top of page

18º Domingo depois de Pentecostes

A oferta que agrada a Deus



PRÆLEGENDUM (Sl 26, 7.9.1)

Ouvi, Senhor, os gritos com que chamo por Vós.

Sede a minha ajuda e não me abandoneis,

nem me desprezeis, meu Deus e salvação minha.

Deus é a minha luz e o meu auxílio, quem poderei temer?

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre,

e pelos séculos dos séculos. Amém.



HINO

Ó esplendor do Pai,

Ó Luz da luz divina:

Fonte clara, és o dia

Que os dias ilumina.


Sol de verdade eterna,

Fulgor nunca ofuscado:

Infunde em nosso peito

O Espírito sagrado.


Governa a nossa mente,

Domina o coração,

Concede fé ardente,

Amor e contrição.


Ao Pai e ao Filho glória,

Ao Espírito também,

Louvor, honra e vitória

Pelos séculos. Amém.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São Mateus 5, 21-24


Naqueles dias, disse Jesus aos seus discípulos: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’ (termo aramaico de desprezo, equivalente a tolo), será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta".


Glória a Ti, Senhor! Glória a Ti!


Jesus, o Legislador. Jorge Cocco, Altus Fine Art, Faculdade de Direito de Utah, EUA.

HOMILIA

16 de São João Crisóstomo

sobre São Mateus: "A oferta agradável a Deus"


Se então, quando você apresenta sua oferta no altar, você se lembrar que seu irmão tem algo contra você; deixe sua dádiva ali, diante do altar, e vá primeiro e reconcilie-se com seu irmão e depois volte e apresente sua dádiva.


Ó maravilhosa bondade de Deus! Ó amor que supera tudo em que podemos pensar! Ele despreza sua própria glória quando se trata de estabelecer a caridade que devemos ter uns pelos outros. Não vemos que essa ordem que Ele acaba de fazer não são ditadas pela aversão, ou por excessiva severidade, mas pelo amor extremo que Ele tem pela humanidade? O que, de fato, pode haver mais ternura e caridade do que essas palavras? Que parem, disse ele, a adoração que me prestam e o sacrifício que me oferecem, porque a reconciliação entre os irmãos é o sacrifício mais agradável que se pode oferecer. É por isso que ele não diz: depois de ter oferecido o sacrifício, ou antes de oferecê-lo, mas mesmo quando você começou a oferecê-lo. Ele manda de volta aquele que o oferece para se reconciliar com seu irmão. Ele não pede que se entregue a oferta, ou que se apresse o sacrifício, mas que, mesmo quando já começou, a pessoa vá ao irmão para se reconciliar com ele.


Parece-me que o Senhor tinha duas razões para nos dar esse preceito; o primeiro a nos dizer o quanto Ele estima a caridade; que é o sacrifício mais agradável que poderia ser oferecido a Ele, e que sem ela Ele não receberia outros. A segunda é fazer com que as pessoas se entendam de maneira muito amável.


Que aqueles que participam nas sagradas cerimônias da Divina Liturgia e que, tendo alguma inimizade e alguma aversão no coração, ousem aproximar-se da Sagrada Comunhão, ouçam estas palavras terríveis. Os que neles ainda não participaram os ouçam também, porque oferecem dons e sacrifícios a Deus, isto é, as suas orações e as suas esmolas.


A Escritura de fato diz que essas duas coisas tomam o lugar do sacrifício. O sacrifício de louvor me honrará (Salmo 50, 23). E em outro lugar: Que o levantar das minhas mãos seja tão agradável a ti como o sacrifício da tarde (Salmo 141, 2). Portanto, se você oferece sua oração a Deus nesta má disposição, vale a pena deixá-la ir e se reconciliar e depois vir e oferecê-la. Porque a caridade é preferível a tudo, e é por ela que tudo se faz. Deus se fez homem, para estabelecer caridade entre os homens. E o fim de todos os seus milagres e todo o seu sofrimento foi nos reunir em um só corpo. Amém.



