O administrador injusto

Reflexão sobre o Evangelho do 8º Domingo após o Pentecostes


📖 Leitura do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 16, 1-9


Jesus disse aos seus discípulos:

Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: “Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador.”

Aí o administrador pensou: “O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer… Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas.”

Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro:


“Quanto é que você está devendo para o meu patrão?”

“Cem barris de azeite!”, respondeu ele.

O administrador disse: “Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinquenta.”

Para o outro ele perguntou: “E você, quanto está devendo?”

“Mil medidas de trigo!”, respondeu ele.

“Escreva oitocentas!”, mandou o administrador.

E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.

E Jesus continuou:

— As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno.


Glórias a Ti, Senhor! Glórias a Ti!

😊 Comentário da Parábola

Padre Victor Potapov


O Senhor Jesus contou a parábola do administrador injusto logo após a parábola do filho pródigo, na qual Deus tem misericórdia de um pecador, como Ele recebe e perdoa todo homem verdadeiramente arrependido. Tendo falado sobre o filho pródigo, o Senhor então se dirigiu não aos apóstolos, mas aos discípulos, com a parábola do administrador injusto.


O Bispo Teófano, o Recluso, explica que todos os que seguiram Jesus foram chamados de seus discípulos, incluindo os publicanos e pecadores a quem essa parábola se refere claramente. O Senhor Jesus disse muitas vezes que eles também poderiam se tornar "filhos do Reino". E quando foi reprovado por comer e beber com publicanos, Ele disse: "Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos? Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento" (Mt 9, 12-13). Quando os pecadores ouviram essas palavras verdadeiramente consoladoras, eles começaram a seguir o Salvador a fim de aprender como poderiam ser salvos. A parábola também se dirige aos escribas e fariseus, que reagiram mal: "E também os fariseus, que eram gananciosos, ouviram todas estas coisas e zombaram dele" (Lc 16,14).


Quase tudo no Evangelho é compreensível, mas alguns lugares podem causar confusão. Um desses lugares é a parábola do administrador injusto. Tudo na parábola é bastante claro, exceto sua conclusão: "E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza. As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno."


Paramos perplexos! O senhor elogiou o administrador injusto porque ele o enganou habilmente e ganhou amigos para si mesmo às suas custas? O próprio Senhor realmente propõe a Seus seguidores que ganhem amigos para si mesmos por meio de riquezas injustas? Isso é possível?


Não, é claro que não se deve ler a parábola desta forma e o mandamento de Cristo nela. O senhor da parábola é Deus; o administrador é o homem. O Senhor não pode elogiar um homem por trapacear e dizer a seus discípulos que ajam da mesma maneira.


Outra interpretação pode levar em conta que, naqueles tempos antigos, uma classe de pessoas na Judéia, os "príncipes de Jerusalém", se destacava na cobiça e na usura. Eles cobravam sobretaxas para si mesmos, que eram consideradas normais, até louváveis, e traziam grandes riquezas para os "príncipes". Seu comércio desonesto proporcionou aos príncipes de Jerusalém palácios, servos, jardins e assim por diante. Ao lado de sua riqueza, podia-se ver miséria. Havia mais pobres do que ricos. Os pobres ganhavam a vida com os ricos. Eles alugaram terras, jardins e campos e pagaram o aluguel não com dinheiro, mas com produtos. Os próprios príncipes-proprietários não administravam suas grandes propriedades, mas contratavam meirinhos ou mordomos para administrar sem qualquer supervisão dos príncipes. Os mordomos contratados arrecadavam mais aluguel dos inquilinos do que o proprietário havia estabelecido.


E então, como alguém deve entender corretamente as palavras finais da parábola?

Se a situação do administrador era ruim o suficiente para que precisasse trabalhar ou mendigar, ele não tinha fundos próprios e desperdiçou os bens do proprietário, sem reservar nada para o proprietário ou para si mesmo. Qual foi a astúcia e a esperteza do administrador? Se ele próprio não pagou, se não infligiu prejuízo ao senhorio, se mereceu o seu elogio, e se ganhou amigos para si entre os devedores do senhorio, quem então reembolsou o senhorio pela quantia retirada dos livros?


A contabilidade tem suas regras. Impunemente, o administrador subiu os preços dos produtos vendidos, pagando ao senhorio o preço por ele estabelecido, e o senhorio secretamente deu-lhe a sobretaxa arbitrária que ele próprio já havia estipulado em seu contrato com os compradores. Essa riqueza adquirida injustamente seria dele no futuro. Mas ele já o percebe como seu. Seu tempo cuidadoso em abrir mão dessa riqueza para ganhar amigos para um dia chuvoso, caracteriza-o como um homem astuto.


