top of page

3º Domingo depois da Páscoa

Domingo da Samaritana



PRAELEGENDUM

Aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede.

E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água

que jorra para a vida eterna.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre,

e pelos séculos dos séculos. Amém.



HINO

Na sua dor os homens encontraram Uma pura semente de alegria, O segredo da vida e da esperança: Ressuscitou o Senhor!

Os que choravam cessarão o pranto, Brilhará novo Sol nos corações, Pode o homem cantar o seu triunfo: Ressuscitou o Senhor!

Os que nos duros campos trabalharam Voltarão entre vozes de alegria, Erguendo ao alto os frutos da colheita: Ressuscitou o Senhor!

Já ninguém viverá sem luz da fé, Já ninguém morrerá sem esperança; O que crê em Jesus venceu a morte: Ressuscitou o Senhor!

Louvemos a Deus Pai eternamente E cantemos a glória de seu Filho Com o Espírito Santo que nos ama: Ressuscitou o Senhor!



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São João 4, 5-42


Naqueles dias, chegou Jesus a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: “Dê-me de beber.” (Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos). A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!” Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.” Jesus disse à samaritana: “Vá chamar o seu marido e volte aqui.” A mulher respondeu: “Eu não tenho marido.” Jesus disse: “Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora não é seu marido. Nisso você falou a verdade.” A mulher então disse a Jesus: “Senhor, vejo que és profeta! Os nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Jesus disse: “Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém. Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas.” Jesus disse: “Esse Messias sou eu, que estou falando com você.” Nesse momento, os discípulos de Jesus chegaram. E ficaram admirados de ver Jesus falando com uma mulher, mas ninguém perguntou o que ele queria, ou por que ele estava conversando com a mulher. Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: ‘‘Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?” O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: “Mestre, come alguma coisa.” Jesus disse: “Eu tenho um alimento para comer, que vocês não conhecem.” Os discípulos comentavam: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” Jesus disse: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem que faltam quatro meses para a colheita? Pois eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita. Aquele que colhe recebe desde já o salário, e recolhe fruto para a vida eterna; desse modo, aquele que semeia se alegra junto com aquele que colhe. Na verdade é como diz o provérbio: ‘Um semeia e outro colhe’. Eu enviei vocês para colher aquilo que vocês não trabalharam. Outros trabalharam, e vocês entraram no trabalho deles.” Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado: “Ele me disse tudo o que eu fiz.” Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua palavra. E diziam à mulher: “Já não acreditamos por causa daquilo que você disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o Salvador do mundo.”


Te louvamos, Senhor!


Cristo e a mulher samaritana. Duccio di Buoninsegna (1310 -1311), Museo Thyssen-Bornemisza .

HOMILIA

Padre Antony Hughes


Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Cristo ressuscitou!


Cada encontro com Cristo no Novo Testamento é único. Cada encontro é aberto e gratuito. Nada com Deus em Suas relações com a humanidade é formulado ou pré-destinado. Nunca nada é forçado. Alguns saem felizes do encontro com o Senhor e alguns vão embora tristes. Alguns recebem bênçãos além de tudo o que esperavam, outros recebem bênçãos que não reconhecem como tal. O jovem rico que não podia doar sua riqueza para seguir Jesus também recebeu uma bênção de Deus em forma de lição, um pouco de sabedoria que ele ainda não conseguia entender completamente, mas que tenho certeza que permaneceu com ele por toda a vida. Quem sabe o que mais tarde aconteceu com aquele jovem?


Mas há alguns encontros registrados pelos escritores dos Evangelhos que nos surpreendem, que vão além do encontro pessoal para a revelação universal. O encontro no poço de Jacó com a Samaritana é um desses momentos: profundamente pessoal por um lado, mas também muito além do pessoal. Como o Senhor fez com a mulher siro-fenícia – vocês se lembram, aquela que disse: “Senhor, mas até os cães comem as migalhas da mesa do seu dono” (Mt. 15,27) – Ele faz com esta samaritana: revela através do diálogo que mantém com ela uma fé profunda e surpreendente; uma fé que pode mover montanhas, uma fé que abre as portas para mistérios que poucos outros poderiam sequer começar a compreender!


Gostaria de compartilhar com vocês três pontos que me chamaram a atenção no Evangelho deste domingo:


1º: Cristo revela a essa mulher samaritana que Deus não tem preferências, não faz acepção de sensibilidades étnicas, sociais ou de gênero, pois Ele é o amante de todos. “Em Deus”, escreve o Grande Paulo, “não há judeu nem grego, nem homem, nem mulher” (Gl. 3,28).


2º: Cristo revela a esta mulher que só Ele é capaz de julgar um ser humano e seu julgamento é compassivo e misericordioso. Você vê que o significado de “justiça” na Sagrada Escritura é bem diferente de nossa compreensão “terrena” de “justiça”. Não tem nada a ver com tribunais, juízes, leis, estatutos, advogados e retribuição. A palavra grega para justiça (diakosuni) significa “a energia divina que realiza a salvação” e é uma tradução da palavra hebraica tsedaka. Também é quase sinônimo de duas outras palavras hebraicas, hesed (misericórdia, compaixão, amor) e emeth (fidelidade, verdade). Esta é uma compreensão inteiramente diferente daquela que encontramos na teologia ocidental.


