top of page

Um Cristo e uma Igreja Universal

Por Padre Matta El Maskine



Em uma era sectária como a nossa, rapidamente pensamos que as palavras do Credo: "Cremos em uma Igreja universal" se referem ao tipo de unidade encontrada na denominação (ou comunidade) ao qual um determinado cristão pertence, seja ele ortodoxo, católico romano ou protestante. O conceito de universalidade é influenciado pelo de uma unidade marcada pelo sectarismo. Um crente Ortodoxo afirmará que a unidade da Igreja reside pura e simplesmente na Ortodoxia e que a universalidade abrange apenas os Ortodoxos que são encontrados em todo o mundo. Um católico e um protestante farão afirmações semelhantes.


Essa visão estreita, que se apega fanaticamente aos hábitos mentais e ao provincianismo, perde de vista a realidade da natureza infinita da Igreja, que transcende tanto o pensamento do homem como todo o seu universo terreno.


A Igreja é muito maior que o homem! É ainda maior do que os céus e a terra, pois o homem nunca encheu a Igreja e nunca a preencherá, mesmo que o mundo inteiro com todas as suas estruturas, todas as suas crenças passadas e futuras fossem salvas. Pois o único que enche a Igreja é Cristo. Pois ele mesmo é a plenitude perfeita, a única que pode preencher tudo em todos (Ef 1,23): o homem, sua inteligência, tempo e espaço! O mundo inteiro, os céus e a terra não podem conter a Igreja. Pelo contrário, é a Igreja que em grande parte contém a terra e os céus do homem. A Igreja é a nova criação (2 Cr 5:17), o novo céu e a nova terra (Ap 21,1), o novo homem (Ef 4,24). Os velhos céus e a velha terra são engolidos pela nova criação, como se não existissem mais (embora ainda existam).


Do mesmo modo, a morte é tragada na vida (1Cr 15,54), de modo que não mais domina; e o que é corruptível é absorvido pelo que é incorruptível. Tudo se torna novo, vivo, eterno e puro. O novo aqui é o que pertence ao TODO INALTERÁVEL E INFINITO, enquanto o velho é o que é parcial, que necessariamente perece, por causa de sua natureza essencialmente mutável.


Também a Igreja, em virtude de seu caráter universal, é maior que o homem, que seus conceitos, suas estruturas e seus dogmas; maior do que o mundo, com suas imensas potencialidades, do que a terra com toda a sua entropia, do que todos os eventos temporais do primeiro ao último.


A Igreja é a nova Totalidade. Este aspecto da totalidade, aqui, vem da natureza de Cristo - da qual a Igreja foi formada - pois esta natureza inclui tudo o que pertence ao homem e a Deus, através da Encarnação. A Igreja é portanto “total”, ou seja, “universal”, “católica”, na medida em que reúne, no Corpo de Cristo que a preenche, tudo o que é do homem e de todos. O que pertence a Deus, em uma única entidade, visível e invisível, finita e infinita, uma existência limitada pelo tempo e pelo espaço ao mesmo tempo eterna e sobrenatural.


A palavra "católico" vem do grego kaq (de acordo com) e loz (tudo). Literalmente, significa "todo". Esta é uma "totalidade" última que transcende toda existência finita. É uma totalidade inalterável, infinita e inquebrável. É um todo inabalável, como a própria natureza de Cristo, sem divisão, sem confusão e sem mudança.


Assim é a Igreja, como Cristo em tudo. Assim como Cristo é um em sua pessoa; assim como por sua natureza abrange tudo em sua existência que é temporal e eterno, espaço localizado e transcendente, assim a Igreja é uma e universal. Quem está na Igreja é necessariamente "um" e deve ser "um" pela catolicidade da Igreja, ou seja, pela sua capacidade divina, recebida de Cristo, de unir o homem todo em Deus. Quem está em Cristo é de Deus e é “um” em Deus.


