top of page

5º Domingo da Quaresma

A ressurreição de Lázaro



PRÆLEGENDUM (Jo. 11, 25-26)

Eu sou a ressurreição e a vida;

o que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.



📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 11, 1-44


Naqueles dias, estava enfermo um homem, chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e Marta, suas irmãs. (Maria era aquela que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo). Mandaram, pois, suas irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Ouvindo isto, Jesus disse-lhes: Esta enfermidade não é de morte, mas é para glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora, Jesus amava Marta e sua irmã Maria e Lázaro. Tendo, pois, ouvido que Lázaro estava enfermo, ficou ainda dois dias no mesmo lugar. Depois disto, disse a seus discípulos: Voltemos para a Judeia. Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora te queriam apedrejar os Judeus, e tu vais novamente para lá? Jesus respondeu: Não são doze as horas do dia? Aquele que caminhar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; porém o que andar de noite, tropeça, porque lhe falta a luz. Assim falou, e, depois disto, disse-lhes: Nosso amigo Lázaro dorme; mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe então os seus discípulos: Senhor, se ele dorme, será salvo. Mas Jesus tinha falado da sua morte; e eles julgavam que falava do repouso do sono. Disse-lhes, pois, Jesus então claramente: Lázaro morreu. E eu, por amor de vós, folgo não ter estado lá, para que creiais; mas vamos ter com ele. Disse então Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também para morrermos com ele. Chegou, pois, Jesus, e encontrou-o lá há quatro dias no sepulcro. (Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios). E muitos Judeus tinham ido ter com Marta e Maria, para as consolarem (na morte) de seu irmão. Marta, pois, logo que ouviu que vinha Jesus, saiu-lhe ao encontro; e Maria ficou em casa sentada. Disse então Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses cá, meu irmão não teria morrido. Mas também sei agora que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição (que haverá) no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; o que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês isto? Ela disse-lhe: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, Filho de Deus vivo, que vieste a este mundo. E, dito isto, retirou-se, e foi chamar em segredo sua irmã Maria, dizendo: O Mestre está aqui, e chama-te. Ela, logo que ouviu isto, levantou-se rapidamente, e foi ter com ele; porque Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas estava ainda naquele lugar, onde Marta saíra ao seu encontro. Então os Judeus, que estavam com ela em casa, e a consolavam, vendo que Maria se tinha levantado tão depressa e tinha saído, seguiram-na, dizendo: Vai chorar ao sepulcro. Maria, porém, tendo chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, não teria morrido meu irmão. Jesus, porém, vendo-a chorar, a ela e aos Judeus, que tinham ido com ela, bramiu em seu espírito, e turbou-se ele próprio. E disse: Onde o pusestes? Eles responderam: Senhor, vem e vê. E Jesus chorou. Disseram por isso os Judeus: Vejam como ele o amava. Porém alguns deles disseram: Este, que abriu os olhos ao que era cego de nascença, não podia fazer que este não morresse? Jesus, pois, tornando a bramir interiormente, foi ao sepulcro; era este uma gruta, à qual estava sobreposta uma pedra. Jesus disse: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do defunto: Senhor, ele já cheira mal, porque já aí está há quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te disse eu que, se tu creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra; e Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, dou-te graças, porque me tens ouvido. Eu bem sabia que me ouves sempre, mas falei assim por causa do povo que está à roda de mim; para que creiam que tu me enviaste. Tendo dito estas palavras, bradou em alta voz: Lázaro, sai para fora. E, imediatamente, saiu o que estivera morto, ligado de pés e mãos com as ataduras, e o seu rosto envolto num sudário. E Jesus disse-lhes: Desatem-no, e deixai-o ir.


Te louvamos, Senhor!


A Ressurreição de Lázaro, por Duccio (1310–1311), museu de Arte Kimbell.


Homilia de São João, bispo de Saint-Denis


Por que Paixão?


