top of page

Festa da Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus

Neste Domingo, 15 de Agosto, comemoramos a Festa da Dormição da Virgem Maria, e sua gloriosa Assunção.



📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 11, 27-28


Naqueles dias, enquanto Jesus falava, uma mulher na multidão gritou: “Feliz é sua mãe, que o deu à luz e o amamentou!”.

Jesus, porém, respondeu: “Ainda mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.


Glória a Ti, Senhor! Glória a Ti!

Ícone da Dormição da Virgem Maria, Rússia, metade do século XIX

🌿 Homilia da Dormição

de São João de Saint-Denis, 1958.


Qual é o lugar da Virgem Maria no plano da Salvação? Há algo surpreendente no ensinamento da Igreja, que ao lado do Salvador, Deus manifestou, Aquele que criou tudo, sem o qual nada foi feito, há uma Virgem, uma filha, uma esposa, uma mãe, ao lado do Deus transcendente há uma criatura, uma mulher. Aceite por um momento a Revelação cristã sem Maria.

Em que você pensa, o que é que esta ideia evoca em você? O senhor responde: Sem Maria, a Igreja é desencarnada. O que significa esta mulher?


Mulher: Não há nada em comum entre esta mulher criada e este Deus. "Mulher, que há entre mim e ti?" disse Cristo na festa de casamento em Caná à sua mãe, Maria. "Mulher, eis o teu filho", disse Ele mais tarde na cruz, apontando para João e Maria. Ele, o Filho do Homem, o Filho de Deus, diz: Mulher. O que é que esta Maria, esta Eva, esta mulher, significa? O que esconde este ensinamento, o que transporta, que coloca ao lado de Deus o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, Deus que se curva sobre nós para que nos tornemos como Ele, que se abaixa para nos elevar à união do nosso espírito com o Seu Espírito Divino, que coloca uma mulher ao seu lado. Do que fala a Igreja?


Maria é uma deusa? Não, é uma mulher, somos nós, ela é da mesma carne e do mesmo sangue, ela é esse nada, esse nada como nós, mas um nada que tem o desejo de Deus, o desejo do mundo de ser Deus, ela é o nada coroado pela obediência, ela é esse desejo de estar grávida de Deus, porque, como diz São Dionísio o Areopagita, "no caos, há o desejo de Deus", ela é o coração pulsante do mundo, do cosmos que espera, que aspira à Luz da inteligência, verdadeira luz que ilumina cada homem que vem a este mundo.


"Bem-aventurados os puros, pois verão a Deus!" Cristo, ao pronunciar estas palavras, pensou primeiro no coração puro de Maria, um coração já puro, um coração que adquiriu pureza, um coração que viu Deus no dia da Assunção, Maria se eleva neste dia acima dos Serafins e por meio dela o mundo encontra a glória de Deus. Somos todos da raça de Maria, na medida em que desejamos Deus; consciente ou inconscientemente, todos nós temos esse desejo de Deus, mas ainda não temos o puro desejo por Deus. Não vemos Deus porque nosso coração não bate o suficiente, não puramente, bate ao mesmo tempo por outras coisas. Devemos adquirir gradualmente a pureza, a virgindade do coração. Maria é a última palavra desta pureza, desta purificação, desta virgindade. Quando Ela diz: "Eu sou a serva do Senhor", Ela é pura, ela é uma virgem, e a Palavra, a verdadeira luz, o verdadeiro conhecimento, pode vir Nela. Também nós somos chamados a esta conquista da luz da Palavra, que deve ser acesa em nós.

Nenhum ensino, nenhuma revelação pode nos beneficiar até que concentremos nossa vida nessa pureza. Até adquirirmos pureza de coração, não veremos Deus. Mas o que é pureza, impureza? O que é esta pureza digna de levar no seio o Verbo, mãe intacta, virgem fecunda, como diz a Liturgia?


De que forma era Eva impura? Porque ela estava distraída. A impureza é o movimento desordenado da nossa mente.

