top of page

A Encarnação do Senhor

Memória da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo

(Festa celebrada no 6º Domingo do Advento, conforme o Calendário Litúrgico Galicano).



Hoje é o começo da nossa salvação

e a manifestação do eterno mistério:

o Filho de Deus torna-se Filho da Virgem

e Gabriel anuncia a graça.

Com ele aclamamos, pois, à Mãe de Deus:

Ave, ó cheia de graça, o Senhor é contigo!



HINO


Já as sombras se dissipam,

Já a aurora se levanta:

Para ser mãe de seu Filho,

Deus escolhe a Virgem santa.


Uma nova humanidade

Sobre o pecado se eleva:

Bendita a Virgem Maria,

Que aceitou ser nova Eva.


Ave Maria, Senhora,

Cheia da graça de Deus:

Pelo teu sim generoso,

Abriste as portas dos Céus.


Glória seja dada ao Pai

E ao Filho que enviou

E pelo Espírito Santo

Na Virgem Mãe encarnou.



📖 EVANGELHO de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 26-38


Naqueles dias, (estando Isabel) no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, que se chamava José, da casa de Davi; o nome da Virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres, E ela, tendo ouvido estas coisas, turbou-se com as suas palavras, e discorria pensativa que saudação seria esta. E o anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de JESUS. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará sobre a casa de Jacó eternamente; e o seu reino não terá fim. E Maria disse ao anjo: Como se fará. isso, pois eu não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E, por isso mesmo, o Santo, que há-de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; porque a Deus nada é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.


Te louvamos, Senhor!



HOMILIA

proferida por São Leão Magno, séc. V


O mistério da nossa reconciliação


A humildade foi assumida pela majestade, a fraqueza pela força, a mortalidade pela eternidade. Para saldar a dívida da nossa condição humana, a natureza impassível uniu-se à nossa natureza passível, a fim de que, como convinha para nosso remédio, o único mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo, pudesse ser submetido à morte como homem e dela estivesse imune como Deus.


Numa natureza perfeita e integral de verdadeiro homem nasceu o verdadeiro Deus, perfeito na sua divindade, perfeito na sua humanidade. Por «nossa humanidade» queremos dizer a natureza que o Criador desde o início formou em nós e que Ele assumiu para a renovar.


Mas daquelas coisas que o Enganador trouxe e o homem enganado aceitou, não há nenhum vestígio no Salvador; nem pelo fato de se ter irmanado na comunhão da fragilidade humana Se tornou participante dos nossos delitos.


Assumiu a forma de servo sem mancha de pecado, elevando a humanidade, não diminuindo a divindade: porque aquele aniquilamento pelo qual o Invisível se fez visível, e o Criador e Senhor de todas as coisas quis ser um dos mortais, foi uma condescendência da sua misericórdia, não foi uma quebra no seu poder. Por isso Aquele que, na sua condição divina, fez o homem, assumindo a condição de servo fez-Se homem.


Entra portanto o Filho de Deus na baixeza deste mundo, descendo do trono celeste, mas sem deixar a glória do Pai; é gerado e nasce, de modo totalmente novo.


De modo novo, porque, sendo invisível em Si mesmo, torna-Se visível na nossa natureza; sendo incompreensível, quer ser compreendido; existindo antes do tempo, começa a viver no tempo; o Senhor do Universo toma a condição de servo, obscurecendo a imensidão da sua majestade; o Deus impassível não desdenha ser um homem passível, o imortal submete-Se às leis da morte.


Aquele que é Deus verdadeiro é também verdadeiro homem; e não há ficção alguma nesta unidade, porque n’Ele é perfeita respectivamente a humildade do homem e a grandeza de Deus.


Nem Deus sofre mudança com esta condescendência da sua misericórdia, nem o homem é destruído com a elevação a tão alta dignidade. Cada natureza realiza, em comunhão com a outra, aquilo que lhe é próprio: o Verbo realiza o que é próprio do Verbo, e a carne realiza o que é próprio da carne.


A natureza divina resplandece nos milagres, a humana sucumbe nos sofrimentos. E assim como o Verbo não renuncia à igualdade da glória paterna, assim também a carne não perde a natureza do gênero humano.


É um só e o mesmo – não nos cansaremos de repeti-lo – verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem.


É Deus, porque no princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus; é homem, porque o Verbo Se fez carne e habitou entre nós.


Das Cartas de São Leão Magno, papa de Roma

(Epist. 28 a Flaviano, 3-4: PL 54, 763-767) (Sec. V)



⚠ Sobre a data da festa da Anunciação

por Mons. Gregório, bispo de Arles e Primaz da Igreja Ortodoxa da Gália


O estabelecimento da Festa da Anunciação [lat. Annuntiatio sanctæ Mariae], a data de 25 de março está relativamente atrasada; esta data foi imposta em todos os lugares apenas em 692 no Concílio de Trullo (cânon 52) [1].


