top of page

3º Domingo da Quaresma

O Pão da Vida



PRÆLEGENDUM (Sl. 25)

Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e da tua bondade,

não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.

Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

A ti, Senhor, levanto a minha alma. Deus meu, em ti confio

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.



HINO

Crescem nas asperezas do caminho

Pequenas flores de esperança;

Não podem os espinhos afogá-las,

Pois foi o amor quem as chamou à vida.


À semente do bem e da verdade

Mistura-se a cizânia do inimigo.

Estende-nos, Senhor, a tua mão,

Salva do mal os corações feridos.


O mundo inteiro pede a Deus justiça

Do fundo abismo de ódio e desespero;

E ouvimos Raquel, inconsolável,

Chorar os sonhos mortos de seus filhos.


Quando virá o luminoso dia

Em que, livres da morte e do pecado,

Cantemos a alegria que nos trouxe

A força do teu braço levantado?


Escuta a nossa voz, Trindade santa,

E faz que a penitência quaresmal

Confirme a nossa fé e nos conduza

Ao encontro de Cristo glorioso.



📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 6, 35-54.


Naqueles dias, disse Jesus aos judeus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome. Quem crê em mim nunca terá sede. O pior, como vos disse, é não acreditarem, mesmo depois de me terem visto. Mas alguns virão ter comigo, aqueles que o Pai me deu, e a esses jamais mandarei embora. Eu vim do céu para fazer a vontade de Deus, que me enviou, e não a minha. E a vontade de Deus é esta: que eu não perca nem um só daqueles que ele me deu, antes os faça viver de novo para a vida eterna, no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que vê o Filho, e nele crê, tenha a vida eterna, para que lhe torne a dar vida no último dia.”

Então os judeus começaram a murmurar contra ele por dizer que era o pão do céu. “O quê?”, interrogavam-se. “Ele não é outro senão Jesus, filho de José, cujo pai e a mãe conhecemos. Que é isto que diz agora, que veio do céu?”

Mas Jesus respondeu: “Não murmurem por eu ter dito isto. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, o não atrair a mim, e no último dia os trarei a todos de novo para a vida.

Como dizem as Escrituras, ‘Todos eles serão ensinados por Deus.’ Aqueles que escutam o Pai e que dele aprendem serão atraídos para mim. Aliás, ninguém realmente vê o Pai; só eu o vi.

É realmente como vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna! Eu sou o pão da vida!

Os vossos antepassados, no deserto, comeram o maná e morreram. Mas aqui está o pão que veio do céu e que dá a vida a todo aquele que o come. Eu sou o pão da vida que veio do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre. A minha carne é esse pão que darei para dar vida à humanidade.”

Então os judeus começaram a discutir entre si acerca do que queriam dizer as suas palavras. “Como nos pode este homem dar a sua carne a comer?”

E Jesus repetiu: “É realmente como vos digo: a não ser que comam a carne do Filho do Homem e bebam o seu sangue, não têm vida em vocês mesmos. Mas quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

Te louvamos, Senhor!



A Última Ceia. Ademir Zanarelli. Técnica de acrílica sobre tela.

HOMILIA

proferida pelo Padre Barnabé Powell, 2020,

pároco de São Rafael, Nicolau e Irene em Cumming, Geórgia.


"Eu sou o pão da vida!"

Na igreja em que fui criado, simplesmente não fazíamos a Ceia do Senhor com muita frequência. Na verdade, há anos em que não consigo me lembrar se fizemos isso em um determinado ano. E isso não me pareceu estranho ou incomum. Afinal, era apenas um “memorial” de um evento passado. Nada mais.


Imagine minha surpresa quando soube que essa atitude em relação ao Pão e Vinho da Ceia não era apenas incomum, mas francamente perigosa! Veja, simplesmente não é possível ler a prática regular da Fé Cristã desde o Pentecostes e não notar que, durante séculos, os cristãos praticaram a Ceia do Senhor todos os domingos, e geralmente várias vezes durante a semana também.


Veja nossa lição de hoje em João 6,35-39:

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome. Quem crê em mim nunca terá sede. O pior, como vos disse, é não acreditarem, mesmo depois de me terem visto. Mas alguns virão ter comigo, aqueles que o Pai me deu, e a esses jamais mandarei embora. Eu vim do céu para fazer a vontade de Deus, que me enviou, e não a minha. E a vontade de Deus é esta: que eu não perca nem um só daqueles que ele me deu, antes os faça viver de novo para a vida eterna, no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que vê o Filho, e nele crê, tenha a vida eterna, para que lhe torne a dar vida no último dia.”


Observe a quem Jesus dirige Suas palavras: “aos judeus que creram nele”. Nenhum judeu dos dias de Jesus perderia a referência ao pão nas palavras do Senhor. Todo judeu piedoso dos dias do Senhor conhecia a história de Deus enviando “pão do céu” quando os hebreus foram libertados da escravidão do Egito e agora estavam no “deserto” a caminho da Terra Prometida. Mas eles ainda ficaram com fome e o lugar onde estavam era um lugar desolado e eles teriam morrido de fome se Deus não tivesse fornecido o Maná do céu para alimentá-los em sua jornada! A história era bem conhecida e muito importante para o Senhor ligar ao Seu ministério de vir do céu para saciar a fome e a sede também.


