top of page

4º Domingo do Advento

O Mensageiro do Advento



PRÆLEGENDUM (Is 30,19.30)

Povo de Sião, eis que o Senhor vem salvar as nações;

o Senhor faz ouvir a sua voz gloriosa, e o vosso coração se alegrará.

Pastor de Israel ouve, tu que lideras José como um rebanho.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípios, agora e sempre,

e pelos séculos dos séculos. Amém.



SALMO ECLESIÁSTICO

Ant.: Abre as portas, porque Deus está conosco, aleluia.


Deixa o teu posto, ó bendito profeta Habacuque,

Desce da torre de vigia e observa conosco.


Fortalece as nossas almas vacilantes dizendo:

"O Senhor está chegando! Mantenha suas lâmpadas acesas!"

A Palavra de Deus caminha para o seu cumprimento,

Ele não vai falhar.


Que as árvores aplaudam a Árvore da Vida como um sinal de vitória,

Pois o Senhor está vindo para reinar pelos séculos.


De quem estão à espera, pastores,

enquanto observam durante a noite?

Estamos à espera do Bom Pastor das almas,

Ele alimentará seu rebanho em paz; ele curará as feridas de seu povo.


O cego verá a sua luz,

E o mudo vai cantar os seus louvores.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant.: Abre as portas, porque Deus está conosco, aleluia.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo são Mateus 11, 1-15

Naqueles dias, depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.

João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem: “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?”

Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.

Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: “‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.

Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos, ouça!


Te louvamos, Senhor!


São João Batista na prisão visitado por dois discípulos. Giovanni di Paolo, 1455–1460. Art Institute of Chicago.

HOMILIA proferida por Mons. Jonas

Exarca da Igreja Ortodoxa da Gália para o Brasil

03 dez. 2022


Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Queridos irmãos e irmãs, é uma alegria reencontrá-los para juntos celebrarmos o Amor que nos une: Cristo Jesus.


Hoje vivemos o 4º Domingo do Advento com o tema: “O mensageiro do advento”.

Desde o 1º Domingo do Tempo do Advento ouvimos e falamos de João Batista como a voz que clama no deserto, como aquele que anuncia o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, aquele profeta que prepara o caminho do Senhor... ao ouvirmos João Batista, somos convidados a preparar o caminho do nosso coração para a festa do nascimento de Jesus, o Natal, mas também para a sua segunda e gloriosa vinda.

Por isso, nas liturgias do Advento, rezamos e cantamos: “Vem, Senhor Jesus”. “Maranathá!” em aramaico.


No Evangelho de hoje ouvimos que João Batista estava preso, e enviou dois dos seus discípulos a perguntar a Jesus se era ele o messias, ou se deveríam esperar outro.

E Jesus respondeu: “Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho”. (Mt 11,4-5).


Meus irmãos e irmãs, os milagres oprerados por Jesus naquela época eram a assinatura de Deus confirmando a vinda do Salvador, que Ele é o Messias. “Pelos frutos os conhecereis” (Mt. 7,20). É pelo fruto que se conhece a árvore. Quais foram os frutos, as obras, os ensinamentos e os feitos de Jesus? Ao lermos os Evangelhos, vemos que foram muitos... tantos que, como disse o evangelista João (21,25): "Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam".


Nesse sentido, recordamos nosso patrono, São Nicolau de Mira (+350), que comeraremos no próximo dia 06 de dezembro, e que viveu na cidade de Patara, na Ásia Menor, foi escolhido por nossa comunidade brasileira da Igreja Ortodoxa da Gália, pelos seus grandes feitos, mas principalmente pela sua doação ao próximo e exemplo de vida cristã semelhante à Cristo.


Nicolau foi bispo da cidade de Mira, Turquia, e foi conhecido pela sua caridade, generosidade, principalmente com as crianças (não é à toa que Santa Claus, como ele é chamado nos países nórdicos, fez com que ficasse popularmente conhecido pelo nome de Papai Noel). Ele também é famoso pelos imensos milagres que lhes foram atribuídos, por isso é chamado de taumaturgo (taumaturgia é a capacidade de realizar milagres). Cremos que os milagres são a assinatura de Deus sobre a vida e as ações de Nicolau.


Nossa sociedade atual busca por sinais, por milagres, por grandes acontecimentos... mas Jesus diz que nenhum sinal mais nos será dado a não ser o do profeta Jonas (Mt. 12,39) que convocava o povo da sua época para o arrependimento, para a conversão, para a mudança de vida.


Este tempo do Advento, este retiro de 42 dias proposto pela Igreja em preparação ao Natal de Jesus, precisa ser essa voz profética a nos convencer de que precisamos ser pessoas melhores, mais amorosas, mais acolhedoras, perdoadoras, promotoras da paz, da não violência, promotores da verdade e não da mentira... promotores de justiça, do amor. Rezava o grande Francisco de Assis, e os testemunhos que nos chegam a respeito de São Nicolau nos fazem ecoar esta oração: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz”.


A Liturgia que celebramos hoje quer nos lembrar que o maior milagre que pode acontecer em nossas vidas é o da fé em Jesus. Crer em Jesus é seguir os seus passos, é converter-se à Ele e à sua mensagem. É viver o que Ele ensinou, viver de forma livre, desinteressada, destemida, confiante...


Pelas orações de nosso pai, São Nicolau de Mira, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem piedade de nós, e salva-nos.



🙏 ORAÇÃO

(Conforme a Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Desperta nossos corações, Senhor, para prepararmos os caminhos de teu Unigênito, para que no dia de sua vinda o sirvamos com coração e mente puros; que todas as nações da terra O acolham e com um só coração e uma só boca O glorifiquem, a Esperança, o Libertador e o Rei de todos os povos, co-eterno contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos dos séculos. Amém.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page