top of page

3º Domingo depois da Páscoa

Domingo da Samaritana



PRAELEGENDUM

Aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede.

E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água

que jorra para a vida eterna.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre,

e pelos séculos dos séculos. Amém.



HINO

Na sua dor os homens encontraram Uma pura semente de alegria, O segredo da vida e da esperança: Ressuscitou o Senhor!

Os que choravam cessarão o pranto, Brilhará novo Sol nos corações, Pode o homem cantar o seu triunfo: Ressuscitou o Senhor!

Os que nos duros campos trabalharam Voltarão entre vozes de alegria, Erguendo ao alto os frutos da colheita: Ressuscitou o Senhor!

Já ninguém viverá sem luz da fé, Já ninguém morrerá sem esperança; O que crê em Jesus venceu a morte: Ressuscitou o Senhor!

Louvemos a Deus Pai eternamente E cantemos a glória de seu Filho Com o Espírito Santo que nos ama: Ressuscitou o Senhor!



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São João 4, 5-42


Naqueles dias, chegou Jesus a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José. Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte. Era quase meio-dia. Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe pediu: “Dê-me de beber.” (Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos). A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!” Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.” Jesus disse à samaritana: “Vá chamar o seu marido e volte aqui.” A mulher respondeu: “Eu não tenho marido.” Jesus disse: “Você tem razão ao dizer que não tem marido. De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora não é seu marido. Nisso você falou a verdade.” A mulher então disse a Jesus: “Senhor, vejo que és profeta! Os nossos pais adoraram a Deus nesta montanha. E vocês judeus dizem que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Jesus disse: “Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém. Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias (aquele que se chama Cristo); e quando chegar, ele nos vai mostrar todas as coisas.” Jesus disse: “Esse Messias sou eu, que estou falando com você.” Nesse momento, os discípulos de Jesus chegaram. E ficaram admirados de ver Jesus falando com uma mulher, mas ninguém perguntou o que ele queria, ou por que ele estava conversando com a mulher. Então a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: ‘‘Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Messias?” O pessoal saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: “Mestre, come alguma coisa.” Jesus disse: “Eu tenho um alimento para comer, que vocês não conhecem.” Os discípulos comentavam: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” Jesus disse: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem que faltam quatro meses para a colheita? Pois eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita. Aquele que colhe recebe desde já o salário, e recolhe fruto para a vida eterna; desse modo, aquele que semeia se alegra junto com aquele que colhe. Na verdade é como diz o provérbio: ‘Um semeia e outro colhe’. Eu enviei vocês para colher aquilo que vocês não trabalharam. Outros trabalharam, e vocês entraram no trabalho deles.” Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado: “Ele me disse tudo o que eu fiz.” Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua palavra. E diziam à mulher: “Já não acreditamos por causa daquilo que você disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de fato, o Salvador do mundo.”


Te louvamos, Senhor!



HOMILIA

Mons. Jonas

Exarca para o Brasil


Cristo ressuscitou! Aleluia!


Irmãos e irmãs, Cristo ressuscitou!

 

Cada encontro com Cristo no Novo Testamento possui características únicas, demonstrando a abertura e gratuidade da relação entre Deus e a humanidade. Longe de coerção ou predestinação, esses encontros revelam a natureza autêntica e transformadora do amor divino.


Gostaria de compartilhar 3 pontos, que me chamaram atenção, do Evangelho deste Domingo da Samaritana:


1. A Revelação Universal do Amor de Deus

No encontro com a samaritana junto ao poço de Jacó, Cristo manifesta a amplitude do amor divino, que transcende barreiras étnicas, sociais e de gênero. Como afirma São Paulo em Gálatas 3,28, "não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus". Essa mensagem de inclusão radical desafia visões limitadas da divindade e convida à unidade em Cristo.


