top of page

5º Domingo depois da Páscoa

Atualizado: 15 de mai. de 2023

Pedi e recebereis



PRAELEGENDUM

Anunciai com vozes de júbilo esta boa nova, aleluia!

E publicai-a até as extremidades da terra:

o Senhor resgatou o seu servo, aleluia, aleluia!

Celebrai a Deus, habitantes todos da terra.

Canteu salmos ao seu nome, tributai-lhe gloriosos louvores.



HINO

Na sua dor os homens encontraram

Uma pura semente de alegria,

O segredo da vida e da esperança:

Ressuscitou o Senhor!


Os que choravam cessarão o pranto,

Brilhará novo Sol nos corações,

Pode o homem cantar o seu triunfo:

Ressuscitou o Senhor!


Os que nos duros campos trabalharam

Voltarão entre vozes de alegria,

Erguendo ao alto os frutos da colheita:

Ressuscitou o Senhor!


Já ninguém viverá sem luz da fé,

Já ninguém morrerá sem esperança;

O que crê em Jesus venceu a morte:

Ressuscitou o Senhor!


Louvemos a Deus Pai eternamente

E cantemos a glória de seu Filho

Com o Espírito Santo que nos ama:

Ressuscitou o Senhor!



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São João 16, 16-30

Naqueles dias, disse Jesus aos seus discípulos: Um pouco, e já me não vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis, porque vou para o Pai. Disseram então entre si alguns dos seus discípulos: Que é isto, que ele nos diz: Um pouco, e já me não vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis, porque vou para o Pai? Diziam pois: Que é isto que ele diz: Um pouco? Não sabemos o que ele quer dizer. E Jesus conheceu que queriam interrogá-lo, e disse-lhes: Vós perguntais uns aos outros porque é que eu disse: Um pouco, e já me não vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis. Em verdade, em verdade vos digo que vós haveis de chorar e gemer, e o mundo se há de alegrar; e haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria. A mulher, quando dá à luz, está em tristeza, porque chegou a sua hora, mas, depois que deu à luz um menino, já se não lembra da (sua) aflição, pelo gozo que tem, porque nasceu ao mundo um homem. Vós, pois, sem dúvida também estais agora tristes, mas eu hei de ver-vos de novo, e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos tirará a vossa alegria. E, naquele dia, não me interrogareis sobre nada. Em verdade, em verdade vos digo que, se pedirdes a meu Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Eu disse-vos estas coisas em parábolas. Mas vem o tempo em que eu não vos falarei já por parábolas, mas abertamente vos falarei do Pai. Nesse dia pedireis, em meu nome, e não vos digo que hei de rogar ao Pai por vós, porque o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que eu saí do Pai. Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas claramente, e não usas de nenhuma parábola. Agora conhecemos que sabes tudo, e que não é necessário que alguém te interrogue; por isto cremos que saíste de Deus.

Te louvamos, Senhor!


Aparição na Montanha da Galiléia. Pintado por Duccio Di Buoninsegna, 1308-11.

HOMILIA

proferida por São Jean, bispo de Saint-Denis


Qual é o evangelho de hoje? Cada vez mais, a Igreja prepara nossas almas para receber o Espírito Santo.


Você provavelmente está impressionado com esta contradição que sempre aparece em nossa vida: por um lado, Cristo diz: “Seja perfeita a sua alegria”, “Que sua oração seja respondida em meu nome” e, por outro lado, encontramos muitas vezes que não estamos na alegria, mas no desânimo, na tristeza, na angústia, no tédio, que estamos batendo na porta celestial e que nossa oração não é respondida como gostaríamos.


Por que essa contradição? Cristo nos oferece alegria e nós não a temos. Não somos cristãos, não vamos à igreja, lutando pelo bem e evitando o mal?


Antes de tudo, não damos valor suficiente em nossa oração à virtude do Nome Divino: “Tudo o que pedirdes em meu nome, o Pai vo-lo concederá”. Pois, ante o Nome de Cristo Jesus, o céu, a terra e o inferno se curvam e se prostram. Diante do Nome de Cristo Jesus, os poderes infernais estremecem.