- Por que esta data?

Um cálculo simples permite entender que 25 de março está a nove meses de 25 de dezembro, data em que celebramos o nascimento de Cristo.


É, portanto, com o objetivo óbvio de afirmar a natureza humana de Jesus que se teria apelado para esta data “biológica”.


No entanto, o estabelecimento da Festa de Natal em 25 de dezembro só data do século IV – no mínimo. Em Roma em 337, em Antioquia em 377, em Constantinopla em 380, em Alexandria em 432 e em Jerusalém por volta de 450…


Esta data de 25 de dezembro foi escolhida para competir com a festa pagã do solstício (conhecida como “Sol invictus”) seguida pelos 5 dias da Saturnália durante os quais se multiplicaram os excessos imorais, em particular em Roma.


- O que era antes (antes de 692)?

Certamente a comemoração da Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria é muito mais antiga e, embora Santo Agostinho já soubesse a data de 25 de março sobre este assunto, os livros litúrgicos ocidentais nos dão outras datas... com base em outras considerações que não a mera biologia.


Na Espanha, até tempos relativamente recentes (século XI), a festa era celebrada em 18 de dezembro sob o título “dies sanctæ Mariæ” [dia de Santa Maria] [2].


Em Milão a comemoração da Anunciação é atribuída ao 6º Domingo do Advento, o mesmo em Aquileia [3] e na Campânia (sul da Itália).


Em Ravena São Pedro Crisólogo (bispo de 433 a 451) nos atesta em uma homilia que a Anunciação a Maria pelo Arcanjo Gabriel foi celebrada em 24 de dezembro, vigília da Natividade.


Na própria Roma, o evento do Evangelho foi comemorado na liturgia da Quarta-feira das Quatro Têmporas do Advento (quarta-feira da última semana do Advento).


Para a própria Gália, não temos evidências diretas. Sabemos apenas, através de São Gregório de Tours (bispo de 573 a 594), que no dia 18 de janeiro se celebrava uma festa de Santa Maria [4].


No entanto, não sabemos qual foi a festa mariana [5]. O Missal de Bobbio também menciona uma festa mariana durante o mesmo período (ou seja, no tempo após a Epifania). No entanto, pode-se inferir do calendário de outras festas que a Gália seguiu um sistema semelhante ao de Milão e da Espanha e que a festa da Anunciação foi celebrada ali como em toda a área "de uso galicano", durante o período do Advento perto de Natal.


Também é interessante notar que o rito bizantino comemora a Virgem Maria durante a oitava da Natividade sob o título “Sinaxe da Mãe de Deus”.


Atualmente a Anunciação é celebrada em 25 de março; esta solenidade cai sempre durante a Grande Quaresma - e às vezes até durante a Semana Santa - o que não deixa de colocar problemas litúrgicos, tanto ao nível dos textos (sem Aleluia) como ao nível do espírito que preside a esta festa.


A paróquia de Montpellier (Castelnau-le-Lez), por exemplo, sob o nome de Anunciação, celebra a sua festa paroquial a maior parte do tempo durante o período de jejum... o jejum é quebrado no meio da Quaresma (o que é natural…).


Quando o dia 25 de março cai durante a Semana Santa (ou mesmo a Páscoa!), o liturgista encarregado do calendário litúrgico deve fazer acrobacias para adiar esta festa para a semana seguinte e encontrar uma data para ela que esteja de acordo com sua “dignidade”…


Por todas as razões acima, para estar no próprio espírito de nosso rito galicano e estar de acordo com nosso princípio de sempre ser fiel aos costumes de nossos primeiros pais, pareceu-nos necessário mudar permanentemente a festa da Anunciação para o 6º Domingo do Advento.


O que faremos a partir de domingo, 23 de dezembro de 2012.


Os textos do Advento a serem reimpressos em 2012 levarão em conta essa mudança.


La date de la fête de l’Annonciation, par l'évêque Grégoire.

______

[1] O Concílio Quinissexto foi um concílio da igreja realizado em 692 d.C. em Constantinopla sob Justiniano II. Ele é também conhecido como Concílio de Trullo pois ele foi realizado na mesma sala com domo onde o Terceiro Concílio de Constantinopla (o sexto concílio ecumênico) tinha se realizado. Tanto o Segundo Concílio de Constantinopla (o quinto ecumênico) quanto Terceiro não emitiram nenhum cânone sobre a disciplina e este concílio teve como objetivo resolver esta questão, "completando" assim o trabalho de ambos. Por isso o nome "Quinissexto" (em latim: Concilium Quinisextum; Penthekte Synodos em grego koiné), ou seja, o "Concílio Quinto-Sexto". Compareceram 215 bispos, todos do oriente. Councils of Constantinople. The canon of the Council in Trullo.