O proprietário, entretanto, sabia a verdade e elogiou o administrador por sua esperteza. O proprietário não havia perdido nada. Quando formulado dessa forma, o administrador realmente tem mérito e algum valor moral genuíno. Ele pode renunciar a certos valores desejáveis ​​para valores futuros mais elevados.


Cristo nos convoca a seguir o exemplo do mordomo injusto e a renunciar aos valores inferiores por valores superiores e futuros, e a não servir a dois senhores ao mesmo tempo. Com pesar e ironia em relação aos filhos deste mundo, Cristo diz que eles são mais espertos do que os filhos da luz porque compreendem os valores materiais deste mundo e podem renunciar aos bens menos valiosos pelos mais valiosos. Frequentemente, os filhos da luz não podem renunciar ao mundo e negligenciar os valores espirituais. Os filhos da luz podem ser menos espertos, menos confiáveis ​​para o Reino de Deus (Lc 9,62) do que os filhos deste mundo quando pensam no futuro. No entanto, os filhos deste mundo raramente olham para a frente, então sua superioridade permanece uma superioridade relativa em sua geração.


Em suma, percebemos nesta parábola que precisamos transformar a riqueza que, pela paixão facilmente se torna para nós o dinheiro da injustiça, a substância do vício, um ídolo, fazendo o bem aos pobres e aos necessitados, e obter neles amigos espirituais e intercessores junto a Deus. Quanto àqueles ricos que não apenas não estão livres da injustiça da paixão pela riqueza, mas também estão oprimidos pela injustiça de seu abuso - em vão procuram um meio fácil de encobrir sua injustiça.


Milhões vieram e foram. A riqueza terrena é temporária. É melhor compartilhá-la e ajudarmo-nos mutuamente. Essas palavras de Cristo mostram que a boa e a má fé dependem da consciência. Aquele que é infiel nos bens terrenos e não pode administrá-los para a salvação de sua alma não pode ser confiado com a posse de riqueza superior como os dons cheios da graça do Espírito Santo que conduzem à vida eterna (Mt 7, 6).


Padre Victor Potapov

Catedral Ortodoxa Russa de São João Batista

Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia - ROCOR

Washington DC


🤩 Jeff A. Benner, ainda complementa sobre o significado da parábola:


Em nossa cultura, um funcionário, como um gerente, controla o dinheiro devido a seu empregador por seus clientes e, em troca, o empregador paga um salário ao gerente. Se esse gerente reduzisse as contas que os clientes de seu empregador deviam a seu empregador e fosse pego, provavelmente seria demitido e poderia até mesmo acabar na prisão. Jesus está elogiando esse comportamento? De jeito nenhum. O problema é que, quando lemos a Bíblia, assumimos nossas próprias perspectivas culturais sobre o texto, o que muitas vezes causará sérios problemas com a interpretação desse texto.


De acordo com o Dr. Bean, foi descoberto que no primeiro século, o patrão (o empregador) não pagava ao administrador (o empregado) um salário. Em vez disso, um administrador ganhava dinheiro adicionando seus honorários às contas dos devedores de seu senhor (os clientes). Quando o devedor recebe a conta do administrador, ele não sabe qual é o valor da conta que pertence ao mestre e qual é o valor do administrador, apenas o administrador saberá. Quando os devedores pagavam a conta ao administrador, este embolsava sua parte da conta e, em seguida, encaminhava o dinheiro restante para seu mestre.


Como esse administrador é chamado de "injusto", podemos presumir que ele estava colocando uma quantia extraordinariamente alta nas contas de seus honorários, a fim de ganhar grandes somas de dinheiro, às custas de seu senhor e dos seus devedores. No entanto, quando soube que seria demitido, pegou as contas do devedor e reduziu, ou eliminou, o valor devido. Obtendo assim os favores desses devedores na esperança de que um deles possa contratá-lo devido à sua percepção de "generosidade".


A 'moral' desta parábola é: se você quiser interpretar o texto corretamente, deve lê-lo na perspectiva das pessoas que viviam ali naquela época.


Jeff A. Benner é estudioso do alfabeto,

língua e cultura bíblica e professor de Hebraico Bíblico.

🙏 Oração

Humilde e confiante, sua família, ó Deus, implora por bênção e conforto; defende-nos e tranquiliza-nos com a vossa ajuda, dá-nos as graças necessárias para a existência terrena e prepara-nos para os bens eternos. Por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor e nosso Deus, que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.



😇 Santos do dia

- São Anségise, abade de Luxeuil (+833)

- São Clair, beneditino e mártir em Vexin (✝ 884)

Santo Arnould, bispo de Metz (+614)
Elisabeth, Grã-duquesa, monja e mártir russa (+1918)

#EvangelhoDominical #Oração




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo