top of page

15º Domingo depois de Pentecostes

A parábola dos talentos



PRÆLEGENDUM Salmo (91/92, 5-6.2)

Tu me alegras, Senhor, com as tuas obras,

eu exulto com as obras das tuas mãos.

Quão magníficas são, Senhor, as tuas obras!

Quão profundos são os teus pensamentos!

Bom é louvar o Senhor, cantar salmos ao teu nome, ó Altíssimo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre,

e pelos séculos dos séculos. Amém.



📖EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São Mateus 25, 14-30

Jesus contou-lhes ainda outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que, estando para empreender uma viagem, chamou os seus servos, e lhes entregou os seus bens.

Deu a um cinco talentos, a outro dois, a outro um, a cada um, segundo a sua capacidade, e partiu.

Logo em seguida, o que tinha recebido cinco talentos foi, negociou com eles, e ganhou outros cinco. Da mesma sorte o que tinha recebido dois, ganhou outros dois.

Mas o que tinha recebido um só, foi fazer uma cova na terra, e nela escondeu o dinheiro do seu senhor.

Muito tempo depois, voltou o senhor daqueles servos, e chamou-os a contas.

Aproximando-se o que tinha recebido cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: Senhor, tu entregaste-me cinco talentos, eis outros cinco que lucrei.

Seu senhor disse-Ihe: Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo de teu senhor.

Apresentou-se também o que tinha recebido dois talentos, e disse: Senhor, entregaste-me dois talentos, eis que lucrei outros dois.

Seu senhor disse-lhe: Está bem, servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo de teu senhor.

Apresentando-se também o que tinha recebido um só talento, disse: Senhor, sei que és um homem austero, que colhes onde não semeaste, e recolhes onde não espalhaste.

Tive receio e fui esconder o teu talento na terra; eis o que é teu.

Então, o seu senhor disse-lhe: Servo mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei, e que recolho onde não espalhei.

Devias pois dar o meu dinheiro aos banqueiros, e, à minha volta, eu teria recebido certamente com juro o que era meu.

Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem dez talentos.

Porque ao que tem, der-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que julga ter.

E a esse servo inútil lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.


Te louvamos, Senhor!



✨HOMILIA

Padre Lev Gillet

Padre e teólogo ortodoxo francês, reitor da primeira paróquia ortodoxa francófona.

Amigo e encorajador da obra de São João de Saint-Denis [Eugraph Kovalevsky].


No 16º domingo após Pentecostes, na leitura do Evangelho (Mateus 25:14-

30), ouvimos a parábola dos talentos.


Um homem sai do país e confia a seus empregados a administração de sua propriedade.

Ao retornar, ele pediu uma prestação de contas da administração. Ele elogia aqueles que, tendo recebido cinco talentos ou dois talentos, foram capazes de dobrar essa soma. Mas ele condena e rejeita "nas trevas exteriores" o servo que enterrou seu depósito na terra e acha que está cumprindo a justiça ao devolver exatamente o único talento que recebeu.


Os bens que o Mestre confia aos seus servos são os dons naturais concedidos por Deus às suas criaturas: saúde, inteligência, riqueza, etc. Todos eles existem por causa de Deus. Tudo isso existe por meio de Deus e para Deus. Somos apenas mordomos encarregados de administrar os bens divinos. Mas, acima de tudo, os talentos significam dons "sobrenaturais", a comunicação da vida divina à humanidade, a graça de Deus.

As graças com as quais somos preenchidos a todo momento.


É verdade que a parábola é um tanto assustadora. Pois qual de nós pode dizer que preservamos totalmente o capital de dons naturais e sobrenaturais recebidos de Deus? Será que não abusamos dessas graças, não as profanamos e desperdiçamos?


Mais uma razão para que qualquer um de nós ouse dizer que aproveitou ao máximo o depósito que nos foi confiado, que o dobrou ou triplicou? Essa parábola nos traz uma mensagem tanto de rigor quanto de bondade, e não temos o direito de suprimir nenhum desses aspectos. Três frases da parábola expressam claramente essa dualidade de aspectos e são capazes de fortalecer em nós tanto o temor quanto a confiança filial.


Em primeiro lugar, há a frase insultuosa do servo mau: "Senhor, sei que és um homem austero, que colhes onde não semeaste, e recolhes onde não espalhaste. Tive receio e fui esconder o teu talento na terra; eis o que é teu. O mestre o repreendeu por essa frase: "Servo mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei, e que recolho onde não espalhei". Parece que a culpa desse servo não foi tanto o fato de ele não ter feito seu talento dar frutos, mas sim o fato de ele ter abrigado dentro de si uma concepção distorcida, hostil e cruel do senhor.


