top of page

4º Domingo da Quaresma

Alegrai-vos!



Praelegendum (Is. 66,10)

Alegrem-se com Jerusalém!

Exultem por ela, todos que a amam

e todos que por ela choraram!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.



Hino

Olhai, Senhor, a noite que nos cobre,

A fúria do pecado sobre a terra;

Olhai a injustiça, olhai a guerra,

Olhai para o cativo e para o pobre.


Olhai a humanidade dividida,

Olhai os transviados, os sem norte,

A força da mentira, o erro, a morte

E sobretudo o amor faltando à vida.


Rebanho sem pastor nos montes bravos,

Que seremos sem Vós neste deserto?

Sem Vós, ó Cristo, neste mundo incerto,

Não somos homens livres mas escravos.


Salvai, Senhor, o vosso povo aflito,

Que nos seus próprios erros vive errante;

Da morte libertai-nos, triunfante,

Como Israel salvastes do Egito!


Todo o universo vos adore,

Trindade Santa, Sumo Bem.

Novos, por graça, vos cantemos

um canto novo e belo. Amém.



📖 Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7, 14-30.

Ora, estando já em meio os dias da festa, foi Jesus ao templo, e ensinava. E admiravam-se os Judeus, dizendo: Como sabe este letras, não tendo estudado?

Jesus respondeu-lhes, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, reconhecerá se a minha doutrina vem de Deus, ou se falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo, busca a própria glória; mas aquele que busca a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele iniquidade. Porventura não vos deu Moisés a lei, e, contudo, nenhum de vós observa a lei? ‘Porque procurais vós matar-me?

O povo respondeu, e disse: Tu estás possesso do demônio; quem procura matar-te? Jesus respondeu, e disse-lhes: Eu fiz uma só obra, e todos estais por isso maravilhados. Vós, contudo, porque Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas), circuncidais-vos, mesmo em dia de sábado. Se, para não se violar a lei de Moisés, recebe um homem a circuncisão em dia de sábado, porque vos indignais comigo porque em dia de sábado curei um homem em todo o seu corpo? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Então alguns de Jerusalém diziam: Não é este aquele que procuram matar? E eis que ele fala publicamente, e não lhe dizem nada. Será que os chefes do povo tenham verdadeiramente reconhecido que este é o Cristo? Nós, porém, sabemos donde este é; e o Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele seja.

E Jesus levantava a voz no templo, ensinando e dizendo: Vós não só me conheceis, mas sabeis donde eu sou; e eu não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, a quem vós não conheceis. Mas eu conheço-o, porque sou dele, e ele me enviou.

Procuravam, pois, os Judeus prendê-lo; mas ninguém lhe lançou as mãos, parque não tinha ainda chegado a sua hora.

Te louvamos, Senhor!



HOMILIA

proferida por Mons. Jonas,

exarca para o Brasil


Queridos irmãos e queridas irmãs.


É sempre uma alegria reecontrá-los aos domingos pela manhã, para juntos rendermos graças a Deus. "Em meio à luta quaresmal, comemoramos hoje que vinte dias de luta se passaram e que ainda temos vinte dias para alcançar a alegria da Páscoa", como disse nosso Santo Hierarca, São João de Saint-Denis, neste mesmo domingo no ano de 1954.


Este Quarto domingo da Quaresma é chamado "Domingo do Regozijo", da alegria, da esperança... em algumas igrejas não era celebrado em roxo, mas o clero usava casulas cor-de-rosa sobre as quais eram aplicadas ou bordadas rosas, representando também a beleza e o perfume que vislumbramos com a proximidade da Ressurreição do Senhor.

Ao mesmo tempo, é o domingo da cruz, o meio caminho entre a tentação de Cristo no deserto, que lemos no primeiro domingo da Quaresma, e a instituição da Eucaristia na Quinta-feira Santa e a Páscoa da Ressurreição.


Na 1ª Leitura, o profeta Zacarias (8, 19-23) fala em nome de Deus: “Os jejuns do quarto mês, bem como os do quinto, do sétimo e do décimo mês serão ocasiões alegres e cheias de júbilo, festas felizes para o povo de Judá” (v.19). Os jejuns da Quaresma, que estamos vivenciando nestes dias, devem ser oportunidades de aproximação com Deus... de abrirmos mão de algo que gostamos e que estamos apegados (uma comida que gostamos, uma refeição do dia... e oferecermos aos irmãos necessitados. Mas também somos convidados neste tempo de oração e penitência, à oferecermos nossos corpos como sacrifício bom e agradável ao Senhor, pela oração, pela meditação, pela conversão dos costumes.


Na 2ª leitura, na 1ª Carta de São João (1, 1-5), ouvimos: “A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada" (v. 2). "Deus é luz; nele não há treva alguma” (v.5). Ao dizer isso, João quer nos chamar a atenção para esta vida nova que Cristo veio nos trazer da parte do Pai. Ele, que se encarnou, se humilhou, veio nos elevar, nos santificar.

Na tradição ortodoxa chamamos essa ação salvadora de Jesus em nossas vidas de theósis, uma palavra grega que quer dizer “divinização, deificação”. É o estágio final do processo de transformação, o objetivo da vida espiritual.

