top of page

1º Domingo depois da Páscoa

A incredulidade de Tomé



Cristo ressuscitou dos mortos, venceu a morte pela morte;

aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida!

Ó Cristo Deus, Tomé pôs sua mão incrédula no teu vivificante lado,

pois, quando entraste, estando as portas fechadas,

ele aclamou com os outros discípulos: "És meu Senhor e meu Deus!"



HINO

Do sepulcro selado ressurgiste, ó Vida;

e as portas estando fechadas,

entraste no meio dos discípulos,

ó Cristo Deus, ressurreição de todos,

renovaste em nós, por seu intermédio,

o espírito de retidão, segundo tua grande misericórdia.


Embora a pedra fosse selada pelos judeus,

e teu imaculado Corpo fosse guardado pelos soldados,

ressuscitaste ao terceiro dia, ó Salvador,

dando a vida ao mundo.

Por isso, as potências celestes exclamaram,

ó Autor da vida: «Glória à tua ressurreição, ó Cristo!

Glória à tua realeza, glória à tua providência, ó Filantropo!»


Tendo descido ao túmulo, ó Imortal,

Tu destruíste o poderio do inferno

e levantaste-te como Vencedor, ó Cristo Deus,

Tu que disseste às Miróforas: rejubilai!

Aos apóstolos dás a paz,

Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.



📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 20, 19-31


Naqueles dias, chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos.

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!

Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.


Te louvamos, Senhor!


Aparição do Ressuscitado no Oitavo Dia. Saltério de St. Albans (1120-1145), Grã-Bretanha.

Dos Sermões do Padre Lev Gillet

padre, teólogo e filósofo ortodoxo francês (1893-1980)


O Domingo de Tomé


Os dois domingos seguintes à Páscoa são dedicados à comemoração de alguns episódios relativos à Ressurreição de Cristo. O primeiro domingo após a Páscoa é chamado de “Domingo de São Tomé” no calendário da igreja bizantina. Como indica esta designação, a Igreja quer chamar a nossa atenção neste domingo para a atitude do Apóstolo São Tomé, uma atitude que foi temporariamente incrédula, depois profundamente crente. O episódio é narrado no Evangelho de João (20,19-31).


Nosso Senhor, na noite do Dia da Ressurreição, aparece a seus discípulos reunidos.

As portas estavam fechadas e, no entanto, Jesus de repente se encontra no meio deles: assim Ele penetra nas almas que lhe parecem mais fechadas. Duas vezes Ele disse aos discípulos: "A paz esteja com vocês". Há uma nuance entre esses dois desejos. Na primeira vez, Jesus restaura a paz às almas perturbadas dos próprios discípulos. Na segunda vez, Ele lhes dá paz para transmitir aos outros, pois imediatamente acrescenta: “Eu vos envio…. ". Então Ele sopra sobre eles: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoas os pecados, eles serão perdoados".


Eles, portanto, já receberam o Espírito Santo, mas ainda não é Pentecostes: o Espírito Santo está neles como latente, mas Pentecostes será a sua vinda manifesta, com poder. Da mesma forma, o Espírito pode repousar em nossa alma sem mostrar sua operação e sua força: a alma ainda precisará da graça do Pentecostes.


Tomé estava ausente. O relato da aparição do Senhor, que os outros discípulos lhe fizeram mais tarde, deixou-o incrédulo: “Se eu não puser o dedo na marca dos cravos, e se não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Passa-se uma semana e Jesus aparece novamente aos discípulos. Ele convida Tomé a colocar o dedo na marca dos pregos e alcançar seu lado. Ele o exorta a não mais descrer, mas a acreditar. Tomé responde com este ato de fé e adoração: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus continua: “Bem-aventurados os que crêem sem ter visto”.


Cristo, para dizer a verdade, não culpa Tomé. Além disso, os outros discípulos não seriam menos culpados, porque acreditaram na ressurreição somente depois de terem visto o Ressuscitado. Jesus admite que o ato de fé é precedido pela adesão da mente humana a certos fundamentos de credibilidade. É bom que saibamos convencer os outros homens de que nossa fé, se excede a razão, não é irracional.

Esta é a tarefa da teologia. Ela “pensa” a Revelação.


Mas Jesus proclama a bem-aventurança especial daqueles que crêem sem debate, assim que ouvem a palavra interior do Mestre, porque reconheceram nesta palavra um acento único e amado.


O Evangelho de hoje também nos adverte contra qualquer apresentação da mensagem cristã que elimine a Cruz e a crucificação. O perigo de tal adulteração vem de dois lados diferentes. Há quem suavize e humanize Cristo a ponto de torná-lo um mestre de moral suave e amável: o mistério da Cruz lhes parece demasiado duro, inaceitável para a "mente moderna".


Há também os gnósticos e pseudomísticos que estão tão cheios de idéias de encarnação, transfiguração, deificação que não têm mais espaço para a cruz em sua concepção de salvação. Ambos - humanistas, teosofistas, antroposofistas, etc. - têm uma aversão comum pelo que a Cruz representa na vida prática, isto é, pela penitência, ascese, sacrifício.


Rejeitamos esses falsos cristos que nos são apresentados. Exigiremos ver e tocar as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos que um Cristo que não está impresso com pregos não é genuíno. É somente ao Crucificado que reservamos nossa adoração.


