top of page

Festa da Entrada da Virgem Maria no Templo


Os anjos, vendo a entrada da Toda-Pura, ficaram maravilhados;

como a Virgem entrou no santo dos santos?

Portões do santuário, recebam no santo dos santos o tabernáculo do Deus Todo-Poderoso.



LEITURA do proto-evangelho de São Tiago 7,1-8,1

Naquela época, quando Maria tinha dois anos, Joaquim disse a Ana: "Vamos levá-la ao Templo do Senhor para cumprirmos a promessa que fizemos, para que o Senhor não reclame e nossa oferenda se torne inaceitável a seus olhos". Ana respondeu: "Vamos esperar que ela complete três anos, para que não venha sentir saudade de nós". E Joaquim respondeu: "Vamos aguardar".

Quando Maria completou três anos, Joaquim disse: "Chame as meninas hebreias, virgens, e que, duas a duas, tomem uma lâmpada acesa para que a menina [Maria] não olhe para trás e seu coração se prenda por algo fora do Templo de Deus". E assim foi feito e subiram ao Templo do Senhor. Então o sacerdote a recebeu, a beijou e abençoou-a. E disse [à Maria]: "O Senhor engrandeceu o teu nome diante de todas as gerações. No final dos tempos, manifestará em ti Sua redenção aos filhos de Israel".

Então fez [Maria] sentar-se no terceiro degrau do altar e o Senhor derramou Sua graça sobre ela. Ela dançou e cativou toda a casa de Israel.

Então seus pais foram embora cheios de admiração e louvaram ao Senhor porque a menina não olhou para trás. E Maria passou a ficar no Templo como uma pequena pomba, recebendo seu sustento das mãos de um anjo.



MEDITAÇÃO SOBRE A FESTA

Do Padre Lev Gillet, 1988


A Apresentação da Virgem Maria no Templo


Alguns dias após o início do Advento, a Igreja celebra a festa da Apresentação da Virgem no Templo (21 de novembro). É justo que, no início do tempo de preparação para o Natal, nossos pensamentos se voltem para a Mãe de Deus, cuja espera humilde e silenciosa deve ser o modelo de nossa própria espera durante o Advento. Quanto mais nos aproximamos de Maria em nossa oração, nossa docilidade, nossa pureza, mais Aquele que vai nascer será formado em nós.


Que Maria, como uma criança pequena, foi apresentada ao Templo de Jerusalém para viver lá, agora pertence ao reino da lenda, não à história [1] Mas esta lenda é um símbolo gracioso do qual podemos extrair as lições espirituais mais profundas.


As três leituras do Antigo Testamento lidas nas Vésperas, na noite de 20 de novembro (portanto, no início de 21 de novembro, uma vez que o dia litúrgico decorre de noite em noite), dizem respeito ao Templo. A primeira lição (Ex. 40) refere-se às ordens dadas por Deus a Moisés a respeito da construção e arranjo interior do tabernáculo. A segunda lição (1 Reis 7,51-8,11) descreve a dedicação do Templo de Salomão. A terceira lição (Ez 43,27-44,4), já lida em 8 de setembro, festa da Natividade da Virgem Maria, nos fala da porta do santuário, fechada a todos os homens e pela qual só Deus entra. Estes três textos têm como objeto simbólico a própria Mãe de Deus, o templo vivo e perfeito.


Os Evangelhos lidos nas Laudes (Matinas) e na Liturgia são os lidos na festa de 8 de setembro. Um breve comentário sobre o Evangelho da liturgia é dado no capítulo anterior. A epístola lida hoje (Heb 9,1-7) lembra a disposição do santuário e do "santo dos santos": este texto também se refere simbolicamente a Maria.


O significado espiritual da festa da Apresentação é desenvolvido nos vários hinos do Ofício e da Liturgia. Os dois temas principais que encontramos são os seguintes. Primeiro, a santidade de Maria. A pequena criança separada do mundo e trazida ao Templo para morar ali evoca a idéia de uma vida consagrada, separada, 'apresentada no Templo', uma vida de intimidade com Deus: 'Hoje a Toda-Pura e Toda-Santa entra no Santo dos Santos'. É claro que a Igreja está fazendo aqui uma alusão especial à virgindade, mas toda vida humana, em graus variados, pode ser uma vida "apresentada no Templo", uma vida santa e pura com Deus.

O segundo tema é a comparação entre o Templo de pedra e o Templo vivo: "O Templo mais puro do Salvador... é hoje conduzido à casa do Senhor, trazendo consigo a graça do Espírito divino. Maria, que levará o Deus-Homem em seu ventre, é um templo mais sagrado do que o santuário de Jerusalém; era conveniente que estes dois templos se encontrassem, mas aqui é o templo vivo que santifica o templo construído. A superioridade do templo vivo sobre o templo de pedra é verdadeira de uma maneira especial de Maria, porque ela foi o instrumento da Encarnação. Mas de uma maneira mais geral é verdade para todo homem unido a Deus: "Não sabeis que sois o templo de Deus (1 Cor 3,16)? ... Você não sabe que seu corpo é o templo do Espírito Santo (1 Cor 6,19)? ".


Outros pensamentos, que os textos litúrgicos não expressam explicitamente, nos são, no entanto, sugeridos por esta festa. Se nossa alma é um templo onde Deus quer morar, é apropriado que Maria seja "apresentada" ali: devemos abrir nossa alma a Maria, para que ela possa viver neste templo - nosso templo pessoal. Por outro lado, como toda a Igreja, como toda a assembléia de fiéis é o corpo de Cristo e o Templo de Deus, consideremos a festa de hoje como a Apresentação de Maria neste Templo - a Igreja santa universal. Este Templo que hoje é a Igreja Universal (katholikós) presta homenagem a este Templo que é Maria.


