top of page

4º Domingo da Quaresma

Alegrai-vos!



Praelegendum (Is. 66,10)

Alegrem-se com Jerusalém!

Exultem por ela, todos que a amam

e todos que por ela choraram!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.



Hino

Olhai, Senhor, a noite que nos cobre,

A fúria do pecado sobre a terra;

Olhai a injustiça, olhai a guerra,

Olhai para o cativo e para o pobre.


Olhai a humanidade dividida,

Olhai os transviados, os sem norte,

A força da mentira, o erro, a morte

E sobretudo o amor faltando à vida.


Rebanho sem pastor nos montes bravos,

Que seremos sem Vós neste deserto?

Sem Vós, ó Cristo, neste mundo incerto,

Não somos homens livres mas escravos.


Salvai, Senhor, o vosso povo aflito,

Que nos seus próprios erros vive errante;

Da morte libertai-nos, triunfante,

Como Israel salvastes do Egito!


Todo o universo vos adore,

Trindade Santa, Sumo Bem.

Novos, por graça, vos cantemos

um canto novo e belo. Amém.



📖 Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7, 14-30.

Ora, estando já em meio os dias da festa, foi Jesus ao templo, e ensinava. E admiravam-se os Judeus, dizendo: Como sabe este letras, não tendo estudado?

Jesus respondeu-lhes, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, reconhecerá se a minha doutrina vem de Deus, ou se falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo, busca a própria glória; mas aquele que busca a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele iniquidade. Porventura não vos deu Moisés a lei, e, contudo, nenhum de vós observa a lei? ‘Porque procurais vós matar-me?

O povo respondeu, e disse: Tu estás possesso do demônio; quem procura matar-te? Jesus respondeu, e disse-lhes: Eu fiz uma só obra, e todos estais por isso maravilhados. Vós, contudo, porque Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas), circuncidais-vos, mesmo em dia de sábado. Se, para não se violar a lei de Moisés, recebe um homem a circuncisão em dia de sábado, porque vos indignais comigo porque em dia de sábado curei um homem em todo o seu corpo? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Então alguns de Jerusalém diziam: Não é este aquele que procuram matar? E eis que ele fala publicamente, e não lhe dizem nada. Será que os chefes do povo tenham verdadeiramente reconhecido que este é o Cristo? Nós, porém, sabemos donde este é; e o Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele seja.

E Jesus levantava a voz no templo, ensinando e dizendo: Vós não só me conheceis, mas sabeis donde eu sou; e eu não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, a quem vós não conheceis. Mas eu conheço-o, porque sou dele, e ele me enviou.

Procuravam, pois, os Judeus prendê-lo; mas ninguém lhe lançou as mãos, parque não tinha ainda chegado a sua hora.

Te louvamos, Senhor!



HOMILIA

proferida por Mons. Jonas,

exarca para o Brasil


Queridos irmãos e queridas irmãs.


É sempre uma alegria reecontrá-los aos domingos pela manhã, para juntos rendermos graças a Deus. "Em meio à luta quaresmal, comemoramos hoje que vinte dias de luta se passaram e que ainda temos vinte dias para alcançar a alegria da Páscoa", como disse nosso Santo Hierarca, São João de Saint-Denis, neste mesmo domingo no ano de 1954.


Este Quarto domingo da Quaresma é chamado "Domingo do Regozijo", da alegria, da esperança... em algumas igrejas não era celebrado em roxo, mas o clero usava casulas cor-de-rosa sobre as quais eram aplicadas ou bordadas rosas, representando também a beleza e o perfume que vislumbramos com a proximidade da Ressurreição do Senhor.


Ao mesmo tempo, é o domingo da cruz, o meio caminho entre a tentação de Cristo no deserto, que lemos no primeiro domingo da Quaresma, e a instituição da Eucaristia na Quinta-feira Santa e a Páscoa da Ressurreição.


Na 1ª Leitura, o profeta Zacarias (8, 19-23) fala em nome de Deus: “Os jejuns do quarto mês, bem como os do quinto, do sétimo e do décimo mês serão ocasiões alegres e cheias de júbilo, festas felizes para o povo de Judá” (v.19). Os jejuns da Quaresma, que estamos vivenciando nestes dias, devem ser oportunidades de aproximação com Deus... de abrirmos mão de algo que gostamos e que estamos apegados (uma comida que gostamos, uma refeição do dia... e oferecermos aos irmãos necessitados. Mas também somos convidados neste tempo de oração e penitência, à oferecermos nossos corpos como sacrifício bom e agradável ao Senhor, pela oração, pela meditação, pela conversão dos costumes.