Estamos no Domingo da Paixão. O termo não é impróprio como alguns podem ter pensado. Há pouco tempo, um de vocês perguntou: por que falar da Paixão antes do Domingo de Ramos? A Paixão de Nosso Senhor acontece durante a Semana Santa, na Quinta-feira e na Sexta-feira Santa. O domingo de hoje é o de preparação para a Paixão e Ressurreição de Cristo. É o domingo da iniciação.


Antes de nos conduzir através do Domingo de Ramos ao grande mistério, a Igreja quer que os fiéis sejam iniciados, conscientes do que acontecerá durante a Grande Semana. Quando Cristo levou três apóstolos ao Monte Tabor e conversou diante deles com Elias e Moisés sobre os mistérios de sua morte e ressurreição, ao mesmo tempo, manifestando-lhes sua divindade, para que os apóstolos e a Igreja acreditem que ele morreu não como vítima, mas livre, sendo totalmente Deus e totalmente homem; da mesma forma, a Igreja, durante a semana da Paixão, de hoje até sexta-feira, nos apresentará atrás da cortina do mistério, segundo as palavras de São Paulo. A Igreja quer que os cristãos não sejam cristãos cegos, mas um rebanho razoável, iniciados, iluminados, participando conscientemente do Mistério inefável e não à maneira de pessoas de fora, desprovidas da luz de Cristo. Ela quer que os cristãos sejam iniciados.


Considere cuidadosamente os serviços desta semana. Qual é o significado do evangelho de hoje? A divindade de Cristo. Cristo afirma: Eu sou Deus, e se não dissesse o que sou, seria um mentiroso. Ele diz com tanta força: "Antes que Abraão existisse, EU SOU!" “EU SOU” é o Nome divino. Não sou um Deus inferior, intermediário, uma divindade entre divindades, sou Deus. E é um homem que diz uma coisa dessas? Você viu a indignação dos fariseus e outros? Eles o chamam de louco, herético, possuído e querem apedrejá-lo.


Anteriormente, Ele escondia sua divindade, gostava de se chamar Filho do homem, para expressar que era um homem e não um anjo ou uma aparição, que estava encarnado em verdade, realmente carne, realmente homem como nós. Ele manifestará plenamente esta humanidade na semana da Paixão; no entanto, antes desta Paixão, já tendo ensinado que Ele é plenamente homem, Ele nos conduz por trás do véu de sua carne, por trás do véu das aparências, por trás da forma de escravo e articula: "Eu sou Aquele que é", no exterior: “Conheço meu Pai”; Ele não diz: "Eu conheci", mas: "Eu sei". “Eu sou Deus.” Por isso, quando chamamos este domingo de Domingo da Paixão, enfatizamos que é um Deus que morre por nós.


Quando o sangue é derramado, quando um homem é morto, o lugar é contaminado e quando o fogo vem, ele queima, destrói, e o lugar cai em ruínas. Mas por trás dessas ações e destruições externas esconde-se o mistério do sangue derramado na cruz e do fogo do Espírito Santo. Por quê ?


Quando você ama, como você se sente? O sangue aquece, você sente uma chama, você sente que o coração é o centro da circulação sanguínea. Sangue e fogo juntos é amor; se o fogo e o sangue contaminam, destroem e trazem morte e destruição, é porque a humanidade recusou o amor de Deus.


E aqui nos deparamos com o segundo mistério. O primeiro mistério é que um Deus veio para morrer por nós em sua humanidade; o segundo mistério é que nossa salvação se realiza sob as aparências de destruição, porque é a “contaminação da morte” de Cristo que se tornou nossa salvação, pelo sangue da cruz, pelo fogo do Pentecostes, pelo amor que inspira a ambos: esta é a preparação essencial para esta semana que precede a Semana Santa.


Mas a Igreja me chama para lhe dizer outras coisas; em primeiro lugar, convidá-los a vir o mais possível no sábado à noite, véspera do Domingo de Ramos, para viver o mistério. Esta semana é oferecida a você para se identificar com Cristo. Se você quer entender algo sobre seu destino, seus infortúnios ou suas alegrias, identifique-se com Cristo. Santo Irineu disse um dia a um recém-batizado: "você está morto, você ressuscitou, você é Cristo". E posso dizer a cada um de vocês: vocês são Cristo, porque estão em Cristo se vivem a vida dele. Sua vida é apenas um elemento mais ou menos perfeito da vida dele. Se você se identifica com Cristo, se você se torna “um” com Ele, então não há mais coisas absurdas, incompreensíveis: tudo fica claro.