GILLET, Lev. O Ano de Graças do Senhor. [Um monge da Igreja do Oriente]. Éditions AN-NOUR (Líbano); Éditions du Cerf, 1988.


[1] De acordo com os evangelhos apócrifos (pseudo-Tiago, pseudo-Mateus, etc.), Maria foi trazida ao templo por seus pais aos três anos de idade e lá permaneceu. A festa da Apresentação foi celebrada pela primeira vez na Síria (que é precisamente o país dos apócrifos) por volta do século VI. No século VII ou VIII, os poemas litúrgicos gregos foram compostos em homenagem à Apresentação. No entanto, o menólogo de Constantinopla, no século VII, ainda não menciona esta festa. Foi, no entanto, celebrado em Constantinopla no século XI. Os papas de Avignon, no século XIV, introduziram a Apresentação no Ocidente latino. O Papa Pio V, que estava mais preocupado com a verdade histórica, retirou-a do breviário e calendário romano no século XVI, mas em vão. O Papa Sixto V, no mesmo século, colocou-o de volta.



ORAÇÃO

(da Coleta, conforme a Divina Liturgia Galicana)


A Virgem Maria sobe sem olhar para trás, com passo leve e dançante, os degraus do teu santo templo, ó Senhor. Maravilhados com tal espetáculo, nós te imploramos, purifica-nos por tua misericórdia, para que nada nos detenha aqui embaixo, e que despojados de todos os apegos terrenos, nossos corações se elevem desimpedidos à tua beleza inefável. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos dos séculos. Amém.


ABD EL-MASSIH, ÍCONE DA ENTRADA DA MÃE DE DEUS NO TEMPLO , 1850 - ZAHLÉ (LÍBANO)

A ESPIRITUALIDADE DO ÍCONE

DA APRESENTAÇÃO DA MARIA NO TEMPLO


O ícone que apresentamos acima, faz parte da coleção Hadi e Naji Skaff (Líbano). Mede 85,5 cm de comprimento e 59 cm de largura. A inscrição árabe na parte inferior do ícone informa que foi escrito (pintado) por Abd El-Massih, um pintor de Homs (Síria) em 1850 em Zahlé em Beqaa (Líbano).


Neste ícone onde abundam as inscrições em árabe, vemos a jovem Maria acolhida pelo Sumo Sacerdote que está de pé sobre um pedestal. Seu rosto tem as características de uma pessoa adulta para mostrar sua maturidade espiritual desde o nascimento. A pequena Maria lidera uma procissão composta por seus santos pais, Joaquim e Ana, e uma procissão de seis jovens virgens segurando velas acesas. Por trás dessa cena, o Santo dos Santos é representado na forma de um cibório iluminado por uma lâmpada. O véu aberto pendurado deixa-nos ver numa prateleira: o vaso do maná, o vaso de ouro, as duas tábuas da Lei, o menorah (castiçal com sete hastes), o livro da Torá e o ramo de Aaron que floresceu. Normalmente, os ícones bizantinos se contentam em representar apenas o véu do templo.


Hoje é o prelúdio da benevolência de Deus e já está anunciada a salvação da raça humana. No Templo de Deus a Virgem se apresenta para anunciar à toda a humanidade a vinda de Cristo. Em sua homenagem, também nós cantamos a ela em voz alta: Alegra-te, ó Virgem, na qual se realiza o desígnio do Criador.

Em uma segunda cena ilustrada atrás de Zacarias, Maria está sentada com as mãos cruzadas sobre o peito no telhado de um prédio cercado por uma balaustrada. Um anjo a presenteou com um pacote contendo comida. Os ícones bizantinos costumam reproduzir Maria sentada no último degrau de uma escada encimada por um cibório.


Esta festa destaca a santidade de Maria que se consagrou desde a infância para servir a Deus. A terceira leitura das Vésperas (Ez 43, 27 – 44, 4) fala-nos da porta do santuário, fechada a todos os homens e pela qual só Deus entra. Este texto alude à concepção virginal de Maria. Além disso, pela encarnação do Verbo em seu seio, Maria tornou-se o verdadeiro templo, tema amplamente utilizado na liturgia bizantina: "O templo santíssimo do Salvador, sua câmara nupcial de grande valor, a Virgem, tesouro sagrado da glória de Deus, é apresentado neste dia ao Templo do Senhor; ela traz para lá a graça do Espírito Santo e diante dela os Anjos de Deus cantam: Eis o tabernáculo do céu". (Kondakion da Festa da Entrada de Maria no Templo).




Oração Postcommunion, da Festa da Apresentação de Maria no Templo

da Divina Liurgia Galicana


Ó Senhor, saciaste o teu povo no deserto com o maná celestial e alimentaste Maria, a criança eleita, pela mão de Gabriel no templo de Jerusalém. Maná e mão angelical, primícias eucarísticas. Agora, os tempos cumpridos, Tu nos vivificas, Tu nos divinizas com comida e bebida temíveis e misteriosas. Damos-te graças e suplicamos-te: que a tua vinda corpórea e inefável seja para nós penhor de ressurreição e não de condenação; que nos purifique, nos cure e nos traga união perfeita com sua graça eterna, ó Santíssima Trindade, glória a Ti pelos séculos dos séculos. Amém!


Theotokos. Saint Jean de Saint-Denis [Eugraph Kovalevsky]

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page