Cristo Jesus, Filho de Deus, vem à terra! Se quisermos que este Nome manifeste sua plena eficácia para nós, devemos crer firmemente que Cristo Jesus é o Filho do Pai, descido à terra, feito homem e ressurgido com nosso corpo transfigurado à mão direita do Pai.


E Cristo continua: “O Pai vos dará a Si mesmo: não há necessidade das minhas orações, porque Ele vos ama porque me amastes”. À confissão da Verdade: o Filho de Deus, do Pai, veio entre os homens, devemos unir nosso apego, nosso amor a Cristo Jesus, servo por nós. Se observarmos esses dois movimentos da alma, o Nome de Cristo explodirá Seu poder e nossa oração será respondida.


Um dia, um paralítico foi trazido a São Serafim de Sarov. O que o santo fez? Ele perguntou ao aleijado: “Você crê que Jesus Cristo, nosso Senhor, é o Filho de Deus que desceu para nos salvar? Você acredita firmemente?”. O paralítico respondeu: “Sim, acredito sim”. “Você acredita na Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Rainha?” O paralítico respondeu: “Creio”. São Serafim disse: “Então você está curado”. E o paralítico se levantou. Assim, pela confissão de nosso ser total e pela encarnação do Nome Divino, temos cura e nossa oração é ouvida.


Mas alegria, por que não temos alegria?


Porque em nossa oração total não temos em vista o objetivo de todas as orações: o Espírito Santo. Cuidado com a armadilha! Você me dirá: “Mas eu pedi o Espírito Santo e não O senti. Pedi o Espírito Santo e não saí da angústia. Pedi o Espírito Santo e não entrei no gozo perfeito. Eu creio, invoco o Nome de Cristo e nada acontece”.


E eu, eu te responderei: “Antes de mais nada, peça de novo, peça de novo, ore, ore ao Pai para lhe enviar o Espírito Santo em Nome de Cristo”.


Em seguida: verifique a si mesmo se você ama a Cristo. Você realmente deseja ter o Espírito dentro de você, ou seu desejo e seu amor são direcionados ao seu “eu”, seu “ego”? Porque eu o proclamo, o amor de Cristo, a fé e a oração para obter o Espírito Santo não podem passar pelo nosso olhar, pelo nosso desejo, pelo nosso apego voltado e fixado no nosso “Eu”.


Considere por um único momento que você não é nada, um pouco de pó, indigno do Espírito, aniquile a idolatria do “ego” e o Espírito estará em você, no mais profundo de você. Acostume-se com este pensamento: que importa ser isto ou aquilo, estar feliz ou triste, Deus está em mim. Através desse ir além, você entrará no que é objetivo, ou melhor, verdadeiramente real.


Quando o Espírito Santo uma vez se apoderou de nossa alma, mesmo as tribulações externas, perseguições, dúvidas, preocupações, ansiedades, dificuldades, logo que Ele se assentou em nós, não pode tocar a alegria que o acompanha, porque está abaixo do “Eu”. É por isso que Ele desce à terra quando Cristo deixa fisicamente o mundo visível, para que não busquemos Sua alegria em coisas externas palpáveis, mas em Nome de Cristo imploramos que Ele descanse em nós em nossa hipóstase, no que não é nosso “eu”.


Termino com um conselho muito simples: Antes da chegada de Pentecostes, tente superar o seu "ego", desconsidere-o repetindo estas palavras sagradas e infalíveis: "Deus é minha alegria, sinto ou não, Deus é minha alegria!”. Amém.


5ème après Pâques. Mgr Jean, évêque de Saint-Denis.



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Mons. Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 ORAÇÃO

Ó Pai Celestial,

de quem procede o Espírito da Verdade,

a Fonte de toda graça e todo dom;

ouça nossas súplicas e sopre seu Espírito Santo em nossos espíritos,

concede às nossas mentes a sabedoria de Cristo, teu Unigênito,

e impregna nossos corpos com a alegria da Ressurreição.

Isto nós pedimos através do mesmo Cristo

Que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, o Consolador,

Deus pelos séculos dos séculos.

Amém.







12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page