Como realmente nos achegamos a Cristo? Uma vez por ano, viver totalmente o centro da vida de Cristo, sua Paixão, sua Ressurreição, indo do Domingo de Ramos até a noite de Páscoa, aproveitando o máximo de tempo possível para estar no Templo, chamando o máximo de seres ao seu redor para que eles também participem de sua morte e de sua ressurreição. Porque, veja bem, se não nos associarmos durante esta semana com Cristo, nos identificaremos com o diabo e perderemos o sentido real do mistério. Ninguém vai à igreja para receber alívio, salvar a alma ou cumprir um dever religioso. O rito sagrado que se desenrola diante de seus olhos e se aproxima transforma o mundo! É por isso que a chamamos liturgia: ação comum, teurgia: ação divina. Aqui na Igreja estão os trabalhadores do novo mundo: aqueles que conscientemente constroem a divina Liturgia. Estamos construindo juntos o Templo invisível do novo mundo, o Corpo perfeito de Cristo.


Nas laudes do Domingo de Ramos, a procissão sai da igreja, a porta é fechada, uma criança permanece dentro de diálogos com o celebrante que manda abrir as portas e deixar Deus entrar. Partimos para lutar triunfantemente contra a morte. Cristo avança como Rei dos Reis em Jerusalém, Ele se levanta contra a morte e o inferno.


Por que existem tantas almas perturbadas e possuídas? É simples: porque o homem já não se identifica com a entrada triunfal do Cristo vitorioso.


No domingo à noite, segunda-feira e terça-feira santas, ouviremos o último ensinamento de Cristo sobre a segunda vinda, colocando-nos com o cantor na espera do Esposo que aparece à noite, inesperadamente, e pediremos que abram as portas do reino celestial, da câmara nupcial. O que é esta câmara nupcial, antes da morte e sofrimentos de Cristo? É compreensível cantar, esperar o banquete do Esposo e da Esposa, de Cristo, da Igreja e do mundo no momento da Ressurreição, mas por que preparar a trágica Paixão de Deus-Homem mantendo esta visão do casamento místico de Deus e o cosmos? Oh! porque, escondidos pelas dores do Salvador, pelo seu abandono, pela sua solidão, por detrás do véu, contemplamos as núpcias de Cristo. Ele põe o beijo de amor na morte, e a morte acorda, explode e se torna vida. Ele beija com seu sofrimento todos os que estão no mundo, e os sofrimentos irrompem na alegria da Ressurreição, e então cantaremos que o túmulo é como uma câmara nupcial de onde sai o Esposo. Veja: Ele descerá ao inferno, como um noivo do inferno para transformar o inferno em paraíso. Você percebe seu poder? Veja o ensinamento da ressurreição de Lázaro! É Ele, Cristo, que tem o poder sobre a morte.


Não posso explicar passo a passo a grandeza da Semana Santa. Por favor, siga-a! Você é chamado a cooperar na salvação, em todos os aspectos do mistério, conduzindo os que estão ao seu redor para que todos se beneficiem deste momento único do ano do qual depende todo o ano.


Deus te abençoe.


Mgr. Jean, évêque de Saint-Denis. Pourquoi la passion? 5ème de Carême.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 Oração

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Palavra pré-eterna, Deus de Deus, antes que o mundo existisse, Tu és eternamente.

Pela Tua Palavra, tudo foi criado e quem recebe a Tua Palavra é resgatado da morte e vive para sempre. Indo em direção à sua paixão voluntária, Tu proclamas a tua divindade. Fazei que participando de Vossa Paixão, vosso povo participe também de Vossa vida divina, para que, sofrendo agora convosco, sejam a partir de hoje em transbordante bem-aventurança em Vós, vos pedimos isto, Uno com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.