Porque, assim como aqueles judeus após a fuga do Egito, aqueles que crêem em Cristo estão em um “deserto” onde ainda temos fome e sede e se não direcionarmos nossa fome e sede para a Fonte adequada, nós satisfaremos nossos desejos com “comida” que realmente não nos nutre. E não sobreviveremos à jornada para a “Terra Prometida”.


No cerne da vida disciplinada de uma ortodoxia com propósito está a dominação de nossas fomes e sedes; nossos desejos. E quero que você perceba que esses desejos não são ruins em si mesmos. Eles são normais. E eles nos foram dados por Deus para nossa salvação, mas SOMENTE se cooperarmos proativamente com Deus em domar e direcionar esses desejos para uma realização saudável.


Não admira que o ato central do culto ortodoxo seja a Eucaristia. A própria razão pela qual o Senhor instituiu esta “Ceia” para nós cristãos é para nos direcionar para a verdadeira comida e bebida que é o desejo mais profundo do nosso coração humano. E o que é essa fome? O que é essa sede? É uma fome, um desejo pelo próprio Deus. Todo mundo tem um buraco em forma de Deus dentro de si que gera uma fome de um relacionamento com Ele. Mas muitas vezes tentamos satisfazer essa fome com “alimentos” menores que não satisfazem ou saciam nossa sede.


Hoje, é normal ter desejos. Desejar é ser humano. Mas deixados indomados, esses desejos se tornarão senhores de nossas vidas e nos aprisionarão aos vícios. Jesus é o “Pão da Vida” que é a Única satisfação do nosso desejo mais profundo. E a Igreja nos oferece o caminho para manter nossos desejos servos de nós para nos direcionar à vida que deseja Deus, para ser ortodoxo de propósito!


Pe. Barnabé Powell é o pároco de Sts. Raphael, Nicholas e Irene da Igreja Ortodoxa Grega em Cumming, Geórgia. Ele também é apresentador do programa Faith ao vivo na rádio Ancient Faith e autor do podcast Faith Encouraged.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 ORAÇÃO

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Nós Vos suplicamos, Pai Santo, Deus Todo-Poderoso, atendei ao chamado dos humildes, e defendei-nos contra as instigações do maligno, estendei sobre nós a destra de Vossa Majestade, para que caminhemos sem temor na caridade de Vosso Filho, Aquele que se oferece por nós como vítima de um odor agradável. Por Ele, no Espírito Santo vos seja dada glória, honra e adoração pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 Santos do dia


São Gregório o Diálogo, Pai da Igreja

Gregório o Grande (+ 604)

As Igrejas Ortodoxas lembram hoje São Gregório, o Papa de Roma, conhecido como "o Diálogo", tão grande foi a virtude que ele praticou pela paz, a caridade e a unidade da Igreja. A Igreja Ocidental o chama de São Gregório o Grande e o celebra no dia 3 de setembro.


São Paulo Areliano, bispo de León. Abade em Finistère (+ 573)

Originário da Grã-Bretanha, ele viveu a vida eremítica a partir dos quinze anos de idade. Ordenado sacerdote pelo bispo de Winchester aos vinte e dois anos de idade, foi chamado ao rei, mas preferiu atravessar o Canal da Mancha, na esperança de retornar à sua vida solitária. O Conde de León o queria como bispo. Ele o mandou para Paris, onde foi consagrado na catedral. Ele deu um forte impulso a sua diocese. Entretanto, em seus últimos anos, ele quis voltar à sua vida como eremita e foi na ilha de Batz que ele entregou sua alma a Deus.


São Simeão, o Novo Teólogo

Monge e hegúmeno em Constantinopla (+1022)

Simeão foi educado na corte de Constantino Porphyrogenetus. Em 977 ele entrou no mosteiro de Studite para se colocar sob a orientação de Simeão Eulabis, o Piedoso. Um ano depois ele entrou no monastério de São Mamos, sob a disciplina do Hegúmeno Antônio, a quem ele sucedeu como superior. Ele não tinha uma vida fácil no mosteiro, sua lealdade intransigente, sua doutrina consistente e corajosa o colocava em desacordo com as autoridades eclesiásticas, e em 1009 foi condenado pelo Santo Sínodo ao exílio. Ele sustentou que o cristão não desenvolve plenamente a graça do Batismo até chegar à consciência da presença do Espírito Santo e ver a luz gloriosa de Deus. Sem esta maturação interior, é imprudente fundamentar a ação cristã no Batismo e exercer, se for sacerdote ou bispo, o poder de ligar e desligar. Ele pousou em Crysopolis, restaurou um antigo eremitério dedicado a Santa Marina, e foi acompanhado por um pequeno número de discípulos.


14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page