O que a frase sugere, sem dizê-lo, é que se o servo tivesse falado de outra forma, se ele tivesse dito: "Senhor, eu sei que o senhor é um mestre misericordioso, o único que sabe como colher e é por isso que, apesar de minha grande falha, venho a ti com confiança", - então o mestre o teria perdoado.


Outra frase de grande importância é esta: "Ao que tem, der-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que julga ter". Muitas pessoas acham essa frase dura e incompreensível. Mas seu significado é simples: uma falta exige outra falta; uma boa ação exige outra boa ação; e se você ceder ao mal uma vez e depois outra, ficará mais fraco, cederá novamente e se encontrará em uma ladeira escorregadia onde será cada vez mais difícil parar, e você perderá o máximo que puder.

Por outro lado, o menor esforço em direção a Deus, por menor que seja, tornará outros esforços mais fáceis e, quanto mais você se esforçar, mais a graça será abundante, mais será dada a você.


Observe novamente esta frase: "Servo bom e fiel... em poucas coisas foste fiel, em muitas te confirmarei". A fidelidade nas pequenas coisas é o primeiro passo do caminho; é a condição necessária para a fidelidade nas grandes coisas. Se eu não for capaz de fazer grandes coisas, pelo menos tentarei fazer as pequenas.


Se eu tiver desperdiçado os talentos que me foram confiados, começarei novamente a ser fiel nas menores coisas, a ser honesto, puro e prestativo no curso da vida diária.

Sobre esse alicerce de pequenas coisas, Deus poderá construir algo maior e talvez um dia eu ouça o convite: "Entre na alegria do seu mestre".


O primeiro versículo da epístola deste domingo (2 Cor 6, 1-10) poderia fornecer uma conclusão apropriada para a parábola dos talentos: "Exortamos vocês a não serem enganosos". Conclusão da parábola dos talentos: "Exortamos vocês a não receberem a graça de Deus em vão". O versículo seguinte (e também os últimos versículos do capítulo 5, que não fazem parte da epístola deste domingo) deixam claro de que graça estamos falando: a mediação de Deus. A mediação de Cristo, a reconciliação com Deus por meio de Jesus, que se tornou "pecado" para que pudéssemos nos tornar "justos".


É claro - e essa é a nossa única esperança - que ele tomará o nosso lugar e nos apresentará ao Pai, com um excedente abundante, os talentos que não conseguimos realizar. Mas ele o fará somente se O considerarmos como o talento supremo, o talento único cuja aquisição por nós e o crescimento em nós são a condição de nossa salvação.


Père Lev Gillet

"Catéchèse orthodoxe L’an de Grâce du Seigneur". In: Un moine de l’Eglise d’Orient.

Édition du Cerf,1988, pages 29-31.



🙏ORAÇÃO

(da Coleta, conforme a Divina Liturgia Galicana)


Senhor, Pai Todo-Poderoso, em vossa Sabedoria, distribuís os dons de vossa graça de acordo com o que cada um pode assumir. Dai-nos a vontade e a força para fazer com que esses dons produzam frutos para a glória de vosso Nome e a felicidade de vossa santa Igreja. Dessa forma, entraremos na alegria do vosso Reino, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 SANTOS DO DIA


São Salvi, bispo de Albi (+584)

Salvi era uma figura importante na cidade de Albi quando ouviu o chamado à perfeição. Renunciando a seus ofícios (ele era advogado) e a toda ambição humana, foi para um lugar onde os monges estavam se santificando na solidão e oração, de acordo com a Regra dos Padres do Deserto difundida na Gália, após a adaptação, por São Martinho de Tours. Salvi foi um bispo tão bom quanto havia sido um monge. Na dureza e na desordem do período merovíngio, o bispo não era apenas o líder espiritual, mas também o defensor da cidade, o pai dos pobres e a consciência do povo. Durante uma epidemia de peste, ele próprio foi vítima do flagelo e morreu após dez anos como bispo, provavelmente em 584.

Fonte: Nominis.


São Nemésio e São João Batista, Museu de Belas Artes de Budapeste.

São Nemesiano, bispo na África e seus companheiros, bispos, sacerdotes e diáconos, mártires (+260)

Nemeciano e seus companheiros Félix, Lúcio, outro Félix, Litteus, Polyanus, Victor, Iader e Dativus. Bispos, padres e diáconos em África, quando aumentou a fúria da perseguição, em 256-259, sob os imperadores Valeriano e Galieno, primeiro receberam a fustigação em nome de Cristo, depois foram postos a ferros e relegados às minas. Eles completaram a luta de sua gloriosa confissão depois que São Cipriano os exortou por carta a suportar corajosamente suas cadeias e a preservar os preceitos do Senhor.

Fonte: Nominis.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page