O episódio de Tomé sugere ainda outro pensamento. Podemos hoje tocar com nossas mãos a carne ferida do Salvador? Podemos nós, a quem não são concedidos êxtases e visões, ter certeza de que não estamos adorando um fantasma, mas um vivo? Sim, e esta possibilidade é dada a todo homem.


Jesus vive de forma invisível e real nas criaturas carnais que nos cercam. As chagas da crucificação, podemos vê-las, adoramo-las hoje nos enfermos, nos pobres, em todos os homens e mulheres que sofrem, todos aqueles em quem se prolonga a agonia de Jesus - membros do Corpo Místico que participam da Paixão de sua Cabeça divina.


Jesus nos diz: “Se você duvida que fui crucificado por você e que ressuscitei, incline-se sobre os meus membros que sofrem. Toca-me, estendendo-lhes uma mão amiga. Ao se entregar a eles, você me encontrará. Faça por eles algo que lhe custe. Imola-te por eles tanto quanto podes. E eis que me descobrirás neles. Eu responderei a você com uma graça especial. Você vai me sentir vivo e presente. Você experimentará a realidade, a força da minha Ressurreição".


Não nos é dado ver a Santa Face de maneira constante, mas, como uma visão evanescente, a face de Cristo me aparecerá por trás da face de meu irmão e, por compaixão, me unirei à Paixão. Tocarei meu irmão sofredor e direi: “meu Senhor e meu Deus! ".


Père Lev Gillet. Catéchèse orthodoxe L’an de Grâce du Seigneur: un moine de l’Eglise d’Orient. France: Édition du Cerf, 1988.


*O Padre Lev Gillet foi um dos grandes apoiadores do trabalho realizado pelo Bispo São João de Saint-Denis (Eugraph Kovalevsky). Saiba mais clicando aqui.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!



Pai Nosso...



🙏 Oração

Deus de eterna misericórdia, que reanimais a fé do vosso povo na celebração anual das festas pascais, aumentai em nós os dons da vossa graça, para compreendermos melhor as riquezas inesgotáveis do Batismo com que fomos purificados, do Espírito em que fomos renovados e do Sangue com que fomos redimidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 Santos do dia


Santas Ágape, Chionie e Irene, virgens e mártires em Tessalônica (+304)

Elas eram irmãs, vivendo em Thessalônica. Diocleciano, tendo proibido, sob pena de morte, a posse das Escrituras divinas, encontraram meios de roubar dos perseguidores vários volumes dos livros sagrados. Foi somente no ano seguinte, 304, que eles foram descobertos.

Eles foram presos no local e levados ao governador Dulcetius. Quando este último estava sentado em seu tribunal, o escrivão Artemisius falou com ele assim: “Se Vossa Graça me permitir, lerei algumas informações enviadas pelo estacionário, que dizem respeito às pessoas que aqui estão presentes”.

Tendo Dulcetius ordenado que a informação fosse lida, o escrivão leu o seguinte: “O estafeta Cassander a Dulcetius, governador da Macedônia, saudações. Envio à Vossa Alteza seis mulheres cristãs e um homem que se recusou a comer carne imolada aos deuses. As mulheres chamam-se Agape, Chionie, Irène, Casie, Philippe, Eutychie, e o homem que está com elas, Agathon”.

O governador, voltando-se para as mulheres, disse-lhes: "Desgraçados que são, podem levar o espírito de revolta a ponto de desobedecer às piedosas ordenanças de imperadores e césares? E você," ele acrescentou, dirigindo-se a Agathon, "por que, como os outros súditos do império, você não quer comer carne oferecida aos deuses?"

“Sou cristão”, respondeu Agathon.

Dulcecio voltando-se para Ágape: "E você, quais são seus sentimentos?"

Ágape respondeu: "Eu creio no Deus vivo, e não gostaria de perder por uma má ação o mérito de minha vida passada."


São Paterno, bispo de Avranches (+563)

Paterno nasceu no final do século V, provavelmente por volta de 480, em Poitiers, para uma família de notáveis locais. Desde muito jovem, ele tomou o hábito monástico na abadia de Ansion (também conhecida como Saint-Jouin-de-Marne) na diocese de Poitiers, sob a direção de São Geberoso.

Tendo vocação para o eremitismo, ele se retirou para a floresta de Scissy, perto de Coutances, com um companheiro. Mais tarde, Leontian, então bispo daquela cidade, ordenou-o como sacerdote e encarregou-o de evangelizar a população local.

Ele foi então assistido por São Gaud de Evreux, São Sénier e pelo padre Aroaste que compartilhou sua solidão no bosque de Scissy.

Ele se tornou bispo de Avranches por volta de 552, quando tinha cerca de 70 anos de idade, onde continuou seu trabalho missionário. Fundou vários mosteiros, incluindo o de Scissy (ou Sesciacus), perto de Saint-Pair-sur-Mer, e morreu por volta de 565.

Fonte: Nominis.


São Frutuoso, bispo de Braga (+665).

São Frutuoso de Braga nasceu em El Bierzo, Hispânia ou Toledo, morreu em Braga, Portugal, em 16 de abril de 655. Também conhecido como Saint Fructuosus de Bierzo.

A vida de São Flutuoso de Braga é conhecida graças a São Valério de Bierzo, que foi um de seus discípulos.

Ele foi primeiro monge e fundador de mosteiros, depois bispo e abade de Dume, finalmente estabelecido, pelos Padres do Décimo Concílio de Toledo, bispo metropolitano de Braga; ele governou prudentemente sua Igreja, bem como seus mosteiros.

Fonte: Nominis.



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page