top of page

Olhai os lírios do campo

Reflexão do Evangelho do 14º Domingo depois de Pentecostes


📖 Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus 6, 24-34


Lilies of The Field ~ Morgan Weistling

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (do Grego: Mamom).


“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?


“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.


Te louvamos, Senhor.

 

👍🏼 Homilia - Considere os Lírios do Campo

pelo Padre Anthony Perkins


Estamos tão cansados ​​deste mundo que, quando ouvimos palavras como essas, somos tentados a superá-las com nosso mundanismo e chamá-las de “ingênuas”. Mas você não pode triunfar sobre a verdade. Sejamos honestos: Cristo não era ingênuo. Ele foi o realista final: [na verdade] Ele é a única realidade criada (e por meio de quem ela está sendo refeita para superar as falhas que colocamos nela).

Quando Cristo diz algo que vai contra o nosso entendimento, devemos nos alegrar e ouvir com atenção, porque estamos tendo a oportunidade de aprender algo novo. E eu amo a maneira como Cristo ensina. Teólogos acadêmicos podem usar muitas palavras complicadas e provas lógicas, mas Jesus apresentou a Verdade de maneira simples e de maneiras que falam diretamente à mente aberta e ao coração simples. E suas palavras são projetadas para trazer soluções para nossos problemas reais.


O que Ele NÃO está ensinando: o Evangelho da prosperidade. Teologia ruim e empiricamente insustentável.

Sabemos por nossa própria história que a santidade raramente está correlacionada com o sucesso mundano (exemplo dos mártires do Holodomor e do jugo turco). Cristo está nos ensinando algo muito mais poderoso: como alcançar o tipo de paz que continuará independentemente de nossas circunstâncias. Ele está ensinando sobre o tipo de alegria que nos sustentará durante o pior tipo de martírio... muito menos em um lugar de abundância como a América do século XXI.


Hoje, Cristo nos ensina como viver sem estresse usando o exemplo do lírio do campo. Deixe-me compartilhar três coisas que podemos aprender com o exemplo deles:


Cristo descreve como os lírios do campo alcançam a beleza sem estresse. Estão em perfeito equilíbrio com o meio envolvente, pegando o local em que se encontram e transformando-se num jardim de delícias. Podemos fazer isso também. Como observou aquele grande sábio Bukaroo Bonzai: “Onde quer que você esteja, você está lá”. Nosso objetivo é trazer beleza a este lugar e tempo. E podemos fazer isso [na verdade, DEVEMOS fazer] sem preocupação e sem estresse.


O segredo do sucesso sem estresse do lírio é que ele se desenvolve em diversos solos e situações. Assim, os humanos são muito adaptáveis. Podemos sobreviver em muitos climas e assim por diante. Os biólogos nos dizem que isso confirma uma enorme vantagem evolutiva. Mas a vida é mais do que sobrevivência e, como os lírios, temos a capacidade de realmente prosperar [e fazer com que pareça fácil e graciosa]. Nisso temos uma vantagem sobre os lírios: não importa onde estejamos, nosso solo pode ser sempre fértil. Enquanto nossas raízes estiverem assentadas no solo bom do nosso coração e fortalecidas pelo Espírito Santo, teremos a certeza de florescer e dar bons frutos. E isso pode acontecer quer o mundo responda às nossas vidas sagradas com glória ou com martírio. Qualquer configuração servirá bem.


Por último, uma das coisas que adoro nos lírios é a forma como se regozijam com os raios do sol. Você quase pode ouvi-los cantando enquanto viram suas flores e folhas em direção à luz. O Sol da Justiça está brilhando sobre todos nós - e assim, como os lírios, levantamos nossos braços e erguemos nossos rostos para nos deleitarmos em sua glória; e assim fazendo, torna-se parte de um mundo que foi resgatado da tristeza e do pecado e trazido à glória.


Considere os lírios do campo. Olhe os lírios do campo. Observe e imite os lírios do campo.

Anthony Perkins é Padre

e Professor do Seminário da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos EUA.


 

🙏 Oração

(Cf. a Oração da Coleta da Divina Liturgia Galicana)

Consider the Lilies - Ron DiCianni

Ó Pai celestial, no início dos tempos, Tu vestiste Adão com a tua glória que revelaste na montanha, quando o teu Filho, o novo Adão, mostrou aos seus discípulos o esplendor do homem perfeito.

Ensina-nos a deixar os cuidados do mundo, a buscar acima de tudo o teu Reino e a sua justiça, e a juntar-nos aos coros celestiais que cantam os teus louvores incessantemente, ó Deus bendito pelos séculos dos séculos. Amém.




😇 Santos do dia

- Paixão de São João Batista, o precursor

- Santa Sabina, viúva, mártir em Roma (+119)

- São Medérico (Médéric), abade em Autun (700)

- Takla Haymanot, mártir na Etiópia (+1313)



São João Batista, por Aidan Hart.
Santa Sabina
São Medérico (Médéric), vitral da Igreja de Saint-Merry em Paris

🙌🏼 Santas e Santos de Deus, rogai por nós!




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page