A mulher samaritana disse a verdade quando o Senhor lhe pediu que lhe trouxesse seu marido. Sua honestidade era um convite para Deus fazer milagres. Ela baixa a guarda de bom grado. Ela demonstra que não tem medo. Ela prova a Ele que está disposta a ser aberta, então o Senhor se abre para ela também! Basta um pouco de honestidade para Deus nos preencher! Mas olhe de novo! Algo ainda mais surpreendente acontece aqui! Ele se abre para ela antes mesmo que ela responda à pergunta! Ele já havia olhado em seu coração. Ele já tinha visto sua fé. A porta já estava aberta! A guarda dela já estava baixa! De alguma forma ela já havia aceitado o convite que é feito para toda a humanidade.


3º: o Senhor começa a lhe ensinar teologia! Uma mulher! Uma samaritana, uma herege! Uma grande pecadora! Uma adúltera! Na terminologia moderna, um viciado em luxúria sensual! Em sua época, apenas os homens tinham permissão para ler e explorar a Torá. No entanto, para essa mulher pecadora e samaritana, Cristo ensina teologia! “Você é maior que nosso pai Jacó?” ela pergunta. O Senhor responde: “A água que eu te darei é água viva. Se você beber, nunca terá sede. Se você beber dela, ela se tornará em você uma fonte de água jorrando para a vida eterna!” Cristo havia falado assim para apenas um ou dois antes disso. Pense em Nicodemos que veio até ele tarde da noite. Mas mesmo assim o Senhor falou tão explicitamente sobre essas coisas?


O que vemos neste encontro no Poço de Jacó, diante de nossos olhos, é o que acontece quando o medo e o preconceito, que separa o ser humano de Deus, é deixado de lado. O mistério da deificação está começando a criar raízes e crescer em solo que parecia estéril para todos, mas para Deus era mais fértil.


Queridos irmãos e queridas irmãs, devemos olhar profundamente para nós mesmos não apenas como indivíduos e comunidade, igreja, mas também como nação. Perdemos a cabeça? Aceitamos os slogans orwellianos “guerra é paz” e “ignorância é força”? As portas do nosso coração estão fechadas para a verdade? Nossa arrogância não nos cegou? Estamos encolhidos no Cenáculo com os discípulos porque somos dominados por medos de vários tipos, ou estamos nos preparando para fazer a perigosa viagem ao Túmulo Vazio com as Mulheres Portadoras de Perfumes? Ouvimos sua voz como o rico e jovem governante e se afastou triste porque tudo na vida é mais importante para nós do que o Senhor? Ou somos como a mulher samaritana que sabe que não há nada a temer nEle e que tem tanta sede da água viva que o Senhor não pode negar a ela?


O que estamos esperando?


On the Sunday of the Samaritan Woman, May 9, 2004.

St. Mary Orthodox Church



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Mons. Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 ORAÇÃO

Deus Todo-Poderoso e Eterno,

Que deseja adoração em espírito e em verdade,

tua Igreja te confessa e te implora:

faze-nos sempre sedentos de Te conhecer e de Te buscar,

e aqueles que regeneraste pela água do batismo:

sacie sua sede também com sua Palavra criadora.

Isto vos pedimos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor,

Que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,

Um só Deus, pelos séculos dos séculos.

Amém.



😇 Santos do dia


Santo Eutrópio, bispo de Saintes, França e mártir (+251)

Santo Eutrópio, 1º bispo de Saintes e mártir, converteu muitas pessoas nos bairros pobres de Saintes, incluindo Eustelle, filha do governador.

Seu pai a deserdou porque ela foi batizada aos treze anos e depois morou perto do bispo. No entanto, este governador, não apoiando a ideia de que sua filha serve a um cristão, oferece 150 libras a bandidos para reprimi-lo. Esses homens provocam um motim e mandam apedrejar o bispo. Eutrópio é atingido com um machado na cabeça. Eustelle e os discípulos do santo recolhem seu corpo na noite seguinte e o enterram no jardim de Eustelle. Este túmulo tornou-se um local de veneração e milagres. Eustelle, decapitada por ordem de seu pai, foi enterrada perto de Eutrópio.

Alguns séculos após a morte de Eutrópio, sob o episcopado de Palladius, os restos mortais do santo foram encontrados graças a um sonho, e foi possível verificar que era de fato o crânio de Eutrópio, pelo traço do golpe do machado, marcado no osso. O próprio Eutrópio confirmou esta descoberta (diz Palladius) aparecendo em um sonho e dizendo “Esta cicatriz que você viu em meu crânio é a que me fez um mártir." Em 1842, um sarcófago foi encontrado na cripta da basílica de Saint-Eutrope em Saintes, marcado com o nome de EUTROPIUS, e contendo os ossos de várias pessoas, atribuídos a Eutrópio e Eustelle.

Santo Eutrópio é invocado quando alguém tem que passar por uma operação na cabeça.

Fonte: Nominis.


Santa Estela, virgem e mártir em Saintes, França (+251)

Governador da região de Saintes, seu pai era um romano de ilustre nascimento; sua mãe descendia de uma antiga e poderosa família de druidas. A curiosidade de sua mente cultivada a colocou no caminho de Santo Eutrópio, o primeiro bispo da região. Depois de ouvir seus ensinamentos, ela pediu o batismo: foi batizada por ele e consagrada a Deus. Como ela recusou todos os pretendentes e persistiu em sua fé, seu pai a condenou à morte na arena de Saintes. Seu corpo foi enterrado no próprio túmulo de Santo Eutrópio, a quem ela havia dado sepultura pouco tempo antes. O nome de Santa Estela (Eustelle) era tão popular na região de Charente que os bispos de La Rochelle e Saintes a escolheram como padroeira da juventude cristã.

Fonte: Nominis.






19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page