top of page

2º Domingo da Quaresma

O retorno do filho pródigo



PRAELEGENDUM (Sl. 103)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo o meu ser bendiga o seu santo nome!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não esqueças nenhum de seus benefícios!

O Senhor firmou no céu o seu trono e sua realeza governa o universo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.



Hino

Ó Pai, nesta Quaresma,

ouvi nossos pedidos:

na mais contrita prece

nos vedes reunidos.


Sondais as nossas almas,

na fé tão inconstantes:

se para vós se voltam,

mudai-as quanto antes.


Pecamos, na verdade,

tão longe da virtude:

Senhor, por vosso nome,

a todos daí saúde.


Fazei que nosso corpo,

enfim disciplinado,

o dia todo fuja

da culpa e do pecado.


Que o tempo da Quaresma

nos leve à santidade,

e assim louvar possamos

a glória da Trindade.



📖 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15, 11-32.


A parábola do filho pródigo


E disse Jesus aos seus discípulos: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante

ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.


E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.


Te louvamos, Senhor!





HOMILIA

Mons. Jonas,

exarca para o Brasil


Prezados irmãos, neste 2º Domingo da Quaresma, recordamos o Filho Pródigo, como metáfora em preparação para a Grande Semana e a Ressurreição do Senhor.

 

Os Provérbios do grande sábio Salomão (3, 19-31), nos introduzem neste cenário: "Meu filho, não perca de vista o bom senso e o discernimento; apegue-se a eles, pois darão vigor à sua alma e serão como joias em seu pescoço. Eles o manterão seguro em seu caminho, e seus pés não tropeçarão.


O apóstolo Paulo (2 Ts 3, 6-8) vai recomendar aos irmãos que não se associem aos ociosos... e que não sigam seu exemplo.

 

Sobre a Parábola do Filho Pródigo, São João [Jean], bispo de Saint-Denis e pai de nossa Igreja, na sua homilia para este mesmo domingo em 1967, disse o seguinte:


"O mundo em que vivemos e nos movemos não perdeu totalmente seu caráter original; ele retém a marca da vontade e da beleza divina, mas não é mais o mesmo, imaculado, pois foi danificado, desequilibrado pelo pecado. Após a vinda de Cristo à Terra, o mundo recebeu a semente redentora e poder. Sua transfiguração e deificação se tornaram realidade. Todos nós, a humanidade inteira, participa destes três aspectos da criação, antes (o estado original da criação), durante (a queda) e depois do pecado (a redenção).

Os Padres da Igreja distinguem estas três etapas na parábola do Filho Pródigo.

A humanidade está na Casa do Pai (com Deus, em estado original), a humanidade deixa a Casa do Pai (se separa de Deus), a humanidade volta em Cristo para o Pai (é acolhido e perdoado pelo pai). O mistério é grande. Sem justificar o pecado - longe disso! - a terceira etapa parece superior a primeira. O filho arrependido recebe o anel de ouro e participa da festa do bezerro gordo, enquanto o filho mais velho se indigna com esta aparente injustiça.

O mesmo pensamento, especificamente evangélico, é formulado nas orações de São Cipriano de Cartago e São Leão o Grande. Deus criou o homem de uma forma admirável e, mais admiravelmente ainda, o renovou.

Três etapas, vida, morte e ressurreição".

 

E em 20 de março de 1955, o mesmo São João, disse:


“Este duplo sentimento, humildade e certeza do perdão de Deus, esta dupla confissão de nossa pecaminosidade e da misericórdia de Deus, é uma noção simples que só se torna complicada em almas complicadas. Muitas vezes, é apenas descuido: "Deus é bom, Ele perdoa tudo, não nos preocupemos". Esta atitude não nos permite seguir em frente. Outros veem apenas a indignidade, a vergonha, a humilhação, sentem que seus pecados são mais fortes do que o perdão divino, não querem se aproximar de Deus, duvidam de Seu amor e esta dúvida seca sua alma.

Saiba que, neste estado, as dúvidas sobre a misericórdia de Deus vêm do maligno, são ilusões, tentações. A verdadeira vida espiritual é como uma corda esticada entre dois opostos: "Deus perdoa a todos", e "não sou digno de me aproximar dEle". Filho pródigo, eu dobro minha cabeça, não tenho o direito de voltar, não tenho direitos e ainda assim volto, seguro do perdão. Ao mesmo tempo, fico olhando para Deus e inclino minha cabeça para Ele! É reconhecimento, é confissão dos pecados... mas é também confiança no amor e na misericórdia de Deus.

Como podemos alcançar este estado de opostos? Antes de mais nada, devemos nos acostumar com o ritmo litúrgico: "Curvar-se", eu não sou nada, o último dos pecadores... e "Levantar-me", eu sou tudo em Deus. O apóstolo Paulo nos ensina: "Eu sou o menor dos pecadores, mas estou todo em Cristo".

 

A Quaresma, minhas irmãs e irmãos, é um tempo de reconciliação com Deus, com o próximo e com nossa natureza, conosco mesmos, como somos. Nós, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, somos chamados a nos unir à Ele, estar próximos dEle, convergir nosso coração e nossa mente para experimentar o seu amor, fazendo bem aos outros, ajudando a quem precisa, sendo misericordiosos.


A Ele a glória, o louvor, a adoração pelos séculos dos séculos. Amém.





🙌🏼 LITANIAS DA QUARESMA 


Diác.: Oremos, amados irmãos, pela Santa Igreja de Deus, para que o Senhor se digne dar-lhe a paz e a unidade e a conserve em toda a terra, subjugando os principados e potestades das trevas; e que Ele nos conceda, vivendo uma vida calma e tranquila, glorificar a Deus Pai Todo-Poderoso. Oremos ao Senhor!                   