😇 Santos do dia


São Ludgero, 1º bispo de Munster (+ 809)

Nascido por volta de 745 na Frísia, está ligado à evangelização da Alemanha transrenana, como discípulo de Gregório e Alcuin de York. Após a ordenação sacerdotal, recebida em Colônia em 777, dedicou-se à evangelização da região pagã da Frísia. Em 776, durante a primeira expedição nesta área, Carlos Magno impôs o batismo a todos os guerreiros conquistados; mas a revolta de Widukindo foi acompanhada por uma apostasia geral. Ludgero fugiu e chegou a Montecassino. A revolta de Widukindo foi reprimida em 784. O próprio Carlos Magno foi ao encontro de Ludgero em Montecassino e o mandou de volta para casa, instruindo-o a retomar a missão na Frísia. Ele ocupou o lugar do abade Bernard no território da Saxônia. Em 795 Ludgero ergueu o mosteiro, em torno do qual surgiu a atual cidade de Munster. O território pertencia ao distrito eclesiástico de Colônia, já que Ludgero só aceitou em 804 ser consagrado bispo da nova diocese. Ele também é responsável pela fundação do mosteiro beneditino em Werden, onde está sepultado. Ele morreu no ano de 809.

Fonte: Santi e Beati.


São Bráulio de Saragossa, miniatura do século X.

São Bráulio, Bispo de Saragossa (~650)

Segundo as fontes, Bráulio pertencia a uma linhagem ilustre, provavelmente de origem hispano-romana, misturada com sangue germânico. Seu pai, Gregório, era certamente bispo de Osma e seu irmão mais velho, Giovani, depois de ter sido superior do famoso mosteiro dos XVIII Mártires, também chamado Santo Engrazia, em 619 tornou-se bispo de Saragossa. O outro irmão, Frunimiano, era abade do mosteiro fundado por São Emiliano em Rioja; sua irmã Pompônia também alcançou a dignidade de abadessa, embora não se saiba em qual mosteiro, enquanto a outra irmã, Basília, casou-se com um homem de boas condições que vivia não muito longe de Saragossa.

Em 610, com cerca de vinte anos, Braulio entrou na abadia de Santo Engrazia, onde completou seus estudos primários e onde foi iniciado por seu irmão Giovani na vida ascética. Dez anos depois foi para Sevilha aperfeiçoar-se na escola mais importante da Espanha da época, dirigida por Santo Isidoro, à qual afluíam jovens clérigos, monges e nobres de todas as partes. Mais do que um discípulo, porém, foi amigo do santo, por quem, em 624, foi agregado ao clero da cidade. De sua correspondência ficamos sabendo que a grande obra de Isidoro, o Etymologiae, foi composta a pedido de Braulio, que, junto com o rascunho, recebeu do cansado mestre a tarefa de completá-la, ordená-la e publicá-la, o que, parece, ocorreu em 637.

Voltou a Saragossa por volta de 625 e quando, em 631, morreu o bispo D. João, que o nomeou arcediago e lhe confiou a administração dos assuntos eclesiásticos, assumiu o seu lugar. O difícil momento, marcado por guerras, pestes, fomes e outros flagelos, destacou suas qualidades excepcionais como homem de governo, mostrando-o digno de substituir Isidoro (636) na liderança da Igreja espanhola. De fato, um número crescente de padres, abades, bispos e príncipes começaram a recorrer a Bráulio, pedindo-lhe conselhos e ajuda. Participou do quarto (633), quinto (636) e sexto (638) concílio de Toledo: enquanto este último se realizava, chegou uma carta de Honório I, que desaprovava a indulgência usada pelos bispos para com os judeus que, depois de se converterem ao cristianismo, voltaram ao judaísmo. A observação, pelo menos naquelas circunstâncias, não parecia ter fundamento, e Bráulio, tendo recebido dos padres a incumbência de responder, fê-lo com tal tato que pode justificar a conduta de seus irmãos.

Por volta de 650 estava quase cego e completamente esgotado pelo trabalho e pela penitência: morreu, de fato, no ano seguinte.

Fonte: Santi e Beati.



19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page