Na 2ª leitura, na 1ª Carta de São João (1, 1-5), ouvimos: “A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada" (v. 2). "Deus é luz; nele não há treva alguma” (v.5). Ao dizer isso, João quer nos chamar a atenção para esta vida nova que Cristo veio nos trazer da parte do Pai. Ele, que se encarnou, se humilhou, veio nos elevar, nos santificar.

Na tradição ortodoxa chamamos essa ação salvadora de Jesus em nossas vidas de theósis, uma palavra grega que quer dizer “divinização, deificação”. É o estágio final do processo de transformação, o objetivo da vida espiritual.


Theosis é o terceiro de três estágios da vida espiritual à qual todo o cristão é chamado: o 1º é a purificação (katharsis), por meio das lutas diárias que vão aumentando nossa experiência do conhecimento de Deus... e o segundo a iluminação (theoria), resultado da purificação e da reflexão que nos leva à contemplação de Deus. Por meio da purificação uma pessoa alcança a iluminação e então a santidade. Santidade é a participação da pessoa na vida de Deus.


São João Crisóstomo disse que não basta deixar nossos erros e a morte para trás; devemos também, por meio da theosis, entrar na terra prometida. Durante o tempo de Moisés, a terra prometida foi encontrada do outro lado do deserto. Não é diferente hoje. Nosso caminho para Deus também atravessa um deserto. Há necessidade de luta, disciplina, paciência e uma guerra contra nossas ações terrenas.

Theosis é o nosso potencial como seres humanos. É a transformação do nosso estilo de vida; implica preocupação com o próximo; significa compartilhar nosso amor, nossas posses...


Theosis basicamente nos diz que temos a capacidade, através da presença de Deus dentro de nós, de superar e transcender todas as dificuldades da vida, incluindo a última – a própria morte. Ela nos diz para perseverar e ter fé. Somos lembrados nas Escrituras que Deus tem grandes coisas reservadas para nós.


No Evangelho, ouvimos Jesus respondendo aos judeus: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”. Nós somos convidados a cada dia, a abraçarmos, acolhermos essa doutrina, esse ensinamento divino em nossas vidas. Se lermos o Sermão da Montanha, lá em Mateus 5, compreenderemos o resumo dessa doutrina de Jesus. É a síntese daquilo que coloca a nossa vida no caminho do amor, da justiça, da vida e da luz... Pois Deus é luz e quem caminha com Ele não anda nas trevas.


A Ele seja a honra, glória e adoração pelos séculos dos séculos. Amém.





🙌🏼 LITANIAS DA QUARESMA 

Diác.: Oremos, amados irmãos, pela Santa Igreja de Deus, para que o Senhor se digne dar-lhe a paz e a unidade e a conserve em toda a terra, subjugando os principados e potestades das trevas; e que Ele nos conceda, vivendo uma vida calma e tranquila, glorificar a Deus Pai Todo-Poderoso. Oremos ao Senhor!                   

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que por meio de Cristo revelastes Vossa glória a todas as nações, mantende os efeitos de Vossa misericórdia, para que Vossa Igreja, espalhada por todo o mundo, persevere com fé firme na confissão de Vosso Nome. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                      

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos também por nosso Primaz, Mons. Gregório, por nosso bispo Mons. Jonas, por todos os bispos, padres, diáconos, leitores servos da Igreja e por todo o povo santo de Deus. Oremos ao Senhor!                                                                             

T.: Kyrie eleison!


Cel.: Deus todo-poderoso e eterno, cujo Espírito santifica e governa todo o corpo da Igreja, ouve nossas súplicas por todos os ministérios, para que, pelo dom de Tua graça, todos nesses vários graus possam servir a Ti. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.    

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos também por nossos catecúmenos, para que o Senhor nosso Deus abra os ouvidos de seus corações e a porta de sua misericórdia, a fim de que, tendo recebido a remissão de todos os seus pecados pelo banho da regeneração ou pela confissão de fé e a unção do Espírito Santo, possam ser incorporados conosco em Jesus Cristo, nosso Senhor. Oremos ao Senhor!    

