top of page

Domingo de Ramos

🌿 Entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém



PRÆLEGENDUM

Alegre-se, ó povo de Sião!

Exulte, ó preciosa Jerusalém!

Vejam, seu rei está chegando;

ele é justo e vitorioso,

mas também é humilde e vem montado num jumento. (Zc.9,9).



Hino

Eterno Sacerdote, que hoje alçado

Na grande ara da Cruz onde morrestes,

A Deus em sacrifício oferecestes

A Vós mesmo, em amor todo abrasado.


Supremo Rei, não de ouro coroado,

Mas de cruéis espinhos, que escolhestes,

Que por Senhor dos reinos que vencestes

No trono dessa Cruz estais jurado.


Guerreiro Senhor, que assim ferido

Com a lança que ao ombro levantastes,

A morte que morreis tendes vencido.


Entrai, Senhor, nesta alma que buscastes

E nela para sempre recolhido

Os títulos tomai que hoje ganhastes.



📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 12, 1-16


Naqueles seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde tinha morrido Lázaro, que Jesus ressuscitou. E deram-lhe lá uma ceia; e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então tomou Maria uma libra de bálsamo feito de nardo puro de grande preço, e ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e a casa ficou cheia de perfume do bálsamo. Então Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar, disse: Porque se não vendeu este bálsamo por trezentos dinheiros, e se não deu aos pobres? Disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão, e, tendo a bolsa, roubava o que se lançava nela. Mas Jesus respondeu: Deixai-a, que ela reserve isto, para o dia da minha sepultura; porque sempre tendes os pobres convosco, mas a mim não me tendes sempre. Soube, pois, uma grande multidão de Judeus que Jesus estava ali; e foram lá, não somente por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado dos mortos. Porém os príncipes dos sacerdotes deliberaram matar também Lázaro, porque muitos, por causa dele, separavam-se dos Judeus, e criam em Jesus. E, no dia seguinte, uma grande multidão de povo, que tinha ido à festa, ouvindo dizer que Jesus ia a Jerusalém, tomaram ramos de palmas, e saíram ao seu encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel. E Jesus encontrou um jumentinho, e montou em cima dele, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião; eis que o teu Rei vem montado sobre um jumentinho. A princípio os seus discípulos não compreenderam estas coisas, mas, quando Jesus foi glorificado, então lembraram-se de que estas coisas tinham sido escritas dele, e que eles mesmos tinham contribuído para o seu cumprimento.


Te louvamos, Senhor!


Entrada de Jesus em Jerusalém. Ícone copta.

Homilia

São João, bispo de Saint-Denis, 1963.


Passo a passo para a vida de Cristo


No limiar da Semana Santa, seguiremos liturgicamente a vida de Cristo passo a passo.


Fiquei impressionado com uma frase durante as laudes, expressão de um dos versos eclesiásticos intercalados no hino dos três jovens: "O lago sem água da ignorância". E, ouvindo as canções que se seguem no culto, descobri que, se prestarmos atenção, descobriremos ensinamentos maravilhosos, mesmo à parte da essência da morte e ressurreição de nosso Deus Salvador. Assim, amanhã, por exemplo, durante a Missa dos pré-santificados, Jó gritará em sua dor que Cristo é o olho: "meu olho chorando diante do Todo-Poderoso" (Jó 42, 5-6). Esta frase já poderia servir para a meditação de um ano inteiro; um ser desesperado, angustiado, é: “meu olho chorando diante do Todo-Poderoso”. E temos tantas outras palavras, tantos outros ensinamentos! Esta noite, surgirá o símbolo da figueira amaldiçoada. Gostaria tanto de citar muitas passagens da Sagrada Escritura ou poesia eclesiástica... Por isso, meus amigos, antes de falar do significado desta estranha solenidade que é o Domingo de Ramos, gostaria de despertar em vocês o desejo de participar plenamente, tanto e mais quanto puder, nos ofícios da Grande Semana.


Domingo de Ramos! Os povos, pela boca das crianças, proclamam Cristo o único e legítimo Rei. Essa realeza confunde os governos, os príncipes, os fariseus, os líderes, os políticos: se Cristo é realmente Rei legítimo, os romanos virão e invadirão Jerusalém. Ele é nomeado Rei legítimo pela multidão de Jerusalém, mas o apóstolo João é lúcido e explica que Ele é recebido como Rei não porque seja humilde e manso de coração e pacífico, mas porque ressuscitou Lázaro, mostrando seu poder de Criador e de Deus.


Esta atitude utilitarista da multidão pode parecer-nos desanimadora, e imediatamente nos ensina uma lição: 80%, senão 90% dos crentes vêm a Deus, à Igreja, à oração, por utilitarismo: para salvar suas almas, obter uma bênção, uma graça ou qualquer alívio. Não os critique. Se nosso Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores foi e é proclamado nosso Rei pacífico, é em virtude desse sentimento de interesse próprio no homem. Crentes do século 20, não sejam pretensiosos, não exija de seus irmãos uma religião desinteressada. Esse tipo de conduta é bom para salas de estar; a maioria dos homens é de natureza egoísta, espiritual ou materialmente. Não conte nem com a sua estabilidade, nem com a do próximo, porque hoje você gritará: “Hosana no mais alto dos céus!" e amanhã talvez: "Crucifica-o!" O mesmo homem, em sua vida, pode mudar, não apenas para o mal, mas para o bem; o que é maravilhoso é que alguém que caiu muito baixo pode se levantar novamente e proclamar: "Hosana nas alturas, bendito seja o Filho de Davi!".


