top of page

18º Domingo depois do Pentecostes

A cura do paralítico


PRÆLEGENDUM (Sl 118: 137 e 124 | ib., 1)

Dá paz, Senhor, àqueles que te esperam, para que os teus profetas sejam achados fiéis,

ouve as orações do teu servo e de Israel, teu povo.

Eu me alegrei com o que me foi dito:

Iremos para a casa do Senhor.



HINO

Na glória do teu rosto contemplamos,

Jesus, Filho Unigênito de Deus,

A beleza divina que floresce

Nas moradas eternas lá dos Céus.


Se a luz da eterna vida que pregaste

As trevas deste mundo recusaram,

Dá, Deus benigno, a tua plenitude

Àqueles que em Ti creram e Te amaram.


Companheiro do homem peregrino,

Através dos perigos desta vida,

Conduz os nossos passos, sempre firmes,

A caminho da Terra Prometida.


Louvor e glória a Ti, ó Pai celeste,

E ao Filho, tua imagem e esplendor,

E ao Espírito de ambos procedente:

Ambos unindo num eterno amor.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 17-26

Naqueles dias, Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:

— Meu amigo, os seus pecados estão perdoados!

Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar:

— Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.

Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:

— Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.

Então disse ao paralítico:

— Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.

No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo:

— Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!


Te louvamos, Senhor.


Cura do paralítico de Cafarnaum. Manerius, 1185-1195. França. Troyes, abadia de Saint-Loup .

🙋🏽‍♂️ HOMILIA

Mons. Jonas, 09 outubro 2022


Meus irmãos,


Acabei de notar algo fascinante no Evangelho de hoje, onde Jesus cura o paralítico que é baixado pelo telhado para uma sala cheia de pessoas.

Em muitos dos milagres que Jesus realiza, ele realiza cura física e espiritual ao mesmo tempo. Ou, ocasionalmente, ele concede a cura física primeiro, na esperança de estimular um subsequente despertar espiritual do receptor, como na história do cego curado no Tanque de Betesda, em João 5.


Mas essa história de hoje é diferente.

Aqui, Jesus perdoa o homem primeiro. E é só depois disso que Jesus cura as suas pernas. O que este texto sutilmente indica é, na verdade muito, fascinante: nossa cura espiritual não está conectada com nossa saúde física.


Como todos sabemos, a questão sobre se o pecado causa doença/deficiência física é um tópico confuso e antigo. Essa, é claro, foi a pergunta que os discípulos de Jesus fizeram a ele em João 9, quando Jesus curou o cego enviado ao tanque de Siloé. É uma questão que as pessoas ainda se perguntam hoje.


Para ter certeza, em um sentido geral, o efeito global do pecado da humanidade no mundo é decadência e doença. Porém, mais claramente do que nunca, esta história em Lucas ilustra que o pecado pessoal não é a causa direta de doenças e deficiências individuais. Afinal, Jesus claramente perdoa os pecados do homem. Mas mesmo depois de fazer isso, nada mudou, o homem ainda não consegue andar. A razão pela qual Jesus cura fisicamente o homem é para que os espectadores saibam que ele realmente tem o poder de perdoar pecados e não está apenas dizendo palavras vazias. Veja suas palavras em Lucas 5, 23-24:


23 O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. 24 Então disse ao paralítico: — Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.


Mas o ponto fascinante que quero salientar é que, espiritualmente, o homem aleijado foi totalmente restaurado, mesmo antes de sua cura física.


É notável que mesmo no paraíso nosso Salvador Jesus ainda carregue suas cicatrizes (lembre-se de que quando Jesus aparece triunfalmente ressuscitado dos mortos, Ele ainda carrega as ferdias nas mãos e no lado). No céu, parece que a desfiguração e a deformidade, em vez de serem o oposto da perfeição, são na verdade manifestações dela.


Como comentário final, é bastante interessante que Jesus perdoe o homem primeiro. Como mencionei acima, em muitas outras histórias da Bíblia, Jesus geralmente curava as pessoas primeiro fisicamente e só então discutia assuntos espirituais. Nesta história, as palavras e pensamentos do homem aleijado não são registrados.


Isso me faz pensar se o homem aleijado estava realmente buscando uma cura espiritual mais do que física. Nas Escrituras, Jesus quase sempre dá às pessoas o que elas pedem dele. Pode parecer difícil acreditar que o homem aleijado desejasse mais uma restauração espiritual, todos nós esperamos que a condição física seja de interesse primário, mas quando nossos olhos são abertos, percebemos que nenhuma cura física se compara a uma cura espiritual.


Que o Senhor nos abençoe, cure e proteja. Amém.


Cristo cura o paralítico. Bíblia da Abadia de São Bertin, França (São Ômer), ca. 1190-1200. Haia, Koninklijk Bibliotheek.

🙏 Oração

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Senhor nosso Deus, médico da alma e do corpo, acolhe favoravelmente a nossa oração. Você veio, ó Filho do homem, para chamar, não os justos, mas os pecadores. Receba-nos em seu santo templo, alivie-nos de nossas misérias e do peso de nossos pecados e liberte nossa alma de toda paralisia.

Vós entregastes o poder do perdão à Igreja: que possamos exercê-lo sem limites para estarmos vivos no Espírito Santo e cantarmos para Vós, diante da Vossa Face, glória a Vós pelos séculos dos séculos. Amém.




😇 Santos do dia


São Denis e seus companheiros, Eleutério e Rústico, mártires em Paris, França (+250)

Segundo a tradição, São Denis foi enviado à Gália com outros seis companheiros pelo Papa de Roma por volta de 250, e, tendo-se tornado o primeiro bispo dos parisienses, sofreu o martírio com o padre Rústico e o diácono Eleutério, provavelmente sob a perseguição de Valeriano. São Denis é representado segurando sua cabeça decapitada, representando Cristo, cabeça da Igreja, o qual não pode ser separado do seu Corpo. Fonte: Nominis.




Iluminura de um livro de orações (meados do século XV): São Ghislain é representado à direita, carregando uma igreja.

São Ghislain, abade em Hainaut (✝681)

Em latim Gislenus, foi chamado para evangelizar o norte da Gália. Ele fundou uma abadia em vez da atual vila de Saint-Ghislain, perto de Mons. Teve uma grande influência sobre as famílias nobres.

São Ghislain é o santo padroeiro das mulheres grávidas e das crianças pequenas.


Fonte: Nominis.




















10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page