Theosis é o terceiro de três estágios da vida espiritual à qual todo o cristão é chamado: o 1º é a purificação (katharsis), por meio das lutas diárias que vão aumentando nossa experiência do conhecimento de Deus... e o segundo a iluminação (theoria), resultado da purificação e da reflexão que nos leva à contemplação de Deus. Por meio da purificação uma pessoa alcança a iluminação e então a santidade. Santidade é a participação da pessoa na vida de Deus.


São João Crisóstomo disse que não basta deixar nossos erros e a morte para trás; devemos também, por meio da theosis, entrar na terra prometida. Durante o tempo de Moisés, a terra prometida foi encontrada do outro lado do deserto. Não é diferente hoje. Nosso caminho para Deus também atravessa um deserto. Há necessidade de luta, disciplina, paciência e uma guerra contra nossas ações terrenas.

Theosis é o nosso potencial como seres humanos. É a transformação do nosso estilo de vida; implica preocupação com o próximo; significa compartilhar nosso amor, nossas posses...

Theosis basicamente nos diz que temos a capacidade, através da presença de Deus dentro de nós, de superar e transcender todas as dificuldades da vida, incluindo a última – a própria morte. Ela nos diz para perseverar e ter fé. Somos lembrados nas Escrituras que Deus tem grandes coisas reservadas para nós.


No Evangelho, ouvimos Jesus respondendo aos judeus: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”. Nós somos convidados a cada dia, a abraçarmos, acolhermos essa doutrina, esse ensinamento divino em nossas vidas. Se lermos o Sermão da Montanha, lá em Mateus 5, compreenderemos o resumo dessa doutrina de Jesus. É a síntese daquilo que coloca a nossa vida no caminho do amor, da justiça, da vida e da luz... Pois Deus é luz e quem caminha com Ele não anda nas trevas.


Que pela intercessão de São José, o Justo, pai terreno de Jesus e esposo da Virgem Maria, sejamos guiados e conduzidos no caminho da Luz. Amém.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 Oração conclusiva

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Fazei, nós vos suplicamos, ó Senhor nosso Deus, que fortalecidos e amparados em nossas fraquezas pela consolação de vossa graça, chegamos a esta liberdade interior prometida a vossos filhos, pedimos-a em Nome d'Aquele que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.





😇 Santo do dia


São José, o Justo. Esposo da Virgem Maria (século I).

Como o dia 19 de março de 2023 cai em um domingo, a celebração da Solenidade de São José é adiada para segunda-feira, 20 de março, ou antecipada para o sábado, 19.

"Ele era um homem justo", segundo o Evangelho de São Mateus 1, 19.

Os evangelistas não preservaram para nós nenhuma palavra sobre este "homem justo", o carpinteiro de Nazaré na Galiléia, desposado com Maria, a Mãe de Deus, um marido tão discreto quanto fiel e casto. Ele é o pai adotivo e mestre do Deus-Homem, que se tornou um homem entre o povo desta aldeia, e o faz muito simplesmente.

O anjo lhe havia dito: "Não tenha medo de levar Maria, sua esposa, para sua casa" e José levou Maria, sua esposa, para sua casa. O anjo disse-lhe: "Levanta-te, leva a criança e sua mãe" e José levantou-se, levou a criança e sua mãe e fugiu para o Egito.

Ele é um verdadeiro filho de Abraão: acredita e faz o que Deus lhe diz. Quando Jesus desaparece por três dias na peregrinação a Jerusalém, José acompanha a busca de Maria: "Seu pai e eu o procuramos". E Jesus volta a Nazaré, sujeito àquele na terra que tem autoridade paterna sobre ele. Deus sabia a quem confiou seu único Filho e sua Mãe, àquele que era o homem mais capaz no mundo de ser a imagem perfeita do Pai.

Fonte: Nominis.


São Leôncio, Bispo de Saintes (+ 640)

Sucessor de São Palais, ele acolheu São Malo que teve que fugir de sua diocese na Bretanha, devido às perseguições. Ele participou do concílio regional de Reims em 625. É creditado com um fundo inesgotável de conhecimento e piedade.

Fonte: Nominis.


São Bertolfo, abade de Bobbio (+640)

Jonas de Bobbio dedica um capítulo (XXIII do Livro II) a ele em seu Vita San Columbani. Bertolfo, nascido de pais pagãos, logo se converteu ao cristianismo, considerando os exemplos de virtude de São Arnulf, bispo de Metz, seu parente de sangue. Desejando a perfeição, ele entrou no mosteiro de Luxeuil, então no auge de seu esplendor, e se colocou sob a direção do abade Santo Eustasius. Aqui o viu São Attalas, que conseguiu levá-lo consigo a Bobbio e em cuja morte os monges, por unanimidade de votos, o elegeram para a sucessão. Seu biógrafo e companheiro enfatiza a humildade e a religiosidade de Bertolfo; ele também transcreve os nomes de duas pessoas possessas libertadas pelo santo e lembra a cura de um leproso.

Fonte: Santi e Beati.





17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page