top of page

3º Domingo depois da Epifania

A Fé e a Cura



PRÆLEGENDUM (Sl. 51,2-18; Is. 55, 5)

Ó Deus, lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.

Derrame suas bênçãos sobre Sião por sua graça, construa os muros de Jerusalém.

Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no início, agora e sempre,

pelos séculos dos séculos. Amém.



GRANDE ANTÍFONA DO MAGNÍFICAT (Lc 1, 46-55)

O autor da Lei cura a lepra do pecado e admira a maravilhosa fé nas nações. Cumprindo a Lei perante os sacerdotes, seus servos, o Deus de Israel recebe na festa do Reino o Oriente e o Ocidente, e vós, ó Maria, submetida à lei da fé, oferecei à caridade do Criador, a mesa do banquete místico e puro.


A minha alma engrandece ao Senhor

E exulta meu espírito em Deus, meu Salvador

Pôs os olhos na humildade de sua serva

Doravante toda a terra cantará os meus louvores.


Seu amor para sempre se estende

Sobre aqueles que o temem

Demonstrando o poder de seu braço

Dispersa os soberbos

Derruba os poderosos de seus tronos

E eleva os humildes.


Sacia de bens os famintos

Despede os ricos sem nada

Acolhe a Israel, seu servidor

Fiel ao seu amor

E à promessa que fez a nossos pais

Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no início, agora e sempre,

pelos séculos dos séculos. Amém.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São Mateus 8, 1-13

Naqueles dias, descendo Jesus do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.


Te louvamos, Senhor!



Homilia de São João Crisóstomo,

sobre o Evangelho segundo São Mateus, homilia XXVI.


E o centurião respondeu-lhe: "Senhor, não sou digno de que entres em minha casa". Ouçamos estas palavras, nós que devemos receber Jesus Cristo. Porque não é impossível para nós ainda hoje recebê-lo em casa. Ouçamos este centurião, meus irmãos, imitemos sua fé, e estimemos tanto quanto ele a glória de receber Jesus Cristo. Pois quando você acolhe em sua casa um pobre que está morrendo de frio e fome, você acolhe e nutre o próprio Jesus Cristo.


"Mas é só dizer uma palavra, e meu servo será curado." Essas palavras nos mostram que esse centurião tinha uma ideia elevada da onipotência do Filho de Deus. Pois ele não diz: orar ou pedir, mas “comandar”. (…) Mas você pode dizer que não devemos tirar prova da divindade de Jesus Cristo das palavras deste homem, mas considerar apenas se Jesus Cristo as aprovou. […] O centurião usou uma expressão pela qual ele atribuiu a Jesus Cristo mais o poder de um Deus do que o de um homem, e, no entanto, não apenas Jesus Cristo não o repreendeu, mas ele o aprovou, e elevou sua fé com grande elogio. Pois o evangelista não se contenta em dizer simplesmente que Jesus Cristo elogiou o centurião; mas o que é mais sem comparação, ele diz que o "admirava": “Jesus ao ouvir essas palavras ficou maravilhado". E ele não só admirava a fé desse homem, mas a propunha como modelo para todas as pessoas ao seu redor. […]


Tendo o centurião dito: "Diga apenas uma palavra, e meu servo será curado", Jesus Cristo admirou sua fé: "não encontrei uma fé tão grande". É fácil mostrar a veracidade dessas palavras de Jesus Cristo comparando o centurião com as dos judeus que tinham mais fé nele. Marta acreditava no Salvador; e, no entanto, não diz nada que se aproxime da fé desses dois homens (nota: o centurião e o leproso curado em Mat. 8,1-4). Pelo contrário, ela fala com ele de uma maneira muito diferente: “Sei que Deus lhe concederá tudo o que você pedir a ele". (João, 11, 22.) Assim, Jesus Cristo não só não a louvou com esta palavra, mas embora ela fosse particularmente amada por ele, e que ela tinha um grande afeto e um grande zelo por ele, ele não deixou de reprová-la, por ter expressado sentimentos muito baixos e indignos dele. Pois ele logo lhe respondeu: "Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?", acusando-a visivelmente de não ter uma fé real ainda. E para melhor refutar esse pensamento que ela testemunhou ter dele, dizendo: "Eu sei que Deus te concederá o que você pedir a ele", ele lhe ensina que ele não precisava receber nada de outro, e que ele mesmo era a fonte de todas as coisas boas: "Eu sou", disse ele, "a Ressurreição e a Vida", ou seja, não espero esse poder de outro; mas posso fazer tudo sozinho.