A Igreja realiza esta catolicidade através dos sacramentos, pois, através dos sagrados mistérios, todos os fiéis estão unidos entre si, unidos no corpo místico de Cristo, tornando-se assim todos juntos um só corpo e um só espírito, acessando assim a natureza da única e universal Igreja. O corpo de Cristo na Igreja é o segredo de sua catolicidade. Sua pessoa única é o segredo de sua singularidade.


Se os fiéis na Igreja não alcançam a unidade de coração e mente pela comunhão no Corpo Uno, se não alcançam o amor unificador dispensado pela pessoa de Cristo que reina sobre tudo, os sacramentos agora representam apenas ritos formais e é isso que prepara a discórdia intelectual e dogmática. O formalismo sacramental ou dogmático é incompatível com a realidade do Corpo único que tudo contém, que dá vida a todos aqueles que com ele se alimentam e os faz "um" nele. Na Igreja, o Corpo de Cristo é a fonte de vida e unificação. Ele está vivo e revigorante, ele é capaz de quebrar todos os tipos de barreiras criadas pelo tempo e espaço, pelo intelecto e instintos do homem, sejam elas barreiras sociais (não existem mais em Cristo, escravo, nem homem livre), racial ou cultural (nem judeu, nem grego, nem bárbaro), sexual (nem homem, nem mulher) (Gl 3,28). O corpo místico de Cristo é na Igreja a fonte da força que lhe permite reunir e unir na sua própria natureza católica e única.


A Igreja é a nova criação. Adão foi a "cabeça" da primeira criação humana, o ser único de onde vieram os povos, raças, classes, indivíduos da humanidade. Assim, Cristo, tornado o segundo Adão, é a "cabeça" da nova criação humana, o ser único do qual o novo homem surgiu, como uma raça escolhida única (a raça divina de Cristo), como um povo justificado (pessoas reunidas pela justiça de Cristo, não por sua própria justiça), como uma nação santa (1 Pd 2,9) (nascida do santo batismo e não do ventre de uma mulher).


O grande segredo da capacidade de Cristo para unificar raças e povos, para abolir todas as barreiras que separam os humanos (e para alcançar a universalidade da Igreja), é que ele é Deus encarnado, ao mesmo tempo Filho de Deus e Filho do homem. A divindade de Cristo capacitou sua humanidade a superar todo o tipo de racismo, todo o nacionalismo, todo particularismo, todo pecado e toda morte. Porque Cristo era o Filho de Deus, ele foi capaz de unir a humanidade em uma linhagem única com respeito a Deus. Além disso, quem participa da carne de Cristo vê todos os tipos de barreiras se dissolverem nele, junto com o pecado e a morte. Ele é assim feito "um" com cada homem; ele se torna um novo homem, uma nova criatura purificada à imagem de Cristo e, consequentemente, filho de Deus na filiação única de Cristo. Se a Igreja é, portanto, católica, é dependente da carne divina de Cristo, na medida em que esta tem o poder de unir a humanidade, de unificá-la em uma única filiação com relação a Deus.


A catolicidade da Igreja é a de Cristo. É a natureza de Cristo que opera, que pode reunir o homem com Deus e o homem com o homem ao mesmo tempo. Em outras palavras, a Igreja, por causa de sua catolicidade, se opõe a qualquer discriminação, qualquer divisão, qualquer retração em si mesmo e até mesmo tudo que causa divisão, de onde vier, seja de dentro ou de fora do homem.


Cores, raças, povos divididos, Cristo não só os reúne em um pensamento e em uma fé, mas os reúne em um só Corpo no sentido mais forte do termo, com tudo o que isso implica: intimidade, compreensão e amor. Além disso, a Igreja, que é o seu corpo místico através do Batismo e da Eucaristia, é considerada o ponto de encontro de toda a humanidade, o único ponto de encontro de todos os povos, nações, raças, línguas, sensibilidades, aquele que dissolve todas as barreiras e desacordos. Então, todos se tornam um grande corpo puro, um espírito de intimidade e amor, um único homem reconciliado cuja cabeça é Cristo, que assume tudo o que cada raça, cada povo, cada cor, cada língua possui como privilégios e como talentos, mas sem que isso leve a divisão, disputa ou discriminação. Isso é exatamente o que significa “catolicidade” da Igreja.