A lição triunfal de Jerusalém mostra-nos a instabilidade das multidões humanas e a estabilidade do pensamento divino: vim para combater a morte. Considere as palavras instrutivas de João: “Agora é o julgamento deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo” (Jo 12,31). O inimigo chegou, ele será expulso. Você sabe a diferença entre antes e depois de Cristo? Antes dele, o príncipe deste mundo estava legitimamente entre nós, mas Cristo Rei se levanta, destrona o impostor e, se o diabo ainda pode nos tentar ao extremo, fica do lado de fora, o centro é habitado por Cristo: "Visitante de nossos corações", como diz a antiga oração galicana.


Lembre-se sempre nas piores provações, das possessões diabólicas violentas, lembre-se sempre que sendo enxertado em Cristo, seu coração está cheio dEle, e que Ele não o abandona, mesmo que você não o sinta; Ele está aí, em você, Ele habita em você, Ele entrou no túmulo do seu coração como na manjedoura do seu coração, Ele se instalou, Ele despojou Satanás, e se o diabo é solto, é para fora, Satanás foi lançado fora.


Estranho Domingo de Ramos! Nosso Salvador é proclamado Rei, Ele veio a Jerusalém para travar a batalha contra a morte, e eis que este Rei que em breve irá travar esta batalha está sozinho para lutar. A multidão o deixará, os apóstolos o deixarão, os anjos não virão a ele. Sozinho, Ele salvará a todos e a tudo. Por quê ? Por que Cristo quis ser o único Salvador? Por que Ele não chamou em Seu auxílio o incorpóreo e os querubins? Por que Ele não chamou os seres humanos superiores, Adão, Moisés, Elias? Por que Ele está sozinho contra o inimigo? Porque – e por isso Ele estava “perturbado” – Ele não estava apenas oferecendo sua morte, mas o que Ele estava realizando: abnegação absoluta, era terrível. Ele bebeu toda a ignomínia do mundo. Ele, a Vida, provou a morte, Ele, o Santo foi manchado por todos os nossos pecados, Ele, o Cordeiro, tomou sobre si todas as reprovações e não quis que ninguém, nenhuma criatura participasse dessa abnegação absoluta. Nossos martírios são martírios de doçura, porque quando morremos por Cristo, quando sofremos torturas por Cristo, males, calúnias exteriores e interiores, temos Cristo. Aceitamos o sofrimento, mas não o pecado. Aceitamos o sofrimento, mas não o cálice do Getsêmani. E todos os sofrimentos do mundo, ao lado dos sofrimentos de Deus-Homem, tornam-se leves, porque não somos nem deuses nem santos, não podemos nem nos horrorizar com o pecado como Ele... porque estamos acostumados ao pecado.


Ele queria seguir em frente sozinho para salvar a todos.


Leão, Papa de Roma, repete este paradoxo: “Atacou a morte, não como Deus, mas como homem”. Quando ouvimos João nos dizer no Evangelho de hoje que Cristo está perturbado, é porque Ele cortou sua humanidade do poder de sua divindade. Daí o seu clamor na Sexta-feira Santa: “Eli, Eli…” (Mt 27,46 e Sl 22,2). Livremente, Ele quis ser abandonado por sua própria Divindade para que o inimigo não acusasse aqueles que agem e agirão por seu poder. Livremente, Ele quis travar a maior batalha nesta fraqueza humana, dizendo-nos: "eu venci, mas em mim você venceu, porque eu sou seu Filho, o Filho do Homem!"


Paro, porque meus olhos já estão no Sábado Santo, já posso ver essa alegria brotando do inferno sufocada em sua avareza, queimada na inocência da Vítima, quando o diabo reconheceu em Cristo o Filho de Deus.


Amém!


Pas à pas, la vie du Christ. Homélie de Mgr. Jean, évêque de Saint-Denis (1963).



🙌🏼 Litania pela Igreja

Digamos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito: Senhor, escuta-nos e tem piedade de nós: Kyrie eléison!


Pela paz que vem do alto, a tranquilidade dos tempos, pela santa Igreja que se estende até os confins da Terra, e pela união de todos, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelo nosso bispo Primaz, Gregório, por nosso bispo Jonas, por todos os bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, e por todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo.

- Kyrie eléison!


