos que Metódio foi o mestre de São Nicolau de Mira.

Ele foi martirizado por ódio a Cristo no final da perseguição de Diocleciano.

Fonte: Nominis.


Mosaico de Santa Richarde no interior da capela das Lágrimas do Monte Sainte-Odile.

Santa Richarde, Imperatriz e fundadora de Andlau (✝893)

Filha do conde da Alsácia, ela se casou com Charles le Gros, rei dos francos da Renânia. Em 881, apoiado pelo Papa, Carlos tornou-se Imperador do Ocidente, Rei da Alemanha e Rei da França. Embora educado e devoto, ele permitiu que os sarracenos saqueassem a Itália, os normandos saqueassem o norte da França, a região de Paris e a Borgonha. Ele abandonou o Papa João VIII que o chamou por ajuda e o papa foi, por essa culpa, massacrado com golpes de martelo em seu palácio de Latrão. Tanto que a Dieta de 887 depôs Carlos, o Gordo, e seu império foi dividido em sete pequenos reinos. Santa Richarde não estava mais ao seu lado. Fora repudiada, acusada injustamente de adultério por ter beijado a cruz peitoral do bispo de Verceil. Retirou-se para a Alsácia, para a abadia de Andlau, que ela fundou e morreu alguns anos depois. O Papa Leão IX, um alsaciano, veio venerar seus restos mortais e a colocou nos altares.

Em Andlau na Alsácia, por volta de 893, Santa Richarde. Imperatriz, rejeitada pelo imperador Carlos, o Gordo, entrou no mosteiro que havia fundado em sua terra para servir a Deus.

Fonte: Nominis.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page