Por que, então, a Igreja ainda não percebeu plenamente esta catolicidade - ou melhor, por que ela ainda não vive plenamente no mundo de acordo com sua natureza católica, que deveria ser a essência de sua vida em Cristo, a manifestação de seu poder, o segredo de sua perfeição, de sua integridade divina? O motivo é simples e óbvio. Ela ainda não percebeu seus conceitos divinos em sua pureza, em sua dimensão sobrenatural que ultrapassa toda lógica e inteligência humana.


Em outras palavras, seus conceitos ainda estão ligados a interpretações, a raciocínios filosóficos que o impedem de perceber claramente "a natureza católica de Cristo", seu poder transcendente de reconciliação total, seu poder de unificar as diferentes naturezas de uma forma que vai além das capacidades de cada uma delas e que não se limita a ideias, princípios e dogmas, um poder que encontra sua fonte em perdão, na purificação, justificação e até santificação de cada homem pelo sangue de Cristo, que pode redimir os pecados do mundo inteiro. Pode-se dizer que a Igreja ainda não descobriu a extensão do poder inerente ao sangue de Cristo, tudo o que sua carne pode fazer, a profundidade de seu amor e sua justiça.


É evidente que as definições teológicas que deram origem aos cismas são, em si mesmas, impecáveis. Os problemas residem em como interpretá-los e analisá-los. Aqui, o homem abordou a natureza divina de Deus, simples e clara, com a mente e os pensamentos de Adão, não os de Cristo. As divisões são uma consequência inevitável da natureza dividida de Adão. As divisões, que se manifestam na forma como visualizamos, como percebemos Cristo, nada têm a ver com a pessoa de Cristo - com sua natureza que é universal, mas resultam da divisão que afetou a natureza humana, uma natureza ferida pelo pecado, envenenado por ódio, suspeita, incompreensão, vaidade e dissensão. Os cismas que separam a Igreja não têm origem na Igreja, mas na incapacidade do homem de perceber, de apreender, de compreender a realidade de Cristo e da Igreja.


Assim, vemos que sempre que divergimos sobre a natureza de Cristo ou da Igreja, é um sinal de que olhamos as realidades divinas e teológicas com uma mente humana, segundo o velho homem e, portanto, na verdade, de uma forma não teológica. Cada um dos cismas que intervieram na Igreja nos adverte que neste ponto o homem abordou os problemas da Igreja de uma forma etnocêntrica, racial (que só pode levar à divisão), em vez de faze-lo no espírito da Igreja, um espírito "católico" (que une).


Só para o homem verdadeiramente novo, o homem que tem a mente de Cristo, Cristo será Um, que não será dividido (1Cr 1,13), nem fonte de divisão ou discórdia. Só para este novo homem, que abraçou profundamente a natureza de Cristo, a Igreja será verdadeiramente una em todo o mundo, única e católica, aberta a todos, ortodoxa em todo o seu pensamento, sem sectarismo nem germe de divisão.


Só quando cada um renunciar completamente à sua vontade é que a única vontade de Cristo pode aparecer. Quando cada um negar suas paixões, seus ódios, submete seu corpo e sua mente à obra do Espírito Santo, então, e somente então, o Corpo místico de Cristo se manifesta e age dentro da Igreja para reunir os corações, princípios e ideias. Quando cada um submeter a sua vida a Cristo para o bem, então, e somente então, a vida de Cristo se manifesta na Igreja e o Espírito Santo é derramado nela em plenitude.


Quando, dentro da Igreja, cada pessoa se submete espiritualmente a Deus, com fidelidade e sinceridade, por vivo arrependimento, quando cada Igreja assim se submete com uma submissão espiritual, fiel, sincera, cheia de vivo arrependimento, então a Igreja será feita una pela graça de Deus, as igrejas serão unidas pelo poder do Espírito Santo, e Cristo será o único pastor de um rebanho, conduzindo-o Ele mesmo pelo seu Espírito e tornando-se para Ele a fonte de sua catolicidade e singularidade.