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sempre dá novos filhos à Vossa Igreja, aumentai a fé e a inteligência de nossos catecúmenos, para que, renascidos na fonte do batismo ou pela unção do Espírito Santo, sejam aceitos como Vossos filhos adotivos. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                               

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos, amados irmãos, a Deus Pai Todo-Poderoso, para que Ele purifique o mundo de todo tipo de erro, afaste as doenças, expulse a fome, abra as portas das prisões, rompa os laços do cativeiro, conceda aos viajantes um retorno feliz, aos doentes, saúde. Oremos ao Senhor!                                                                       

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sois a consolação dos que sofrem, fazei com que as orações daqueles que clamam a Vós em qualquer tribulação cheguem até Vós, para que todos sintam alegria em suas necessidades, o auxílio de Vossa misericórdia. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                     

T.: Amém!

 

Diác.: Deus dos espíritos e de toda a carne, pelas almas de nossos queridos falecidos que nos precederam na paz do Senhor, para que Ele se digne reuni-los em Seu Reino. Oremos ao Senhor!                                                                      

T.: Kyrie eleison!


Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, coloque todos os nossos falecidos, especialmente nossos familiares e amigos, no lugar de refrigério e paz, tão desejado por nós. Se as paixões e os erros os contaminaram perdoe-os, pois só o Senhor é livre do pecado, nossa Vida e Ressurreição pelos séculos e séculos.                          

T.: Amém!

 

Diác.: Oremos pelos hereges, cismáticos e todos aqueles seduzidos por falsas doutrinas, para que o Senhor nosso Deus os arranque de seus erros e se digne a trazê-los de volta à Verdadeira Luz. Oremos ao Senhor!                                                                      

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que salva todas as pessoas e não quer que ninguém pereça, lança seus olhos sobre as almas seduzidas pelas artimanhas do demônio, para que, deixando de lado o espírito de divisão, seus corações perdidos se resignem e retornem à plenitude da Tua Verdade. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o teu Espírito Santo pelos séculos e séculos.                                                       

T.: Amém!

 

Diác.: Por fim, oremos pelos descrentes e aqueles que vagam sem a luz da fé, para que o Deus Todo-Poderoso remova a incredulidade de seus corações a fim de que eles possam se converter ao Deus vivo e verdadeiro, ao Seu único Filho Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, e ao Espírito Santo, o Deus santificador, a Trindade consubstancial e indivisível. Oremos ao Senhor!                                   

T.: Kyrie eleison!

 

Cel.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, que sempre busca não a morte, mas a vida dos pecadores, acolha favoravelmente nossa oração e liberte os incrédulos de sua incredulidade, e os reúna em sua Santa Igreja para a honra e a glória de seu nome. Por sua misericórdia e amor à humanidade, Pai, Filho e Espírito Santo, ó nosso Deus bendito, que vive, reina e triunfa pelos séculos e séculos.              

T.: Amém!



🙏 ORAÇÃO

(Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Fazei, nós vos suplicamos, ó Senhor nosso Deus, que fortalecidos e amparados em nossas fraquezas pela consolação de vossa graça, chegamos a esta liberdade interior prometida a vossos filhos, pedimos-a em Nome d'Aquele que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.





😇 Santo do dia

Santo Átala, Abade de Bobbio († 627)

Nascido na Borgonha em família nobre, depois de uma educação recebida do bispo de Gap, fugiu para abraçar uma vida monástica mais rígida, encontrando a sua vocação em Luxeuil sob a orientação de São Columba. Após o exílio de Columba da França, Átala o seguiu até a Lombardia, contribuindo para a fundação do mosteiro de Bobbio e tornando-se abade após a morte do santo. Homem de grande fervor e caridade, Átala liderou a comunidade com firmeza e sabedoria, combatendo o arianismo e acolhendo com amor os pobres e peregrinos. No leito de morte, teve uma visão do paraíso e morreu em 627, sendo sepultado próximo a São Colombano.

Fonte: Santi e Beati.


São Dotroveu, primeiro abade do mosteiro de São Vicente em Paris (+ 580)

Foi o discípulo de São Germano que o trouxe de Autun para Paris para chefiar o clero que servia a nova basílica de Saint-Vincent-Sainte-Croix que ele fundou com a ajuda do rei. Ele foi responsável por garantir a implementação do serviço litúrgico. A basílica de Saint-Vincent só se tornou abadia alguns anos depois e foi a abadia de Saint Germain des Prés. Quando ele morreu, por volta de 580, São Dotroveu foi sepultado lá. Foi inscrito em 10 de março no martirológio de 859 que se tornaria a base do martirológio romano.

Fonte: Nominis.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page