top of page

6º Domingo depois da Páscoa

A Glória do Filho do Homem



PRAELEGENDUM (Sl. 26, 7-9)

Ouve, Senhor, a minha vós, com que clao a ti, aleluia.

O meu coração fala-te, a minha face busca-te,

procuro, Senhor, a tua face.

Não escondas de mim a tua face, aleluia, aleluia.

O Senhor é a minha luz e minha salvação,

a quem temerei?



HINO

O Bom Pastor subiu

À direita do Pai,

Mas não pode esquecer

O pequeno rebanho.


Dos esplendores eternos

Desce o fogo profético

Consagrando os Apóstolos

Arautos do Evangelho.


Vinde, Espírito Santo,

Com os divinos dons,

Tornar o povo fiel

Templo da vossa glória.


Luz da Sabedoria,

Revelai o mistério

Da Trindade Santíssima,

Fonte do eterno amor.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo, segundo São João 17, 1-8

Assim falou Jesus; depois, levantando os olhos ao céu, disse: "Pai, chegou a hora, glorifica o teu Filho, para que teu Filho te glorifique a ti, e, pelo poder que lhe deste sobre toda a criatura, dê a vida eterna a todos os que lhe deste. Ora a vida eterna é esta: Que te conheçam a ti como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Glorifiquei-te sobre a terra; acabei a obra que me deste a fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha em ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens, que me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. Agora sabem que todas as coisas que me deste, vêm de ti, porque lhes comuniquei as palavras que me confiaste; eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu sai de ti e creram que me enviaste.


Te louvamos, Senhor!


Cristo em Majestade. Iluminura do séc. XII. Alemanha, S. (Ottobeuren).

HOMILIA

Padre Grégoire Bertrand-Hardy


“Quando vier o Consolador, o Paráclito, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim; e vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio” (Jo 15, 26-27-16,1-4).


Neste domingo situado entre a Ascensão, quando celebramos a ascensão de Cristo com nossa natureza em direção ao Pai, e Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre todos os discípulos reunidos em um só lugar, a Igreja nos convida a trazer nosso olhar para o terceira pessoa da Trindade: o Espírito Santo, que, em sua manifestação, é chamado por muitos outros nomes: Paráclito, Consolador, Reino de Deus, Reino, Espírito da Verdade...


Falamos muito do Filho, que se fez Homem para nossa salvação, mas pouco falamos do Espírito Santo, Aquele que completa e coroa, Aquele que torna presente a presença de Cristo, Aquele por quem temos a possibilidade de chamar Deus: Pai. Compreendamos também a dupla ação divina: o Filho, pessoa divina, é cabeça do Corpo que é a Igreja e este corpo é VIVIFICADO pelo Espírito Santo, outra pessoa divina.


O texto do Evangelho desta manhã é a base do ensinamento da Igreja Ortodoxa: o Espírito procede do Pai, fonte de toda divindade.


Temos outros textos evangélicos sobre o Espírito Santo unido ao Filho e OUTROS que não Ele. “Rogarei a meu Pai”, disse Cristo, “que o Espírito desça sobre vós…” e “Se testifico de Mim mesmo, meu testemunho não tem valor…”


Ninguém pode testemunhar por si mesmo, é verdade em um tribunal humano, mas é o mesmo na lei espiritual. Os testemunhos dos apóstolos são indispensáveis ​​porque são “outros” do Filho. O Espírito Santo, da mesma forma, sendo Deus, deve ser 'diferente' do Filho. Ambos extraem sua existência do Pai e, como dois raios emitidos diferentemente dEle, testificam um do outro. São, como diz Santo Irineu, as duas mãos do Pai.


Quando o Espírito desce no Pentecostes, Ele recorda tudo o que o Filho realizou. O Espírito fala do Filho, o Filho fala do Pai, o Pai envia o Espírito em nome do Filho.


Esta é a verdade trinitária, o que significa que este é também o modelo do mundo e em particular do homem, criado à imagem e semelhança de Deus. Também nós somos, portanto, chamados a deixar a nossa vida solitária centrada no eu, para redescobrir a verdadeira vida que é trinitária, isto é, como acabei de dizer, voltada para o outro. Este Outro é Deus, mas também é nosso próximo. É o fim do egocentrismo, o fim deste eu tirânico para, deixando-se, alcançar a vida em Deus pela caridade. “Onde estão a caridade e o amor, aí está Deus”.


Por fim, creio que devemos insistir na VERDADE, porque hoje em dia há uma grande confusão nesta área, tanto porque as grandes ideologias que reivindicavam a Verdade se desmoronaram uma após a outra, mostrando assim que não eram a Verdade, mas também porque depois dessa falência das ideologias desenvolvem-se angústia e preocupação diante de um mundo desconcertante e incerto.


A resposta às nossas perguntas encontra-se no Evangelho: “O Espírito da Verdade, quando vier, vos guiará em toda a Verdade”. Cristo revelou a Verdade: muito mais revelou que a Verdade não é uma ideologia, uma construção de pensamento ou uma noção abstrata. Não! Ela é uma PESSOA VIVA, a mesma que criou o COSMOS. Quando Jesus diz: 'Eu sou a Verdade', Ele nos indica a unidade misteriosa que reina entre Ele e o Espírito Santo, bem como a ação comum indissolúvel dessas duas pessoas: a 2ª Pessoa, o Filho, que é a Verdade, e a 3ª Pessoa que é o Espírito da Verdade. Portanto, quando somos abertos pelo Espírito Santo à ação divina no mundo criado, comungamos com a Verdade.