A Igreja não é uma manifestação da Encarnação de Cristo na terra, continuada ao longo da história? Nela, os fiéis formam a nova natureza humana, glorificada na pessoa de Cristo, na qual é adotada por Deus.


Um Cristo e uma Igreja Universal


Como Cristo se manifestará na Igreja, senão pela unidade de pensamentos, desejos e vontades, pelo mesmo sentimento da profunda unidade, humana e espiritual, que existe entre os filhos do único Deus, aqueles que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1,13)? Como podemos testificar perante o mundo que Deus é um, se não pela unidade daqueles que nasceram dele?


Como o mundo poderá crer que Jesus Cristo é o Filho unigênito de Deus, senão na medida em que aqueles que creem nele serão filhos juntos, na medida em que os nascidos de Deus por sua morte serão "um" por eles na cruz e sua ressurreição para onde ele os atrai, que agora estão unidos com seu corpo, seu sangue e seu Espírito, e que, portanto, todos se tornaram membros de um Corpo?


Não é óbvio que a universalidade e a unidade da Igreja constituem toda a teologia, que são a prova da existência de Cristo e da sua ação, a realização do novo nascimento em água e o Espírito Santo?


As deficiências que vemos nas diferentes Igrejas no que diz respeito à universalidade e unidade da Igreja exigem de nós, não que reconsideremos nossa teologia, pois nossa teologia é correta e fiel, mas que nos coloquemos - mesmo em questão à luz desta teologia, para que possamos corrigir a nossa visão de Deus, o único Pai de toda a humanidade, e a nossa visão de Cristo, como o único Salvador e único Redentor de todos os que o chamam (At 2,21; Rm 10,13), aquele que conduziu, sem discriminação, toda a humanidade à adoção filial, para que finalmente pudéssemos corrigir o nosso amor ao homem, - para cada homem - como sendo indiscutivelmente nosso irmão, embora ele nos mostrasse sua hostilidade e nos colocasse armadilhas mortais.


Porém, não devemos perder de vista que o que nos impulsiona a buscar essa catolicidade e essa unidade da Igreja não é simplesmente um zelo teológico, ou idealismo, ou mesmo o remorso de consciência. Deve ser a nossa fé, o nosso amor, isto é, a novidade do nosso novo nascimento, que vem do céu e que não podemos viver verdadeiramente sem a catolicidade e a unidade da Igreja.


O novo homem não pode de forma alguma viver como uma "parte" separada das outras partes, muito menos na hostilidade ou ódio em relação a elas. O novo homem só pode ser um "Todo", só pode ser "Um", pois é de natureza católica e de Pai que é Um. A nova natureza que cada um recebeu no nascimento na Igreja é aquele que faz com que todos sejam Um (Gl 3,28 e Jo 17,21) pela graça e pelo Espírito. O amor impõe sua autoridade divina e universal. A paternidade única do Pai permeia os que nasceram dele, à imagem de Cristo, o Unigênito.


A Igreja é, portanto, católica porque é o corpo de Cristo imolado por amor a todo o mundo, que reúne em si todas as coisas (Ef 1,10).


A Igreja é una porque é a casa que não pode ser destruída, a do Pai.


E agora esperamos com grande impaciência, na oração e nas lágrimas, com a sensibilidade do novo homem, a realização da catolicidade e da unidade da Igreja em todo o mundo.


Padre Matta El Meskyne

Padre Matta é o Pai Espiritual do Mosteiro de São Macário no Deserto de Scete, no Egito.

Artigo publicado em árabe, em 1972, na revista Al-Nour (La Lumière), publicada no Líbano pelo Movimento Juvenil Ortodoxo. Traduzido de: http://www.eglise-orthodoxe.eu/texte_eglise_matta.htm


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page