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que por meio de Cristo revelastes Vossa glória a todas as nações, mantende os efeitos de Vossa misericórdia, para que Vossa Igreja, espalhada por todo o mundo, persevere com fé firme na confissão de Vosso Nome. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                      

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos também por nosso Primaz, Mons. Gregório, por nosso bispo Mons. Jonas, por todos os bispos, padres, diáconos, leitores servos da Igreja e por todo o povo santo de Deus. Oremos ao Senhor!                                                                             

T.: Kyrie eleison!


Cel.: Deus todo-poderoso e eterno, cujo Espírito santifica e governa todo o corpo da Igreja, ouve nossas súplicas por todos os ministérios, para que, pelo dom de Tua graça, todos nesses vários graus possam servir a Ti. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.    

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos também por nossos catecúmenos, para que o Senhor nosso Deus abra os ouvidos de seus corações e a porta de sua misericórdia, a fim de que, tendo recebido a remissão de todos os seus pecados pelo banho da regeneração ou pela confissão de fé e a unção do Espírito Santo, possam ser incorporados conosco em Jesus Cristo, nosso Senhor. Oremos ao Senhor!    

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sempre dá novos filhos à Vossa Igreja, aumentai a fé e a inteligência de nossos catecúmenos, para que, renascidos na fonte do batismo ou pela unção do Espírito Santo, sejam aceitos como Vossos filhos adotivos. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                               

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos, amados irmãos, a Deus Pai Todo-Poderoso, para que Ele purifique o mundo de todo tipo de erro, afaste as doenças, expulse a fome, abra as portas das prisões, rompa os laços do cativeiro, conceda aos viajantes um retorno feliz, aos doentes, saúde. Oremos ao Senhor!                                                                       

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sois a consolação dos que sofrem, fazei com que as orações daqueles que clamam a Vós em qualquer tribulação cheguem até Vós, para que todos sintam alegria em suas necessidades, o auxílio de Vossa misericórdia. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                     

T.: Amém!

 

Diác.: Deus dos espíritos e de toda a carne, pelas almas de nossos queridos falecidos que nos precederam na paz do Senhor, para que Ele se digne reuni-los em Seu Reino. Oremos ao Senhor!                                                                      

T.: Kyrie eleison!


Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, coloque todos os nossos falecidos, especialmente nossos familiares e amigos, no lugar de refrigério e paz, tão desejado por nós. Se as paixões e os erros os contaminaram perdoe-os, pois só o Senhor é livre do pecado, nossa Vida e Ressurreição pelos séculos e séculos.                          

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos pelos hereges, cismáticos e todos aqueles seduzidos por falsas doutrinas, para que o Senhor nosso Deus os arranque de seus erros e se digne a trazê-los de volta à Verdadeira Luz. Oremos ao Senhor!                                                                      

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que salva todas as pessoas e não quer que ninguém pereça, lança seus olhos sobre as almas seduzidas pelas artimanhas do demônio, para que, deixando de lado o espírito de divisão, seus corações perdidos se resignem e retornem à plenitude da Tua Verdade. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                                       

T.: Amém!

 

Diác.: Por fim, oremos pelos descrentes e aqueles que vagam sem a luz da fé, para que o Deus Todo-Poderoso remova a incredulidade de seus corações a fim de que eles possam se converter ao Deus vivo e verdadeiro, ao Seu único Filho Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, e ao Espírito Santo, o Deus santificador, a Trindade consubstancial e indivisível. Oremos ao Senhor!                                   

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sempre busca não a morte, mas a vida dos pecadores, acolha favoravelmente nossa oração e liberte os incrédulos de sua incredulidade, e os reúna em sua Santa Igreja para a honra e a glória de seu nome. Por sua misericórdia e amor à humanidade, Pai, Filho e Espírito Santo, ó nosso Deus bendito, que vive, reina e triunfa pelos séculos e séculos.              

T.: Amém!



🙏 ORAÇÃO

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Nós, teus filhos, rogamos a Ti, Pai Misericordioso, conceda-nos durante esta santa quaresma, retornar à Tua santa presença e convívio para contemplar, segundo as nossas forças, a luz e o amor da Tua Glória pré-eterna. Que Ela nos ajude a suportar, sem cair em revolta, o jugo da cruz, para entrar em pura alegria na noite radiante da Ressurreição de Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em quem colocas toda a Tua complacência. Por Ele, no Espírito Santo, seja a glória, a honra e a adoração, agora pelos séculos dos séculos. Amém.




😇 Santo do Dia



Santa Aldetrude, Abadessa de Maubeuge (+696)

Filha de São Vicente Madelgarius, Conde de Hainaut, e de Santa Waldetrude, Aldetrude cresceu com sua tia Santa Aldegonda, fundadora do convento de Maubeuge (norte da França), e a sucedeu como abadessa. Ela governou suas monjas com sabedoria durante doze anos, muitas vezes homenageada com visitas de anjos e santos. Ela provavelmente morreu em 696, no dia 25 de fevereiro, dia em que é comemorada.

Fonte: Santi e Beati.


São Tarásio, bispo de Constantinopla (+806)

Alto funcionário dos imperadores iconoclastas (quebradores de imagens), Tarásio foi escolhido pela Imperatriz Irene, porque ela queria colocar este homem valioso à frente da Igreja para que pudesse obter a restauração do culto aos ícones dos santos. O leigo Tarásio recebeu então as sagradas ordens e tornou-se Patriarca de Constantinopla em 784. Três anos depois, o segundo Concílio de Nicéia, ao qual ele presidiu, de fato restabeleceu este culto. Após esta vitória, São Tarásio praticou uma política de reconciliação para trazer a paz à Igreja, o que o levou a ser acusado de negligência por muitos bispos.

Fonte: Peintre Icone.





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page