top of page

5º Domingo após o Pentecostes

A oferenda agradável a Deus



PRAELEGENDUM

Ouve, Senhor, a minha voz que te clama, sê o meu socorro, não me abandones, não me desprezes, ó Deus da minha salvação.

O Senhor é minha salvação, a quem temerei?



HINO

Vós, Senhor, que a luz criastes

E a mesma luz ordenastes,

Em fulgor e harmonia,

Ao ritmo do dia a dia;


Que ao mundo destes origem

Entre abismos de vertigem;

Manhã e tarde fizestes,

Tudo foi como quisestes.


Nossos rogos, nossos prantos,

Nossos clamores e cantos,

Piedoso, ouvi, ó Deus,

Senhor da terra e dos Céus.


A porta do Céu se renda

Ante a prece e a oferenda,

Com que, em remédio vital,

Se cure em nós todo o mal.


Fugindo de todo o perigo

Salvaremos do castigo

A vida, que há-de voltar

A ser pura e a Vós chegar.


Ouvi-nos, Pai infinito,

Vós também, Filho bendito,

Que no santo amor ardente

Reinais agora e p’ra sempre.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São Mateus 5, 21-24

Naqueles dias, disse Jesus: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás (Ex. 20, 13...), e quem matar será submetido ao juízo do tribunal.

Pois eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E o que chamar "imbecil" a seu irmão será condenado pelo Sinédrio. E o que lhe chamar louco, será condenado ao fogo da geena.

Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares aí que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta.


Te louvamos, Senhor!


O Sermão da Montanha, do artista argentino Jorge Cocco Santangelo, 2016.

HOMILIA

de São João Crisóstomo


A oferta agradável a Deus


Se então, ao apresentar sua oferta diante do altar, você se lembrar de que seu irmão tem algo contra você; deixe sua oferta ali diante do altar e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão e depois volte para apresentar sua oferta.


Ó maravilhosa bondade de Deus! Ó amor que supera tudo o que podemos imaginar! Ele despreza sua própria glória quando se trata de estabelecer a caridade que devemos ter uns pelos outros. Não está claro que essas ameaças que Ele acaba de fazer são ditadas pela aversão, ou pela severidade excessiva, mas pelo extremo amor que Ele tem pelos homens. De fato, o que pode ser mais terno e caridoso do que essas palavras? Que interrompam, disse ele, o culto que me prestam e o sacrifício que me oferecem, porque a reconciliação entre irmãos é o sacrifício mais agradável que me podem oferecer. É por isso que ele não diz: Depois de oferecer o sacrifício, ou antes de oferecê-lo, mas mesmo quando você começou a oferecê-lo. Ele manda de volta aquele que o oferece para se reconciliar com seu irmão. Ele não diz que se ganha a oferta, ou que se apressa o sacrifício, mas que, mesmo quando já começou, se vai encontrar o irmão para voltar à graça com ele.


Parece-me que o Senhor tinha duas razões para nos dar este preceito: o primeiro a nos mostrar o quanto ele valorizava a caridade, que era o sacrifício mais agradável que lhe podia ser oferecido, e que sem ele não poderia receber os outros. O segundo para trazer os homens de uma maneira muito obrigante para se reconciliarem uns com os outros.


Que aqueles que participam das sagradas cerimônias da Missa, e que, tendo alguma inimizade e alguma aversão em seus corações, ousam aproximar-se da Sagrada Comunhão, ouçam estas palavras terríveis. Ouçam-nos também os que ainda não participaram, porque oferecem a Deus donativos e sacrifícios, isto é, as suas orações e as suas esmolas. A Escritura realmente diz que essas duas coisas substituem um sacrifício. "O sacrifício de louvor me honrará" (Salmo 49,23). E em outros lugares: "Que o levantar de minhas mãos seja agradável a ti como o sacrifício da tarde" (Salmo 140, 2). Se, portanto, você oferece sua oração a Deus com esse mau humor, vale a pena deixá-la ir e se reconciliar e depois vir e oferecê-la. Porque a caridade é preferível a tudo, e foi pela caridade que tudo foi feito. Deus se fez homem, estabeleceu a caridade entre os homens. E o fim de todos os seus milagres e de todo o seu sofrimento foi juntar-nos a todos num só corpo.


Amém.


Fonte: Saint Jean Chrysostome. L’offrande agréable à Dieu.



🙏 PRECES

Invoquemos a Deus nosso Pai, que admiravelmente criou o mundo e de modo ainda mais admirável o redimiu, e sempre o renova no seu amor. E digamos com alegre confiança:


Renovai, Senhor, as maravilhas do vosso amor.