ORAÇÃO

(da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Ó Deus, para nos dar os bens invisíveis que preparaste para aqueles que te amam, reconciliaste-nos contigo através do teu Filho Jesus Cristo e confiaste-nos o ministério da reconciliação. Suplicamos-Te, derrama em nossos corações a força do Teu amor para que, amando-Te em tudo e acima de tudo, e provando-O na hora da oferta através da nossa reconciliação mútua, possamos entrar na alegria do Teu Reino. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos dos séculos. Amém.




NOSSOS PAIS NA FÉ - Santos do Dia



São Remi, bispo de Reims, apóstolo dos Francos (+533)

Vindo de uma grande família galo-romana da região de Laon, sua mãe era Santa Celina. Aos 22 anos foi escolhido bispo de Reims, França, e a sua atividade missionária estendeu-se à Bélgica. Fundou as dioceses de Thérouanne, Laon e Arras, criou toda uma rede de assistência aos pobres e desempenhou o papel de mediador com os bárbaros. Quando o líder franco Clóvis assumiu o poder, São Remi enviou-lhe uma mensagem: "Alivia os teus concidadãos, ajuda os aflitos, protege as viúvas, alimenta os órfãos." A Rainha Santa Clotilde, muito naturalmente, recorrerá a São Rami e a outro bispo contemporâneo, São Vaast, para guiar o rei em direção à fé. Após o batismo de Reims, São Remi permaneceu até sua morte, um dos conselheiros ouvidos do rei e foi um dos arquitetos, na Gália, do retorno à verdade ortodoxa dos borgonheses após a batalha de Dijon e dos visigodos, duas populações contaminadas pelo Arianismo.



São Romano, o Melodista, diácono e hinógrafo em Constantinopla (~560)

Nasceu na Síria, em Emesa (hoje Homs), em uma família de origem judaica. Ele se torna diácono em Berito (hoje Beirute). Em 518 esteve em Constantinopla onde se ressuscitava a Basílica da Divina Sabedoria (Hagia Sophia), depois do incêndio que destruiu aquela construída por Constantino, aqui o diácono entoa as suas canções rítmicas em grego, chamadas «contaci», que esão ao mesmo tempo, obras de oração, catequese e história religiosa que logo entraram de forma estável na liturgia de Constantinopla. Seus hinos se espalharam entre os fiéis até mesmo fora da cidade, razão pela qual muitos imitadores anônimos compuseram textos que chegaram até nós com o nome do santo. Segundo uma lenda, foi Nossa Senhora quem despertou sua vocação numa véspera de Natal, dando-lhe um pergaminho para engolir; e ele, no dia seguinte, improvisaria seu primeiro hino, dedicado à Natividade. Ele morreu em Constantinopla entre 555 e 565.

Fonte: Santi e Beati.



São Piat, Sacerdote, evangelizador de Tournai e mártir (+287)

Piat nasceu na Itália, na cidade de Benevento, no século III dC. Dedicando sua vida à religião cristã, recebeu a ordem do sacerdócio das mãos de Saint Denis em Roma. Posteriormente, foi enviado a Tournai para evangelizar. o povo do norte da Gália, entre o Escalda e o Lys. As cidades de Tournai, Douai, Orchies e Seclin são assim evangelizadas. Na terceira hora das calendas de outubro, Piat é martirizado por um soldado do exército romano que cortou o topo de sua cabeça.

Fonte: Nominis.


São Bavon, eremita em Gante (+659)

Filho do Conde de Hesbaye e de Adeltrude, nasceu em Brabante (Bélgica). Depois de uma juventude dissipada e marcada por excessos de toda espécie, casou-se e tornou-se pai de uma menina chamada Agletrude. Com a morte da sua esposa, conheceu Santo Amand que o converteu e de quem se tornou discípulo, juntando-se a ele no mosteiro que fundou num lugar deserto chamado Ganda, que foi o berço da cidade de Gante. Alguns anos depois, decidiu abandonar todos os seus bens na abadia e retirou-se como eremita numa floresta próxima, onde passou o resto da vida na maior austeridade.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page