[3] Péricopes des Evangiles, de l'évêque Fortunat 628-663.


[4] Grégoire de Tours, De gloria martyrum 1,9.


[5] O Sacramentário do Outono (Missale Gothicum) e o Lecionário de Luxeuil chamam esta celebração de "Depositio Sanctæ Mariae" por isso seria a Dormição-Assunção.



🙌🏼 PRECES

Oremos confiadamente ao Eterno Pai, que por meio do Anjo anunciou a Maria a nossa salvação, e digamos-Lhe:


R.: Dai-nos, Senhor, a vossa graça.


Vós que escolhestes a Virgem Maria para ser Mãe de vosso Filho,

— tende compaixão de todos os que esperam a sua redenção.


Vós que por meio do Anjo Gabriel anunciastes a Maria a alegria e a paz,

— dai ao mundo inteiro a alegria da salvação e a paz verdadeira.


Vós que, pela aceitação de vossa Serva e por obra do Espírito Santo, fizestes que o Verbo habitasse entre nós,

— disponde os nossos corações para receber a Cristo como a Virgem Maria O recebeu.


Vós que exaltais os humildes e saciais os famintos,

— dai ânimo aos abatidos, socorrei os necessitados e ajudai os moribundos.


Deus de infinita majestade, que realizais obras maravilhosas e para quem nada é impossível,

— ressuscitai os defuntos no último dia.


Pai nosso...



🙏 ORAÇÃO

Ó Senhor Jesus Cristo, Verbo feito carne, Vós que nascestes pela operação do Altíssimo no seio de uma virgem, sem abrir a porta do corpo materno, lança um olhar favorável sobre vosso povo nesta solenidade. Permita que nossos corações penetrem em seu mistério: digna-te ser o único guardião de tua obra e de seu eterno habitante, ó Tu que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.


 

😇 Santos do Dia


São Hermelando, [Hermeland, Erbland ou Herblain] abade de Indre (✝ 718).

Vindo de uma família nobre de Noyon na Picardia, foi criado na corte do Rei Clotário III. Então ele entrou na Abadia de Saint Wandrille. Colocado à frente de uma dúzia de monges, fundou um centro de oração na ilha de Indre, no Loire, não muito longe de Nantes, França. Esta ilha foi submersa por mudanças no curso do rio.


São Tykhon, Patriarca de Moscou e toda a Rússia (✝ 1925).

Deus confiou a ele o encargo da Igreja Russa em um momento conturbado. Ele havia seguido o curso de estudos eclesiásticos. Seu caráter afável e humilde fizeram dele um bispo aos trinta e dois anos. Enviado pela primeira vez para a América do Norte, ali demonstrou grande zelo missionário. Bispo de Yaroslav no início da Revolução Russa, ele foi eleito patriarca pelo Santo Sínodo, que restaurou o patriarcado após seu desaparecimento por dois séculos, abolido por Pedro, o Grande. Ele soube ajudar seu povo nesse período em que tantas profanações, prisões e assassinatos devastaram a Igreja. Ele sempre pregou o perdão e a reconciliação, mesmo na época do cisma da 'Igreja viva'. Preso e depois solto, defendeu a Igreja até o fim, proferindo estas palavras: "A noite será longa, escura, escura..."

"Um homem de profunda compaixão, Tykhon (1865-1925) optou pela vida monástica. Dotado de grande aptidão para o diálogo com católicos e protestantes, planejou caminhos de unidade, que ele quase conseguiu realizar com os anglicanos. Tykhon em 1917 tornou-se Metropolita de Moscou e presidiu o concílio da Igreja Russa, que restaurou o título de patriarca, conferindo-o ao próprio Tykhon. Embora ele não estivesse envolvido na política, ele confortava seus seguidores, membros de uma Igreja condenada ao martírio. A jornada do patriarca foi uma longa provação." (Fonte: Diocese de Marselha).

O Patriarca Tikhon foi canonizado como confessor da fé no Conselho dos Bispos da Igreja Ortodoxa Russa em 9 de outubro de 1989.

(Memorial de São Tikhon, Patriarca de Moscou e Confessor da Fé )


“A Igreja não foi feita para que aqueles que se reúnem sejam separados, mas para que aqueles que estão separados sejam unidos.”

- São João Crisóstomo


São Dimas o Bom Ladrão que, na cruz, reconheceu Jesus como o Messias (século I).

Ele confessou Cristo na cruz e, por isso, ele é o primeiro santo canonizado: "Estarás comigo no paraíso" (Lucas 23, 43), disse Cristo a ele antes de morrer.





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page