É, portanto, para recompensar esta fé viva do centurião que ele o admira, que o elogia, que o prefere a todo o Israel, que lhe dá posição no Reino dos céus e que leva todos a imitá-lo. E para vos mostrar melhor que Jesus Cristo falou assim apenas para exortar outros à mesma fé, vejam com que cuidado outro evangelista o assinala: no próprio Israel. Assim, a fé consiste principalmente em ter uma ideia elevada da grandeza de Jesus Cristo. É isso que nos abre o Reino dos Céus e se torna para nós uma fonte de bênçãos infinitas.



🙌LITANIAS VISIGÓTICAS

Que os céus derramem o orvalho em manifestação de Cristo. Que as nuvens chovam sobre o Justo, cuja vinda é hoje celebrada pelos santos. Imploremos, peçamos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Que a terra se abra e que a Virgem, segundo a palavra do anjo, conceba e dê à luz o Salvador. Imploremos, peçamos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Que o orvalho que procede do Pai Todo-Poderoso seja a saúde dos enfermos e a libertação dos cativos. Imploremos, peçamos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Para que a chuva da manhã molhe o solo seco do nosso tempo. Imploremos, peçamos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Para que na efusão de tão abundante graça o Espírito possa lavar as velhas iniquidades e derramar sobre a humanidade a luz eterna da justiça. Imploremos, supliquemos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Para que possamos contemplar com segurança a presença do Filho eterno no nosso meio, caminhando diante dEle com cânticos de júbilo. Imploremos, supliquemos e rezemos ao Senhor.

Kyrie eleison.


Peçamos ao Senhor que nos faça ouvir o canto triunfante da alegria, "Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor", na companhia dos habitantes do céu.

Concede, Senhor.


Para que o Deus que nos redimiu com a sua vinda e nos iluminou com a sua Natividade possa iluminar a nossa compreensão, peçamos ao Senhor.

Concede, Senhor.



🙏 ORAÇÃO

(Cf. Oração da Coleta do Rito Galicano)


Senhor nosso Deus, não queres que o pecador morra, mas que se converta e viva, limpa-nos da lepra do nosso pecado, concede-nos a graça da fé, para que o homem interior cresça em nós e possamos sentar-nos no festim do Reino, na glória do Deus três vezes santo, agora e pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 SANTOS do Dia


São Vicente, Diácono de Zaragoza, mártir em Valência (+ 304)

Vicente, diácono de Zaragoza, foi morto em Valência (Espanha) com seu bispo Valério em 304, depois de sofrer tortura. Como Lourenço de Roma, Vicente oferece o modelo consumado de serviço na Igreja: ministro do bispo para a oferta do sacrifício e o governo da comunidade, o diácono também deve acompanhá-lo na hora suprema do testemunho. Vicente significa 'vencedor'.

"Durante os anos 304 e 305, mais de mil cristãos morreram na Espanha sob tortura. O martírio de Vicente foi relatado muito cedo pelo poeta Prudence (348-v.415) em sua obra 'La Couronne des martyrs'. Seu culto estendeu-se a todo o Império Romano.

Fonte: Nominis.


Santo Anastácio, Mártir na Assíria, Pérsia (+628)

Era filho de um mágico persa, mágico de profissão na época em que Chosroes, rei dos persas, saqueou a Cidade Santa de Jerusalém (614) e levou consigo as relíquias da Paixão encontradas por Santa Helena. Anastácio era um soldado e gradualmente descobriu o cristianismo e Jesus Cristo. Ele deixou o exército, foi para a Síria para um ourives persa que era cristão e que o catequizou. Batizado em Jerusalém, logo se tornou monge. Algum tempo depois, ele partiu para Cesaréia na Palestina onde havia uma guarnição persa da qual ele queria retirar os soldados da magia em que eram viciados. Preso e acorrentado, recusando-se a negar Jesus Cristo, foi condenado a transportar as pedras para a construção da fortaleza. Então, com outros cristãos da cidade, ele foi levado de volta à Pérsia. Um dia, no caminho, os soldados da escolta o suspenderam por uma das mãos, amarrando na outra uma pesada pedra, e o deixaram assim por quinze dias, mantendo-o em dor, fazendo-o comer e beber, antes de estrangulá-lo.

Fonte: Nominis.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page