Por este santo templo, por esta cidade e seus habitantes, pelo nosso amado país Brasil protegido por Deus, seu governo e força de segurança, para que Deus lhes conceda sabedoria, e que assim vivamos em paz, na justiça e liberdade, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos magistrados, monges, virgens, viúvas e órfãos, por todas as famílias, pelos que sofrem sobrecarregados por trabalhos pesados, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por tempos pacíficos, pela fecundidade dos campos, abundância dos frutos da terra e pela salubridade do ar, do solo, da água e do espaço, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos penitentes, catecúmenos, pelos que buscam a Deus sem poder, contudo, nomeá-lo, pelos que ainda não o buscam e resistem à sua graça, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos confessores do bendito Nome de Cristo, pelos perseguidos, pelos torturados e pelos que torturam; por nossos benfeitores, por nossos irmãos e irmãs ausentes, pelos viajantes em perigo e pelo feliz regresso de todos, pelos que sofrem enfermidades, (em particular por NN. ...) e pelos que estão atormentados pela tristeza, angústia e espíritos impuros, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Por nossos pais e irmãos falecidos que repousam piedosamente aqui e em toda parte do mundo, (em particular, por NN. ...) e por todos os nossos irmãos e irmãs falecidos, para que recebam o perdão de seus pecados e a vida eterna no reino dos céus, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pos aqueles que perderam suas vidas, vítimas da guerra, por aqueles que estão feridos na carne e no espírito pelos conflitos entre nações, para que Deus os conforte, cure suas feridas e nos restabeleça a paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Pelos líderes e governantes das nações, para que o Espírito possa abrir seus olhos e corações e os inspire a tomar decisões justas e propícias à paz, oremos ao Senhor.

- Kyrie eléison!


Para que nos cumule de sua graça por intercessão da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, de São João Batista, o Precursor, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos, dos apóstolos, mártires e confessores, de São Nicolau de Mira, padroeiro de nossa Fraternidade, de São João, bispo de Saint-Denis, patrono de nossa Igreja, e de todos os santos, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos conceda o perdão e a remissão de nossos pecados e culpas e uma morte cristã e pacífica, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Para que nos guarde na santidade e na pureza da fé católica ortodoxa, supliquemos ao Senhor!

- Concede, ó Senhor!


Digamos todos, com todo o nosso coração e de todo nosso espírito:

Kyrie eleison, Kyrie eleison, Kyrie eleison!


Pai Nosso...



🙏 Oração conclusiva

(Cf. Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)


Aumenta a fé, Senhor, daqueles que esperam em Ti, e digna-te a ouvir as orações daqueles que te invocam. Que sua misericórdia desça abundantemente sobre nós. Abençoe a sua Igreja e faça com que nós, que carregamos essas palmas e esses ramos de oliveira, vá diante de Cristo e entre na alegria eterna de sua ressurreição, Ele que é Deus, vive e reina convosco e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 Santos do dia


Santa Maria, a Egípcia. Penitente no Egito (+421)

No deserto perto de Jerusalém estava o túmulo de uma eremita, uma solitária. Em torno deste fato histórico formou-se uma das hagiografias mais populares dos primeiros séculos. Maria teria sido uma cortesã de Alexandria. Um grupo de peregrinos da Líbia estava indo para a Terra Santa. Ela os acompanhava por motivos profissionais. Chegada em frente ao Santo Sepulcro de Cristo, não pôde entrar. Incomodada, ela se prostra diante de um ícone da Mãe de Deus e implora que ela seja admitida na igreja para venerar ali a cruz. A Mãe de Deus obtém tanto a entrada de Maria no Santo Sepulcro como a sua conversão. Maria então vai para o deserto onde viverá, penitente, quarenta e sete anos, dizem, com apenas alguns pães de vez em quando. Morreu por volta de 421.

Fonte: Nominis.

Aqui nesta página, há um relato de sua vida: A vida de nossa Mãe, Maria do Egito.



Santa Teodósia, mártir em Cesaréia da Palestina (+ 308)

Originalmente de Tiro, ela ajudou os prisioneiros que haviam confessado o Nome de Cristo e esperavam acorrentados para comparecer ao tribunal. Ela foi presa por sua vez, torturada e depois jogada ao mar. Todos aqueles que ela apoiou foram condenados às implacáveis ​​minas de cobre de Feno, um longo e doloroso martírio.


São Nizier, bispo de Lyon (+573)

Nizier (Nicetius) nasceu na Borgonha (ou Genebra) em 513, em uma família senatorial. Seu pai renunciou ao bispado de Genebra. Na juventude, foi curado de um tumor facial por intercessão de São Martinho de Tours. Era sobrinho de São Sacerdos, bispo de Lyon... Ordenado sacerdote por volta de 543 por São Agrícola, bispo de Chalon-sur-Saône, tornou-se bispo de Lyon em 16 de fevereiro de 552 e assim sucedeu seu tio que havia solicitado sua nomeação pelo rei. Ele preside um concílio em Lyon em 567 das províncias de Lyon e Vienna. Nesta ocasião teria recebido o título de Patriarca. Ele luta para colocar os clérigos sob uma única jurisdição eclesiástica... Ele é o 'amigo da concórdia e da paz' ​​e venerado por sua generosidade para com os pobres de seu tempo.

Fonte: Nominis.



Alguns registros de nossa Divina Liturgia Eucarística deste Domingo dos Ramos.

Neste dia também, a irmã Keinara foi recebida em nossa comunidade, professando a fé ortodoxa através do rito da Confirmação (Santo Crisma).



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page