Pureza, virgindade, nudez, é integridade, é unidade; impureza é o que dispersa, o que separa, as nossas ações que mudam, os nossos pensamentos que se transformam, os nossos desejos que se movem. Maria estava atenta e disse sim a Deus.

Cristo disse à multidão: "Ainda mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam”. Maria ouviu a Palavra; mais do que isso, ela a guardou, a praticou. Para guardar, não para dispersar; para chegar à unidade, do sentimento, do pensamento, da unidade do coração. John de Kronstadt disse muito bem: "Não importa o que você faça, mas faça-o completamente. Você quer ser um profeta, seja um profeta, seja um sapateiro, seja uma esposa, o que for, mas seja totalmente; escolha e vá até o fim; jogue-se no caminho e siga-o. Mas se você muda o tempo todo, como você chegará a qualquer lugar?"


Quem não adquiriu a pureza, quem não salvaguardou a pureza em si, não verá Deus; não sentirá Deus, não levará a Palavra em seu coração. Hoje, a Rainha dos Céus nos diz: Guardai vosso coração, esta pérola preciosíssima que Deus colocou em nós, esta pérola, guardai-a de sentimentos inúteis, por meu Filho, só para Ele, sempre por Ele, fielmente. A Ele seja a glória pelos séculos dos séculos: Amém.


Baseado em anotações feitas pelos fiéis. Edições Forgeville.


Giotto, Sepultura de Maria (Fonte: Settimana News)

🙌🏼 Oração

(Cf. a Oração da Coleta da Divina Liturgia do rito Galicano)


Senhor nosso Deus, vossos discípulos, tendo enterrado Maria, abriram seu túmulo ao terceiro dia, a pedido de Tomé, e não encontrando seu corpo virginal, compreenderam que vossa Mãe havia entrado na vida dos séculos vindouros; e isto, não só em sua alma imortal, mas também em seu corpo mortal, passando da corrupção à incorrupção pelo poder de vossa Ressurreição. Enquanto aguardamos a ressurreição geral, nós Te rogamos, que as orações daquela que Tu guardaste virginal em Tua encarnação, e que Tu recebeste em Tua glória hoje, fortaleçam a Igreja em profunda paz, dispersando seus inimigos, ó Tu que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, o único Deus, para todo o sempre. Amém.


Versos de Santo Efrém, o Sírio


Prove e veja...

Ó espantoso casamento do qual emerge o Esposo da Igreja, a anulação dos demônios, a Luz dos Gentios, a esperança dos fiéis.

Ó espantoso casamento no qual aparece o Vaso da Vida, o Tabernáculo da Glória, o Templo Celestial!


Prove e veja...

A memória da velha Eva é apagada, a beleza e a juventude da nova Virgem é anunciada pelos anjos.

Eva nos atingiu na própria raiz, comendo um fruto; Maria nos leva ao céu dando o fruto.


Prove e veja...

Uma traz a maldição com dor, a outra confirma alegremente a bênção.

A pérfida conspira com a serpente, engana seu cônjuge, condena seus descendentes; a honesta se conforma ao Pai, merece o Filho, recebe o Espírito, livra a humanidade.


Prove e veja...

Eva, o sabor do seu fruto é amargo; Maria, como é doce o sabor do teu Filho!

Eva, os dentes de seus filhos estão escurecidos por seus frutos; Maria, os dentes dos teus filhos são branqueados pelo teu Pão delicioso.


Prove e veja...

Sua Assunção, ó Maria, nos converte de velhos gemidos em novas alegrias;

e pela vida fecunda, Mãe intacta, voltamos para Ti, ó Pai.


Prove e veja...

Nós Te agradecemos, Senhor nosso Deus, por nos conceder o Pão Celestial e o Cálice da Vida, promessas de nossa ressurreição. Nós também Te louvamos pelas honras divinas que hoje Tu dás à Filha de nossa raça, para todo o sempre. Amém.


📚💻 Quer aprofundar o tema sobre a Assunção de Maria: os “trânsitos” e as “dormições”?


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page