Nós Vos damos graças, Senhor, porque revelais o vosso poder nas maravilhas do universo

— e nos acontecimentos do mundo manifestais a vossa providência.


Por Jesus Cristo, vosso Filho, que no triunfo da cruz anunciou a paz ao mundo,

— livrai-nos do desespero e vão temor.


A todos os que amam a justiça e por ela trabalham,

— ajudai-os a colaborar, com sinceridade e concórdia, na edificação de um mundo melhor.


Socorrei os oprimidos, libertai os cativos, consolai os aflitos, dai pão aos famintos, fortalecei os fracos,

— para que em todos se manifeste o triunfo da cruz.


Vós que ressuscitastes gloriosamente a Cristo, vosso Filho,

— fazei que os nossos defuntos cheguem também à plenitude da vida.


Pai nosso...



🙏 ORAÇÃO

(Conforme a Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Senhor Santo, Pai misericordioso, por amor Tu trouxeste o universo do nada. Por amor, Tu formaste o homem à tua imagem. Por um amor ainda maior, enviaste teu único Filho para reconciliar contigo o homem subjugado pelo espírito de divisão.

Envia-nos a tua Graça, para que o nosso coração se encha de amor fraterno, compaixão e humildade, para que retribuamos o mal com o bem, e assim triunfe a caridade sobre qualquer discórdia.

Nós o pedimos por Jesus Cristo, seu Filho Nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos dos séculos. Amém.





😇 SANTOS do dia


Santa Felicidade, Viúva romana e mártir com seus sete filhos (✝ 165).

Em Roma, no cemitério Mássimo, na nova Via Salariana, Santa Felicidade, mártir.

O documento mais antigo comemorativo da mártir Felicidade, o Martirológio Gerônimo, que, em 23 de novembro, tem: "Romae in cimiterio Maximi, Felicitatis" (o cemitério de Massimo fica na Via Salaria Nuova). Esta notícia do Gerônimo é confirmada pelos itinerários, que indicavam aos peregrinos o sepulcro do mártir naquele cemitério, e pelas biografias dos papas que o restauraram.

Felicidade é comumente conhecida como a mãe dos sete irmãos mártires. Segundo o registro mais antigo, composto entre o final do séc. IV e início do séc. V, Felicidade, viúva rica, foi acusada por sacerdotes pagãos ao imperador Antonino. Públio, prefeito de Roma, comissionado pelo imperador para julgar a santa, começou a interrogá-la sozinho e, no entanto, não obteve nenhum resultado. No dia seguinte, ele a levou juntamente com seus sete filhos ao fórum de Marte, mas Felicidade exortou as crianças a permanecerem firmes na fé. O juiz mandou trazê-los um após o outro: Gennaro, Felice, Filippo, Silano, Alessandro, Vitale e Marziale. Incapaz de quebrar sua constância, ele os designou a vários juízes encarregados de executar a sentença de morte, que foi executada com várias torturas.

Perto das Termas de Trajano, do lado voltado para o Coliseu, em 1812 foi descoberto um oratório em homenagem à santa com sua imagem; aqui as matronas foram rezar. Felicidade, como atesta a inscrição ali descoberta, colocada nas laterais da cabeça, era venerada como a protetora das mulheres romanas: FELICITAS CULTRIX ROMANARUM.

Fonte: Santi e Beati.



São Pasquier, bispo de Nantes (✝ 680).

Vigésimo bispo de Nantes, França, queria ter monges em sua diocese, portanto, apelou ao abade de São Wandrille que lhe enviou São Hermelano, acompanhado por outros doze monges. O santo bispo os acolheu e participou com eles da fundação do mosteiro de Indre em uma das ilhas do Loire.

No ícone, vemos São Pasquier ao centro, à sua direira, São Félix e à sua esquerda São Similiano.







Santa Amalberga, monja em Maubeuge (✝ 690).

Amalberga conhecida como de Maubeuge, nasceu em Saintes (Brabant) na Holanda, ela era esposa de Witger e mãe de Emebert (que mais tarde se tornou bispo de Cambrai) e dos santos Reinalda e Godula.

Amalberga, depois do nascimento de Godula e depois da morte do marido, deixou o mundo para abraçar a vida religiosa em Maubeuge; ela teria recebido o véu monástico das mãos de São Oberto e teria morrido no final do século VII.

De Maubeuge seu corpo foi transportado para a abadia de Lobbes (Hainaut), atual Bélgica. Sua festa é celebrada em 10 de julho.

Fonte: Santi e Baati.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page