2. A Justiça Divina: Misericórdia e Compaixão

Cristo revela à samaritana que o julgamento divino se baseia em compaixão e misericórdia, contrastando com a visão terrena de justiça focada em leis e tribunais. A palavra grega "diakosuni", traduzida como "justiça", representa a "energia divina que realiza a salvação", ligando-se aos conceitos hebraicos de "hesed" (misericórdia, amor) e "emeth" (fidelidade, verdade). Essa compreensão da justiça divina convida à reflexão sobre a natureza do amor e da graça de Deus.


3. A Abertura à Revelação e à Transformação

A honestidade da samaritana ao revelar sua situação ao Senhor abre caminho para um diálogo profundo e transformador. Sua disposição para se abrir à verdade a torna receptiva à mensagem de Cristo. A resposta do Senhor demonstra que a fé precede o questionamento, revelando a pré-disposição divina para acolher e transformar aqueles que se abrem à sua graça.


O encontro no poço de Jacó serve como um poderoso lembrete da natureza inclusiva, misericordiosa e transformadora do amor de Deus. Ao superarmos preconceitos e nos abrirmos à sua mensagem, podemos experimentar a plenitude da vida em Cristo.


A história da Samaritana nos ensina a importância de abrir o coração para Deus. Assim como Jesus conversou com a mulher sem julgamentos, independentemente de sua origem, situação ou tradições, devemos buscar acolher ao próximo com compaixão. Ao abrirmos nosso coração, permitimos que o amor divino flua em nós e transborde para aqueles que nos rodeiam como um rio de água viva.


Que a Ele, o Senhor Jesus Cristo, ressuscitado e vivo, sejam louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Mons. Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 ORAÇÃO

Deus Todo-Poderoso e Eterno,

Que deseja adoração em espírito e em verdade,

tua Igreja te confessa e te implora:

faze-nos sempre sedentos de Te conhecer e de Te buscar,

e aqueles que regeneraste pela água do batismo:

sacie sua sede também com sua Palavra criadora.

Isto vos pedimos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor,

Que vive e reina contigo e com o Espírito Santo,

Um só Deus, pelos séculos dos séculos.

Amém.



😇 Santos do dia


Santo Anastácio, o Sinaita (+686)

Monge, exegeta e defensor ferrenho da ortodoxia, envolto no mistério de uma biografia incompleta, emerge das páginas do Menologium e do Sinaxário como um novo Moisés, iluminado pela visão de sua existência, entre os séculos VII e VIII, se desenrola entre Alexandria e o Monte Sinai, onde liderou uma comunidade de anacoretas no caminho da perfeição. Sua pena incansável deu vida a obras de polêmica e exegese, combatendo as heresias da época com a sabedoria da tradição patrística. Entre os seus escritos destaca-se o “Guia” contra o Monofisismo, repleto de citações, embora nem sempre precisas, que testemunham a sua vasta erudição. O "Comentário Hexameron", do qual apenas o último livro sobreviveu intacto, oferece uma interpretação alegórica do Gênesis em chave cristológica. As "Perguntas e Respostas", embora não na sua forma original, oferecem uma visão do seu profundo conhecimento das Escrituras e dos Padres da Igreja. Cinco sermões, que chegaram até nós, permitem-nos compreender a sua eloquência e o seu fervor pastoral.

Fonte: Santi e Beati.


São Maximiano, Patriarca de Constantinopla (+434)

Nasceu em Roma, filho de pais ricos e piedosos. Ao receber sua herança, ele providenciou tumbas para sepultar aqueles que levavam vidas santas.

São Maximiano era um homem simples e preferia viver longe da vaidade mundana. Por causa de sua vida pura e virtuosa, o Patriarca Sisínio de Constantinopla (426-427) o ordenou presbítero. Quando o herege Nestório (428-431) foi deposto como Patriarca de Constantinopla, São Maximiano o substituiu no trono patriarcal em 25 de outubro de 431, durante o reinado do santo imperador Teodósio, o Jovem (408-450).




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page