O conhecimento da Verdade, que é o conhecimento da consubstancialidade da Trindade – isto é, da unidade na diversidade das pessoas divinas – realiza-se pela graça do Espírito Santo. A vida cristã, isto é, a vida na Verdade, é dirigida pelo Espírito Santo. É Ele quem ensina o que dizer (Lc 12, 11-12). É então que também nós podemos dar testemunho (martírio) de Cristo porque o Espírito Santo o torna presente para nós. Ele nos torna irmãos de Cristo intercedendo por nós e em nós junto ao Pai.


Mas este testemunho valerá para as perseguições dos discípulos (passados ​​e presentes): “Eles os excluirão das sinagogas”, porque o mundo ainda não pode receber a plenitude da revelação do Espírito. O Antigo Testamento foi a revelação do Pai, o Novo Testamento é a revelação do Filho. O conhecimento do Espírito como consolador, Paráclito ainda é muito parcial.


Há momentos privilegiados como o Pentecostes mas em geral, tanto na vida da Igreja como na nossa vida pessoal, depois da imensa alegria do início da vida espiritual, chega o tempo do tédio e do cinzento diário. Porque isso? Porque tanto na Igreja terrena (não estou falando dos santos que são a Igreja celestial) como em cada um de nós na terra, conhecemos apenas de maneira muito incompleta, confusa e obscura o Espírito Santo como pessoa.


Não pode ser de outra forma: o conhecimento do Espírito Santo tornaria tudo criado inteiramente pneumatóforo, inteiramente divinizado. Então a história terminaria, a plenitude do tempo seria cumprida.


Mas este é o caminho em que estamos.


À Trindade indivisível e consubstancial, Pai, Filho e Espírito Santo, seja a honra, a glória e a adoração pelos séculos dos séculos. Amém.


Dimanche, Octave de l’Ascension.

O arcipreste Grégoire Bertrand-Hardy, que adormeceu em 24 de maio de 2006, fundou a paróquia de Saint-Germain-et-Saint-Cloud em Louveciennes em outubro de 1977, com sua esposa Odile e alguns amigos que ainda estão presentes na comunidade.


🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Mons. Gregório de Arles e de toda a Igreja da Gália, por nosso bispo Jonas, exarca do Brasil, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 ORAÇÃO

Deus onipotente,

fazei-nos exultar em santa alegria e em filial ação de graças,

porque a ascensão de Cristo, vosso Filho, é a nossa esperança:

tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça,

para aí nos chama como membros do seu Corpo.

Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo,

pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 Santos do dia



Capela de Santo Hospitaleiro. Saint-Jean-Cap-Ferrat, Nice, França.

Santo Hospitaleiro [Saint Hospitius (em francês, Saint Hospice e antigamente Saint Sospis)] (+580) foi um recluso francês que, segundo a tradição, havia sido monge em seu Egito natal no início do século VI. Ele imigrou para a Gália e retirou-se para uma torre em ruínas , situada na península de Cap Ferrat, algumas milhas a leste de Nice .

As pessoas dos arredores o consultavam com frequência; ele os avisou em uma ocasião, por volta do ano 575, de uma incursão iminente dos lombardos. St Hospitaleiro foi capturado por esses invasores, mas sua vida foi poupada. Fez um milagre a favor de um dos guerreiros, que se converteu, abraçou a vida religiosa e era conhecido pessoalmente de São Gregório de Tours. Foi dele que São Gregório, a quem devemos os parcos detalhes da vida do santo, soube das austeridades e numerosos milagres do recluso. São Hospitaleiro previu sua morte e foi sepultado por seu amigo Austadius, bispo de Cimiez. São Hospitius morreu em Cap Ferrat, perto de Villefranche-sur-Mer, no departamento de Alpes-Maritimes.



Santa Isberga (Gisella) Abadessa em Artois (+810).

Na data de hoje, dedicada no Oriente à festa do Sacro Imperador Constantino I Magno e sua mãe Helena, a figura de Santa Isberga, irmã do primeiro Sacro Imperador Romano Carlos Magno, é lembrada no Ocidente. Única irmã do imperador Carlos Magno se chamava Gisella e era na verdade abadessa de um mosteiro perto de Soissons.

O culto de Isberga é inquestionavelmente antigo e apoiado por documentação suficiente, mesmo que sua figura nunca tenha desfrutado de uma popularidade comparável à de outros personagens reais europeus.



São Teobaldo, bispo de Viena (+1001).

Bispo de Viena na Gália por meio século, parente dos reis da Borgonha, dedicou sua fortuna a libertar os servos de sua diocese. Ele preside um concílio em Anse reunindo os bispos das províncias de Lyon, Vienne e Tarentaise (994). Impôs ao clero que levem o santo viático aos moribundos que o pedirem.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page